Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bula: de onde veio este termo?

bula selo carta antiga

Sempre que falamos em “bula” pensamos naquele papel com informações impressas quem vem junto dos medicamentos.

Mas, enfim, por que a bula tem este nome?

A palavra bula (do latim “bulla”) significa bolha, bola ou círculo.

Antigamente, bula era o selo de forma redonda que dava autenticidade a um documento. Este selo poderia vir no próprio documento ou lacrando-o e era de cera ou metal. Geralmente, o metal utilizado era o chumbo, mas em ocasiões especiais usava-se ouro ou prata.

Lembra, em filmes antigos, quando uma carta era lacrada com cera e um sinete (um tipo de carimbo)? Então, aquele selo que lacrava a carta recebia o nome de bula (foto). Ou ainda recebe, sei lá!

Com o passar do tempo, a bula passou a ser o próprio documento que tinha tal selo redondo. E aí, nós temos as famosas bulas papais que poderiam conter canonizações, excomunhões, nomeações de bispos e outros assuntos da igreja que deveriam vir a público. Então, as bulas eram documentos que informavam as pessoas sobre a posição do papa em relação aos assuntos da Igreja.

A bula do remédio na forma como conhecemos hoje, tem a função de nos informar sobre tudo de um determinado medicamento. Provavelmente, como o “manual de instruções” dos medicamentos tem a mesma função daqueles documentos da Igreja, o de informar, deu-se o mesmo nome: bula.

Sendo assim, o caso está solucionado!

Bula em outras línguas: em inglês, package insert; e em espanhol, prospecto.

Eduardo Franciskolwisk

3 comentários:

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog