Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A gripe da educação


O Governo de São Paulo aconselhou “carinhosamente” que as escolas suspendessem as aulas por 3 semanas, devido à gripe suína. Além das férias de julho, muitos estudantes ganharam de brinde mais 20 dias de pura sombra e água fresca.

As aulas foram suspensas para evitar que muitas pessoas permaneçam juntas em locais fechados, facilitando assim a transmissão do vírus. Mas eu me pergunto:

E o metrô de São Paulo também vai parar de funcionar?
As salas de cinemas vão parar de exibir filmes?
Ônibus e aviões continuarão a fazer viagens?

E até em local aberto eu ouso perguntar:

Não deveriam proibir as pessoas de irem ao estádio assistir jogo de futebol? Um espirro que alguém dê ali já transmite o vírus para umas 5 pessoas que estão por perto.

E aqui em Barretos, para piorar, a famosa Festa do Peão começa bem na semana que o Governo estabeleceu para recomeçar as aulas. Pois bem, nessa semana e na outra, aqui não costuma ter aula. E o costume vai continuar. Aulas agora só em setembro. Ou talvez, não.

Sinceramente, não sei se a gripe suína já chegou aqui em Barretos. Mas eu tenho certeza que, se ela ainda não chegou, vai chegar depois da Festa do Peão. Vem gente de vários países e, principalmente, de várias partes do Brasil. E aí, fica impossível, de alguém não fazer a gentileza de trazer consigo o vírus.

Pode ser que tenha um surto pós-Festa. Com o surto em Barretos, provavelmente, vão querer parar as aulas novamente e aí vai mais 3 semanas. Ou seja, aulas só em outubro. Será que vai ser assim?

O que me incomoda é que para estudar o Governo aconselhou (na minha opinião, exigiu!) que tudo ficasse parado, mas para as festas, o trabalho, os shoppings, os metrôs e os cinemas, ele não disse nada.

Deveríamos estar levando uma vida normal. E quem pegasse a gripe suína que fosse se tratar. Caso houvesse algum surto em alguma cidade, aí sim, as aulas deveriam ser suspensas. Mas suspender as aulas num país onde a educação já é precária é o mesmo que dizer “O ensino é tão ruim, que as pessoas indo ou não para a escola dá no mesmo. Não vão aprender nada!”.

A gripe suína é, de certa forma, um surto passageiro. Já a educação brasileira está doente há décadas. E o vírus que causa a doença se chama Governo.

Eduardo Franciskolwisk

P.S.: O vírus influenza A (H1N1) – nome bonito do vírus que causa a gripe suína – não é mais letal do que o vírus da gripe comum. As pessoas morrem por complicações da doença quando não são diagnosticadas ou tratadas da forma correta.

4 comentários:

  1. E além do mais a garotada já que não irão estudar tem mais tempo para ir para baladas, bares, entre outros tipos de lugares fechados que segundo a secretaria da educação diz ser mais perigoso a contaminação....
    É vai entender....

    ResponderExcluir
  2. Dudu! É a Mariana! ( Sempre leio seu blog! - adorei sobre o michael jackson!)...
    Creio que a diferença entre entretenimento e as escolas, é que nas escolas as crianças/adolescentes são impelidos a frequentarem... Se vc falta, recebe uma punição (perde prova, pode reprovar, etc etc). No entretenimento, é por sua conta em risco... Se parar tudo, a economia quebra, e com a economia quebrada, a saúde quebra...
    Por mais que não tenha excedido as estatísticas de morte da gripe comum, a gripe suína tem um diferencial - seu alvo está na população ativa de 20 a 40 anos, bem diferente da gripe comum, cujo alvo principal está nos idosos. É um vírus muito estável e estranhamente surgiu de uma mutação de 3 vírus (espanhola, suína e aviária- o que estatisticamente, é pouco provável... Isso torna tudo preocupante, além das suspeitas bem fundadas de engenharia genética...
    Mas... Numa coisa seu aviso/crítica/apelo tem um fator fundamental: a festa do peão... Barretos pode ir pro saco graças a ela... Os independentes serão o pilar de um possível surto pandêmico em Barretos... Lamentável...Preocupante...

    Beijão!
    Mari.

    ResponderExcluir
  3. O Serra não cuida direito da área em que ele se diz expert: saúde. Para tanto, ele precisou fazer um "break" na educação, já que é um fracasso nisso, e disso ele não sabe nada. Esta aí: calendário curto para se estudar, já que isso não é muito relevante para o governo do Estado...

    ResponderExcluir
  4. essa gripe suina tah quase virando uma paranoia suina

    tah ridiculo isso

    eu faço facul.. já adiaram uma semana, se adiarem de novo eu vou dar chilique na secretaria da facul

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog