Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fim da picada


"... É a lenha, é o dia, é o fim da picada! ..."
Elis e Tom, em Águas de Março.



Tenho um cartão de crédito da Itaucard. Como o nome já diz, vem estampado no cartão o selo do banco Itaú.

Para pagar a fatura impressa quem vem pelo correio antes do vencimento, posso pagar em qualquer banco e casas lotéricas. Porém, sem a fatura impressa, só posso pagar apresentando o cartão no banco Itaú. Está certo, afinal de contas, é o Itaú que tem os dados da minha fatura como: a data de vencimento, o valor total e o valor mínimo.

Mas... Sempre tem um “mas” nesse blog.

Mas eles não têm os dados da minha fatura! A minha fatura costuma chegar antes do dia 12 de cada mês. Até hoje, sexta-feira, dia 15 de maio, a minha fatura não chegou. E o vencimento acontece todo dia 18.

Então, pela primeira vez na vida, fui até uma agência do Itaú para pagar a minha fatura. Na minha vez, eu dei o cartão para a moça e disse:

– Quero pagar a fatura deste cartão.

– Quanto você quer pagar? – ela me perguntou.

– O valor total – respondi.

Então, ela explicou:

– Eu não tenho acesso ao valor da fatura. Você tem que me dizer o valor que quer pagar ou ligar no 0800 para saber o valor.

Eu fiquei surpreso quando ouvi isso! No ano de 2009, o banco Itaú não tem acesso às próprias faturas que emitem. Mas... (outro “mas”). Mas e a internet, a intranet? E o tamanho do Itaú para não ter um ser que acha isso esquisito ou errado? Isso é o fim da picada!

Tenho um controle bem feito dos meus gastos e já tinha ligado no 0800 para comparar os valores. Por isso, sabia o valor da minha fatura. Um valor aproximado, claro, não vou ficar decorando os centavos. E paguei até um pouco mais do que devia.

Achei o fato uma barbaridade! E comecei a pensar o porquê de não ter o acesso aos valores das faturas. E bingo! O motivo é dinheiro!

Assim, dizendo que não sabem o valor da fatura, eles “obrigam” a pessoa, principalmente os bobos, a pagar um valor menor do que ela deve. O valor restante virá com juros na próxima fatura, resultando em mais dinheiro para o banco.

Os juros são acima de 10%. E quando a fatura atrasa ou é extraviada, o problema não é deles, é nosso. Se nós não nos virarmos para pagar a fatura em dia, lá vêm os juros.

Como todo cartão de crédito, eles fazem o trabalho deles que é: dificultar o nosso trabalho.

Eduardo Franciskolwisk

Um comentário:

  1. Por isso recorto todos os cartões que chegam aqui em casa!
    hauhauhau

    cheguei aqui pelo orku!

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog