Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

500 dias com ela

500-dias-com-ela“Este filme é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência. Principalmente você Jenny Beckman. Vadia!”. É assim que o filme começa.

Depois o narrador fala conosco e diz: “Esta é a historia de um garoto que conhece uma garota. Mas não é uma história de amor.”

Tom cresceu acreditando que nunca seria feliz de verdade até o dia em que conhecesse a mulher da sua vida. Isso aconteceu porque quando criança ouviu muita música pop britânica triste e porque interpretou um filme chamado “A primeira noite de um homem” de forma errada.

Summer não tem a mesma crença de Tom. Desde o divórcio de seus pais, ela só amava duas coisas: a primeira era seus cabelos negros compridos e a segunda era como ela conseguia cortá-los facilmente e não sentir nada.

Tom se apaixona por Summer. Ele acredita do amor. Ela não.

Summer é traumatizada em relação ao amor. Ela acha que relacionamentos são confusos e que, geralmente, alguém acaba se machucando. E Tom acredita no amor verdadeiro.

O filme tem um formato bem diferente. Não é um filme comum. A cada cena o filme avança ou volta no tempo, chegando a confundir. Porém, este vai e volta é fundamental para o filme dar certo.

O legal é que tudo o que acontece com os personagens já aconteceu conosco pelo menos uma vez na vida. Todo mundo já levou fora e já deu fora. É impossível não se ver no lugar do Tom em alguns momentos e em outros, no da Summer.

Eles começam a sair depois que Summer o beija. Fazem tudo juntos e tudo parece bem. Mas ela havia dito para ele que não queria nada sério. Tom achou que com o decorrer do tempo ela poderia se envolver... Só que isso não acontece.

Acho que a Summer é depressiva, fria e calculista. Isso fica evidente quando o narrador diz sobre o quanto ela amava seus cabelos e que não tinha receio nenhum em cortá-los de qualquer jeito. Ela só pensa em si, não foi sincera com ele depois que eles voltaram a se encontrar em um casamento. Ela foi bem egoísta em não contar que tinha outra pessoa. Mas o pior foi agir como se estivesse interessada e depois o convidar para a festa de noivado dela, sem avisar que era o noivado dela. Que tipo de garota faz isso? Isso aí se chama tortura.

E ela ainda tem a capacidade de ir atrás de Tom no lugar favorito dele. Ele diz: “Você não queria ser a namorada de ninguém e agora é a esposa de alguém. Como isso aconteceu?”. Ela responde: “Eu acordei um dia e soube.” Tom pergunta: “O que?” e ela fala “O que com você eu nunca tive certeza”. Isso é um soco na cara de alguém. Não se faz isso! Vai atrás do cara só para pisar mais um pouquinho, para humilhar ainda mais.

Com tudo o que acontece no filme, eles acabam trocando de opinião: ela passa a acreditar no amor verdadeiro e ele passa a ficar com o pé atrás. Essa é a impressão que tenho. Isso acontece, as pessoas mudam de opinião no decorrer dos fatos.

O filme ainda diz que as pessoas gostam de falar de destino. Não existe destino. Nada é para ser. Tudo não passa de coincidência.

A irmã mais nova de Tom é muito mais madura do que ele. É ela quem dá conselhos e ajuda o irmão a superar o fora que levou da Summer. Isto é bem legal de se ver em um filme, porque às vezes as pessoas mais novas são mais maduras do que as mais velhas. É um filme bem realista.

Tem outra cena bem “realista”, mas que é mostrada de forma bem fantasiosa. No dia seguinte, após ter dormido com Summer, ele vai trabalhar e no caminho todos o cumprimentam, dançam no meio da praça e Tom chega a ver passarinho azul. É como nos sentimos quando estamos extremamente felizes, quando temos aquela sensação de “estamos podendo”.

Há também uma parte do filme que mostra a expectativa e a realidade ao mesmo tempo. Outra vez vemos algo que já aconteceu conosco. A expectativa é a parte em que imaginamos como queremos que as coisas aconteçam. A realidade é como as coisas são e nunca é como imaginamos na nossa expectativa. O resultado é a frustração.

A trilha sonora do filme é fantástica. Todas as músicas são ótimas e bem gostosas de ouvir.

Assistam ao filme. Mesmo depois de eu já ter contado boa parte dele aqui, ainda vale a pena assisti-lo.

Eduardo Franciskolwisk

4 comentários:

  1. esse filme é ótimo e a trilha sonora também.

    ResponderExcluir
  2. Fato. A summer/jenny é ridicula e odeio ela. Odeio todo mundo neste momento.

    ResponderExcluir
  3. o filme é a historia da minha vida, sóq no meu caso nao foram 500 dias e sim mais de 6 anos rs...

    ResponderExcluir
  4. Eu acho esse o melhor filme de "romance". Amo realismo e o fato deles não ficarem juntos no final ... me deixa muito bem.

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog