Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

“Ser farmacêutico é...”

medico_ou_farmaceutico

Ando meio desiludido com a minha profissão. A farmácia tem um mercado de trabalho muito amplo. Mas a verdade é que somos desvalorizados tanto pelos “patrões” como por nós mesmos.

A farmácia é um comércio. Donos de farmácia que não são farmacêuticos não querem nem saber da saúde da população. O importante é vender e ficar rico. E o farmacêutico (que é empregado) não se dá ao luxo de ir contra a opinião de quem paga seu salário.

Nessas horas, virão os “sabichões da teoria” e dirão: “Mas o farmacêutico tem que se impor! Se não é respeitado naquele lugar, deve sair e procurar uma outra farmácia para trabalhar. Simples assim!”. Seria simples se não fosse complicado.

O buraco é mais embaixo. Não há como se impor sem poder. E quem tem poder é quem tem dinheiro. Este sim é o manda-chuva. O manda-chuva é o “dono-proprietário”!

Quem abre uma farmácia sem ter curso superior na área almeja lucro. Para ele tanto faz se é remédio ou produtos de R$ 1,99. O importante é que o negócio dê lucro. Mesmo que o custo disso seja a saúde de uma população.

Existem casos (e você pode confirmar isso a qualquer momento) onde a farmácia não tem farmacêutico. Só o dono e um outro ajudante. Cadê o farmacêutico? Não está lá, sabe o porquê? Porque ele é completamente desnecessário. Sim, é desnecessário. Somos dispensáveis.

Somos um pneu estepe. Não precisam da gente para vender. Se precisassem, não haveria farmácia sem farmacêutico. Somos usados só na emergência. Chegou o fiscal, mostra o farmacêutico. E se o negócio feder, aí sim, a culpa é do farmacêutico. Não deveria ser assim. Mas é!

O farmacêutico não é respeitado. Tem uma rede em São Paulo na qual se trabalha 9 dias (8 horas diárias) e descansa 1. Mas, peraí! E o descanso semanal? E o máximo de 44 horas semanais? E a Constituição Federal? Foda-se a Constituição! Pelo menos pagam algum tipo de adicional? Claro que não! Eu vou trabalhar nessa rede? Sim, quando a água bater na bunda e não tiver outra opção. E ainda vou agradecer por ser explorado e desvalorizado.

A desvalorização também é responsabilidade dos farmacêuticos que aceitam trabalhar por metade do piso com a desculpa “Melhor isso do que nada”. E vai chegar um ponto onde todos (e eu também) teremos que aceitar a metade do piso salarial porque, realmente, ela é melhor do que nada.

E no final da história, o profissional que queria seguir o caminho correto vai entortando devagarzinho e muda de rumo. Os princípios mudam. Quem passou anos trabalhando pensando no lucro não vai de uma hora para outra pensar em saúde. Mesmo que seja farmacêutico e tivesse o sonho de mudar o mundo através do seu trabalho quando recém-formado.

Eduardo Franciskolwisk

15 comentários:

  1. que merda meu... eu conheço um monte de gente que estuda farmacia, faço aula de metodo de pesquisa com o pessoal [mas estudo publicidade..] eles são mto gente boa.. toh com peninha do futuro deles =/
    eee pq vc num faz um curso complementar que te ajude a sair da vida dentro das farmacias?
    eh um jeito de se dar bem neh xD

    ResponderExcluir
  2. É...ISSO É REALMENTE MT TRISTE!E difícil tb...só iremos conseguir alguma coisa se a classe se unir!

    ResponderExcluir
  3. Como vc mesmo falou, a área é ampla. Tente mudar seu campo pois, uma coisa é certa, se aceitarmos a situação na qual nos encontramos num emprego explorador, que vai de encontro à nossa moral e ao nosso juramento quanto farmacêuticos estaremos sendo coniventes com a realidade encontrada. Sim, a classe tem que se unir e cabe à nós mudar nosso futuro.

    ResponderExcluir
  4. Iniciamos um movimento que pretende tornar lei, através de um
    abaixo-assinado digital, que os estabelecimentos farmacêuticos
    particulares (farmácias, drogarias e ervanarias) sejam de propriedade de
    um profissional farmacêutico legalmente habilitado para tal. Em
    primeiro momento a população não tem noção dos impactos que terão essa
    ação sobre sua saúde, devido a mercantilização e descaracterização dos
    estabelecimentos farmacêuticos ao longo do tempo, que tornou o
    medicamento um bem de consumo, porém a Assistência Farmacêutica poderá,
    através da participação popular, promover a redução dos custos com
    medicamentos, através da racionalização do uso dos medicamentos por
    parte da população.
    Se você apoiar a ideia assine e repasse aos seus contatos:
    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6659

    Desde já agradeço sua atenção.
    Movimento Up Farmácia
    Contato: up_farmacia@hotmail.com
    https://twitter.com/up_farmacia

    ResponderExcluir
  5. olha eu acho q vc é uma pessoa frustrada... lamento...
    se vc tivesse investido mais na sua carreira, (pos graduação, mestrado, doutorado) nao teria porque reclamar, afinal só a graduação em farmacia so garante msm o trabalho em drogarias...
    vá estudar mais!
    boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, sinto muito te dizer... você está mal informada. Título de mestrado não te dá poder pra nada. A desvalorização é em todos os ambientes seja drogaria, seja hospital. Em todos os lugares. Assinado Fátima

      Excluir
    2. Obrigado, Fátima!

      Mas eu fiquei curioso. O que será que a debora faz da vida?

      Excluir
  6. Olha Debora acho que vc não se informou direito...estamos falando de uma profissão ligada a area da saúde e te pergunto desde quando profissional da saúde no Brasil mesmo com doutorado ou mestrado é reconhecido? Tá ai o caos na saúde publica que nem precisava eu citar.

    ResponderExcluir
  7. A questao nao 'e estudar apenas. O problema e como O Eduardo falou: pessoas que se importam apenas com elas mesmas, com seus lucros. Pq precisamos sempre mover o mundo quando os outros e que deveriam corrigir seu modo de agir, D'ebora?
    Ou vc concorda em ir numa farm'acia sem que os "verdadeiros repon'aveis se importem c a tua sa'ude? E n e assim aqui no Brasil? Quem pode pagar e atendido, mas ja viram as filas nos hospitais publicos? O descaso, a indiferenca? Isso me deixa indignada tb!

    ResponderExcluir
  8. quem faz este curso é mal informado ou um idiota.
    porque só pode ser empregado para resto da vida ou se for dono será prisioneiro do seu curso,não poderá se ausentar da empresa ou seja nunca será um patrão será sim escravo do CFF,CRF e do gorverno que ti usa para propaganda politica.Quem fala que este curso é bom é funcionário do governo ou faculdades.Isto é profissão de quem ganha bolsa do governo e não será nada na vida se continuar insistido,ACORDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo a maioria das profissões ligadas a saúde são assim, exceto medicina, a farmácia é muito ampla, além disso o Farmacêutico generalista já saí do curso como bioquímico, o que não dá é pra ficar trabalhando em drogarias pois é o mesmo que vendedor.

      Excluir
  9. Nada mudou a desvalorização farmacêutica em farmácias e terrível não pagam o piso, paga-se o que quiser ao profissional em algumas que fui R$ 1,500 + comissão que pouca vergonha, será que estamos passando fome? o sindicato é paralitico e ineficaz, só sabe protocolar o piso hipócrita nas carteiras de trabalho, a cada dia o farmacêutico fica na mão dos donos de farmácia como marionetes lucrativas onde só o dono lucra e passa a perna...agora estamos mais ameaçados ainda os donos de farmácia estão migrando com o farmacêutico como sócio de fachada apenas para burlar a fiscalização, sem contar os assinaceuticos farmacêuticos fantasmas, agora socioceuticos, sem contar a ameaça dos EADs que vão uma vez por semana na faculdade e irá competir no mercado com você que fez cinco anos presenciais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marionetes do Século 21 farmaceutico

      É muito difícil mesmo conseguir uma farmácia que pague o piso salarial. E nós, como precisamos do dinheiro, muitas vezes aceitamos trabalhar por valores menores do que o piso estabelecido. Consigo compreender completamente quem aceita esta situação: ganhar 1500,00 ou não ganhar nada? Ter o básico ou passar fome? Quem está no comando do CRF ou CFF parecem não conseguirem aceitar ou entender. E não fazem nada para ajudar.

      Em São Paulo acho que o CRF até ajudou bastante na cobrança de ter o farmacêutico presente durante o funcionamento da farmácia. Mas eles poderiam fazer mais. Poderiam se movimentar por uma lei onde somente o farmacêutico poderia ser dono de farmácia. Poderiam lutar por empréstimos bancários com juros menores para aqueles que querem abrir sua própria farmácia.

      E por que não permitir que grandes redes e supermercados vendam remédios isentos de prescrição? Desde que tenham um farmacêutico ali para orientar, qual o problema? Pelo menos eles pagariam o piso. Sexta feira, passando por uma farmácia sem entrar nela vi de longe uma geladeira da Kibon. Então, se a farmácia vende produtos nada a ver com a saúde, qual o problema do supermercado vender medicamentos isentos de prescrição? Pelo menos geraria mais emprego para farmacêuticos e o preço de alguns medicamentos cairiam devido a uma maior concorrência, o que é bom para a população.

      Já o CFF e o sindicato, nunca vi fazerem nada além de mandar boleto para vc pagar.

      Uma coisa que eu vi acontecer demais há uns 10 anos é o dono ou a esposa do dono estudarem farmácia para não precisar contratar o farmacêutico.

      Excluir
  10. Sou farmacêutica há 11 anos, trabalho em drogaria desde que me formei. Já fiz várias pós graduações na área, possui experiência, pensei que iria agregar ao meu currículo e assim conseguir melhores empregos, porém nada aconteceu. Estou atrás de um balcão dia após dia, sendo cobrada por vendas e ainda levando bronca do patrão quando não vendo o medicamento mais caro em vez do que fará bem para a saúde do paciente, ou ainda quando não pratico a "empurroterapia" e vendas de "vitaminas". Estou cansada desta profissão, de tentar crescer e não conseguir, de tentar entrar em redes maiores para ganhar um salário melhor e também não conseguir, pois uma coisa é certa: as redes estão preferindo farmacêuticos recém formados, para poderem moldar da maneira que acharem melhor. Hoje, vejo que minha experiência, anos de trabalho, conhecimentos adquiridos em cursos não serviram para nada. O CFF e o CRF só servem para mandar boleto e fechar ainda mais o campo. Estou frustrada, triste e desmotivada. Vou trabalhar todos os dias praticamente obrigada. Desculpem o desabafo. Estou iniciando meus estudos novamente, mas não para algum campo farmacêutico, mas sim para fazer outro curso e finalmente me libertar dessa desvalorização. Até mais, que Deus abençoe a todos vocês.
    Ass: Catarina

    ResponderExcluir
  11. Sou farmacêutico referência no meu bairro, todos querem passar comigo e tirar suas dúvidas, não pode faltar caneta, muito menos etiqueta para colar nas caixinhas os horários das medicações, recentemente me senti realizado, quando peguei uma receita no balcão com a prescrição da enfermeira do tinidazol, segundo a paciente a enfermeira avaliou e ao prescrever disse que poderia ir em qualquer Farmácia que o farmacêutico anotaria na caixa de forma legível, o melhor ficou por último, recentemente uma antiga cliente apareceu feliz e anunciou que na empresa no qual trabalha estão procurando farmacêutico para trabalhar, segundo o relato dela, ninguém sabe bater merda no pote como um farmacêutico. Sabe o que é mais engraçado o técnico de Farmacia está ganhando apenas 1360.00 a mais que eu. Mas o garoto é gente boa, paga uma pizza todo fim de semana.

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog