Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carnaval

Eu gosto de carnaval. Não tem aquela coisa chique, onde são necessárias calça social e camisa, mesmo estando um calor desgramado. O cabelo não tem de estar 100% arrumado e as músicas não são “bate-estaca americano”. No carnaval, a gente pode ir de bermuda e camiseta; o cabelo pode desarrumar à vontade no meio da folia; e as músicas, por mais axé que sejam, são brasileiras.

É legal ver as pessoas pulando, dançando e brincando, como se não tivessem problemas nenhum. Tem gente que não gosta porque odeia pobre suado encostando daqui e de lá. Outros não gostam porque odeiam samba. Outros porque têm pavor de axé. O que essas pessoas não sabem é que tem carnaval para todos os gostos. É só encontrar o seu.

Tenho vontade de ir num baile de máscaras, onde a gente pode pintar e bordar. Afinal, a nossa identidade será mantida em segredo pela máscara. Está bem... aquela máscara pequena não esconde ninguém de um conhecido. Mas pode funcionar numa cidade diferente. Deve ser muito legal!

Não gosto muito do carnaval aqui em Barretos. Aqui não tem carnaval de rua. Tem as escolas de samba que ganharam 100 mil reais para fazer o desfile. Seria mais útil pegar esse dinheiro e investir em uma estrutura coberta e numa banda para tocar axé e marchinhas para o povo. Os desfiles das escolas de samba são “uma droga” mesmo. Os carros alegóricos são “uma piada” e a maioria das fantasias parecem sacos com um furo para a cabeça.

O carnaval de Guaíra (SP) é muito bom. É uma delícia! Barretos devia passar por lá para conhecer. Eles fecham uma avenida e a cobrem por inteiro, colocam um palco lá na frente e telões em vários pontos da avenida. A rua fica sempre iluminada. Tocam músicas típicas do carnaval atual, ou seja, o axé; mas também tocam marchinhas antigas e aqueles samba-enredos que já ficaram famosos. O policiamento é ótimo e para entrar no local da festa não paga nada, mas você é revistado para não entrar com nenhuma arma.

Guaíra faz do carnaval o que ele é: uma festa popular. Lá eu vi uma anã, vários cadeirantes, uma menina albina (sim, o olho dela é vermelho igual ao do coelho albino que a gente estuda em genética na escola), um grupo de travestis, crianças de várias idades em plena madrugada e até um carrinho de bebê (a mãe é doida, só pode). Mas festa popular é isso: todo mundo no mesmo bloco sem dar importância para as diferenças.

Sempre tive na cabeça a ideia de que o carnaval deveria existir todo final de semana. E as boates só uma vez por ano. Seria uma boa troca. Eu ficaria mais feliz! Sei que isso não vai acontecer, mas sei também que uma vez por ano, numa noite de carnaval, vou olhar para aquela multidão pulando e dançando feliz da vida e pensar “Que festa fantástica! Como eu adoro o Carnaval!”.

Eduardo Franciskolwisk

6 comentários:

  1. Eu ainda quero encontrar meu carnaval.. Acho que sou mais daqueles carnaval onde só se toca eletrônico.. Ou aquele carnaval de baile de máscaras..

    BRigada pelo comment.. Ele não vem em casa pq não quer. Pq ja veiu uma vez e meus pais não estavam em casa( não entrou.. só me trouxe em casa) E já conversou com os dois pelo telefone..

    Se eu te contasse a historia inteira.. rs.. Longa história..
    bjs.. tá favoritado!

    ResponderExcluir
  2. eu gosto de carnaval por 2 motivos.

    1 - o feriado é longo

    2 - a cerveja é mais barata

    ResponderExcluir
  3. Olá! :)
    Muito obrigada pela visita lá no blog! Vim retribuir, e c=gostei muito do seu!

    Uma hora volto para ler os posts com mais calma...

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Eu já encontrei o meu carnaval!
    Em casa, dormindo muito, comendo muito e no final da noite reunir os amigos pra beber cerveja ouvindo as "nossas" músicas!

    Pra mim o importante é isso, ficar na sua e fazer o que você gosta! E sejamos felizes! \o/

    ResponderExcluir
  5. Meu carnaval é fora de época e amo ele sempre por ser em outubro. Oktoberfest será sempre meu carnaval predileto!!! O tradicional pra mim nunk surtiu efeito algum!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelos blogs..
    Espaços legais!
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog