Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cine Barretos


O Cine Barretos começou a ser construído em 1945, mas a inauguração só aconteceu no dia 17 de dezembro de 1946 com a exibição de um filme chamado “Amar foi minha ruína”.

Durante algumas décadas, inúmeros filmes foram exibidos. Acho que a maioria em preto e branco, hehe. No escurinho do cinema devem ter acontecido muitos beijos e pegadas na mão (e em outros lugares também!). Muita gente lembra com carinho dessa época!

O último filme que vi lá foi Aladdin, da Disney. Pelas minhas lembranças, o cinema já estava fechado, mas a promoção da Fanta o reabriu e permitiu que eu fosse ver Aladdin uma 5 ou 6 vezes de graça, além de me empanturrar de Fanta. Nunca tomei tanta Fanta de graça como naquela época. E o Cine Barretos recebeu uma pintura com a marca do refrigerante. Por isso, imagino que em 1993, o cinema já estava abandonado.

Depois disso, o Cine Barretos morreu para mim. Mas na minha adolescência, eu e um amigo falávamos que se fôssemos ricos quando adultos, iríamos reformá-lo. Mas isso era promessinha besta de adolescente. Nós não ficamos ricos... por enquanto!

A notícia de que o cinema seria reformado e restaurado veio em 2008. Fiquei feliz e empolgado. No projeto, os 1300 lugares antigos dariam lugar a 450 cadeiras mais confortáveis. Além da tela de projeção, haveria um palco para a apresentação de peças teatrais e camarins para os atores.

A obra seria entregue no dia do aniversário de Barretos daquele ano, ou seja, 25/08/2008. Porém, estamos em maio de 2009 e nada de cinema. Nem de novas previsões de entrega. As obras estão paradas e as luzes da obra estão acessas: desperdício. Há um recado escrito no muro com um giz: “Não entre sem ALTORISAÇÃO. Obrigado.” De nada!


Agora, o meu recado: “Eu quero um cinema e um teatro em Barretos. Obrigado!”

Querer é fácil, eu sei. Então, vamos para uma parte mais difícil. Será que o cinema vai ter público? Será que os barretenses irão ao cinema e ao teatro? Não sei. Mas sei que os lançamentos deveriam chegar aqui no dia correto e não 1 mês depois, como acontecia lá no shopping. Principalmente numa época onde 5 DVD´s piratas custam 10 reais e o download do filme está na internet antes mesmo do lançamento oficial nos cinemas.

Sei também que seria uma boa sair para assistir a um filme e depois passear pela praça. Comer pipoca ou um lanche, tomar refrigerante ou soverte, ou, simplesmente, ver o movimento, ver as pessoas passarem. Acho que isso daria vida ao calçadão durante a noite!

Talvez, o destino do Cine Barretos fosse passar por 15 anos de abandono para que a população começasse a dar a ele o seu devido valor.

Eduardo Franciskolwisk

- Em 1993, eu tinha 10 anos.

- Além de Aladdin, o outro filme que assisti no Cine Barretos foi Lua de Cristal.

- Na promoção da Fanta, a cada 5 tampinhas do refrigerante, você ganhava o ingresso para ver o filme da Disney e beber Fanta até ficar laranja, ou seja, à vontade.

- Fanta é o meu refrigerante favorito!

8 comentários:

  1. Em 93, eu tinha 9 anos e meu refri preferido é coca... tbm ví Lua de Cristal, mas ñ foi nesse cinema. Os dois únicos cinemas da cidade onde moro, Caruaru-PE, foram vendidos e funcionam como igrejas. Uma até que vale um pouco a pena, mas outra é da linha da Universal... Sem noção isso. Estava aqui pensando... isso q acontece aí poderia ser matéria do "proteste já" do CQC!!! Eles iriam investigar pq ñ concluíram as obras e onde foi párar esse dinheiro... rs Seria interessante.
    Abçs, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. sei bem como é isso... aqui em São Vicente/SP, tinha um cinema no centro-Cine Jangada! Era suuuper frequentado... mas bem bagunçado (a molecada fazia muita algazarra)... lembro bem na época do Titanic, eram filas e filas pra assistir ao filme (dublado argh!), o ingresso era uns 2 reais se eu não me engano (por isso enchia horrores!)... ele tinha a fama de pulgueiro! UHAOUISHAU sério, pq as vezes não era muito bem limpo tbm... pra falar a verdade, eu fui lá umas 2 vezes, pra ver Rei Leão (se não me engano) e outra pq foi alugado pra formatura da minha prima. Depois disso, nunca mais!
    Ele foi demolido! E agora adivinha o que é???? Uma loja das Casas Bahia! Aliás, MAIS uma loja... pq São Vicente é tomada por lojas das Casas Bahia... impressionante!

    Eu adoro Aladdin... já assisti 87645548 vezes, não me canso de ver ainda! Baixei esses dias e vou passar pra dvd, já que a VHS que eu tenho tá toda embolorada! ;/

    Sobre aquilo que não podia falar: é um vídeo que eu fiz pra minha mãe, scaneei o album de casamentos dela, editei todas as 50 fotos, e juntei com músicas que ela gosta, coloquei no cd e dei de presente! Além dela, meu pai tbm adorou... Todos se emocionaram :p

    ;* boa semana (já falei demais uhauhau)

    ResponderExcluir
  3. Em 93 eu era uma criança cheirando a leite, com apenas 5 anos.

    Aqui em Pelotas existiram vários cinemas, mas eles foram fechando aos poucos. Em 93 haviam três. Tive a oportunidade de ir nos três ver filmes aleatórios nos anos seguintes.

    Porém, um fechou e virou um supermercado. O outro fechou ano passado e virou um estacionamento. Infelizmente, este era o maior deles. A tela branca ainda está lá. É triste!

    O que ainda permanece tem três salas e filmes muito ruins sempre. As salas são minúsculas e mal cuidadas...

    Triste a vida cultural em certos momentos.

    ResponderExcluir
  4. kr, eu sou tipo 0% cultura, mais continuo tentando, vc é bem profundo ou doido, nem sei oh, soh sei q to comentando, kkkk.. mais boa materia..

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduardo,
    Me responda, até hoje as reformas do cine Barretos, ainda não terminaram? Como anda o projeto? A prefeitura não se explica?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Realmente uma pena, Eduardo!
    O Cinema tende a se instalar em centros de consumismos, isto talvez, até, explique porque não ficou pronto! Há outros interesses por de tras, desta historia... Creio eu!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Eduardo! Espero que volte mesmo e o mais breve possivel, assim a população de baixa renda de Barretos volte a ter acesso ao cinema, desta vez popular! Afinal, o cinema brasileiro esta crescendo e muito...

    Também espero que aqueles propostas aprovadas, entrem em ação o mais rapido possivel!

    Abraços.

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog