Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

sábado, 21 de novembro de 2009

Farmácia de proprietário farmacêutico

farmacia blog

Outro dia eu perguntei para a Presidente do Conselho. “Por que não fazem uma lei que exija que todos os donos de farmácia sejam farmacêuticos?”. Dei exemplos: “Os médicos são donos de seus consultórios, os dentistas também, por que não farmacêuticos como donos de farmácias? Assim, a visão de lucro deixaria de estar em primeiro lugar.”.

Ela respondeu: “Não podemos exigir isso. Qualquer um que quiser, pode montar uma clínica de médicos ou de dentistas, desde que lá existam médicos e dentistas exercendo suas atividades. Então, qualquer um pode montar uma farmácia desde que tenha um farmacêutico trabalhando lá.”.

Tenho de reconhecer, foi uma boa resposta! Porém, só em um primeiro momento. Basta pensarmos e encontraremos uma falha. Médicos e dentistas atendem a seus pacientes em uma sala fechada. Não há ninguém mais para dar palpite na relação profissional-paciente. Já na farmácia, todo mundo está ali do lado, ouvindo e dando palpites. Quanto mais o cliente levar, melhor; mesmo se ele não precisar de nada. O dono fica ali do lado ouvindo tudo, prontinho para reprovar qualquer ato que não dê lucro.

A nossa situação é diferente! Não podemos considerar que é igual à de médicos ou dentistas. Para situações diferentes, soluções diferentes. É preciso mudar a forma de vermos o mundo porque o mundo nos vê de uma forma diferente.

Enquanto os donos de farmácia não forem farmacêuticos, continuarão vendendo medicamentos controlados sem receita médica, bebidas alcoólicas (junto com o kit churrasco) e remedinhos abortivos.

Não podemos tirar das pessoas (de qualquer um) o direito de abrir uma farmácia. Mas poderíamos incentivar os farmacêuticos para que abram seus próprios estabelecimentos. Como? Facilitando o acesso a crédito em bancos. Ou seja, empréstimos a juros baixos para que o profissional possa montar sua farmácia por completo.

Assim, o processo de transformar as farmácias em estabelecimentos de saúde seria bem mais rápido e a qualidade nos serviços seria melhor. É uma questão de saúde pública.

Não podemos esquecer que isso seria enriquecedor para a profissão, pois quem mandará na farmácia não é ninguém além do farmacêutico.

O parágrafo abaixo é intrigante. É também a nossa realidade. Precisamos parar para pensar nisso:

Um consultório não funciona sem o médico. Uma padaria não funciona sem o padeiro. Uma escola não funciona sem o professor. Um bordel não funciona sem a prostituta. E a bendita farmácia funciona sem o farmacêutico! Por quê?

Eduardo Franciskolwisk

6 comentários:

  1. Estou buscando apoio de colegas para uma luta que ñ é só regional, pois sou de Goiás, deve ser em todos os estados. Não conheço farmacêuticos de outros estados, por isso os busco em comunidades relacionadas a área.
    Todos sabem das taxas cobradas por sindicatos, conselhos, anvisa, impostos etc, porém a imensa maioria as paga sem questionamentos, para onde vai esse dinheiro?O FARMACÊUTICO SE CALA!
    Pois bem, quando vc é farmacêutico e resolve ENCARAR o comércio e abrir sua própria drogaria, farmácia ou laboratório, após se revoltar com a baixa remuneração, desvalorização profissional, atividades e atitudes incorretas para com nossa ética, dentro de todos os SEGMENTOS, VÊ QUE ESTÁ SENDO SUGADO POR TAXAS ABUSIVAS E QUE O FARMACÊUTICO Ñ TEM VANTAGEM ALGUMA PARA ABRIR SEU PROPRIO NEGOCIO, PELO CONTRARIO, SE COLOCARMOS NA PONTA DA CANETA SAIMOS EM DESVANTAGEM, POIS TEMOS QUE PAGAR ANUIDADES DA FARMACIA E DE FARMACEUTICO.
    VAMOS NOS ORGANIZAR, INDEPENDENTE DA CARTEGORIA!NOSSA PROFISSAO DEPENDE DE NÓS!

    ResponderExcluir
  2. Sei que o post é antigo, mas vou dar minha opinião mesmo assim.
    Vim ao seu site porque estava procurando leis sobre propriedade de farmacias, sou academico de medicina e minha noiva farmaceutica, tenho um laboratorio e ela trabalha nele, mas sempre achei farmacia um negocio melhor.
    Eu quando formado, nao poderei ser dono de farmacia, e estava procurando se existe algo que impeca minha esposa de ser...
    Mas voltando ao post, entendo seu ponto de vista, mas NÃO faz sentido o que você disse, o primeiro problema e que faltaria farmacias, visto que nem todos farmaceuticos teriam como comprar ou montar farmacias, principalmente em grandes centro (alto custo de vida e imobiliario), segundo, sobre medicos e dentistas, vc so lembrou dos consultorios, e os hospitais? Muitos sao nacionais, federais, estaduais, municipais, militares, de planos de saude, e alguns particulares, ou seja, posso afirmar que a maioria dos medicos nao trabalham e negocio proprio, assim como dentistas que alugam salas, trabalham em hospitais e centros de saude.
    Limitar quem e dono de uma farmacia, um estabelecimento de suma importancia para area de saude, so prejudicaria a populacao, mais ainda que donos inescrupulosos vendedores de tarja preta.
    Sua indignacao e valida, mas mal direcionada, o controle de medicamentos esta ficando mais rigoroso, e cabe a orgaos proprios, vender certos medicamentos se receita medica e crime e nao e mudando o dono que isso melhora, e com fiscalizacao e punicao. Ja vi muito farmaceutico formado vendendo tarja preta por ai, e veijo muito medico receitando psicotropico, metilfenidato, benzodiazepinicos... Sem necessidade...
    Resumindo, ia ficar a mesma zona, ia diminuir o numero de farmacia, mais gente ia cursar farmacia (antigos donos), e nao ia adiantar nada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu ponto de vista.

      Acho que não há lei que impeça sua mulher de ser dona de farmácia (desde que vc não seja sócio).

      Seja sempre bem vindo ao meu blog.

      Excluir
  3. Jura que não sabe que é obrigatório ter farmacêutico na farmácia ? Embora se nao fosse lei nao teria necessidade e eu respondo pq, pq eles nao aprendem o que deve na faculdade para a area comercial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aprendem mesmo! Eu não aprendi muita coisa útil para um farmacêutico aplicar na profissão. Pra vcs ter uma ideia, o 1º ano da minha faculdade era uma revisão do meu 3º colegial, com algumas exceções, é claro.

      Excluir
  4. CURSAR FACULDADE DE FARMACIA É SEU PRIMEIRO PASSO PARA FRACASSO, FAÇA OUTRA COISA DA SUA VIDA, A MENOS QUE GOSTE DE TRABALHAR DOMINGO, FERIADO. SE VOCE ADORA TRABALHAR COM BAIXA QUALIDADE E ESPECTATIVA DE VIDA.. CONTINUE ESSA É A FACULDADE CERTA PARA QUEM AMA O FRACASSO ...

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog