Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Mensagem para quem vai passar o Natal sozinho


Algumas datas tem um significado tão grande em nossas vidas que podem nos trazer felicidade ou tristeza. O Natal sempre significou uma época muito boa na minha vida. Final de ano, eu longe da escola, estudantes de férias tranquilos, crianças escolhendo presentes, a expectativa da chegada do Papai Noel, o réveillon uma semana depois e com ele a chance de um recomeço no novo ano que virá. Tudo isto sempre me trouxe paz. O Natal era um tempo em que eu me permitia relaxar e isto me fazia feliz. Eu até sentia o cheiro de Natal no ar.

Mas o tempo passa e as coisas mudam. Pessoas chegam, outras se vão. Crescemos e também mudamos. Percebemos o que antes não percebíamos. Todos os acontecimentos vividos influenciam a nossa maneira de pensar e sentir. O que antes era alegria, agora está mais para tristeza.

Há vários motivos para se passar o Natal sozinho. Tem aqueles que perderam toda a família, tem aqueles que moram longe dela, tem aqueles que nunca tiveram família. Alguns têm família bem perto, mas brigaram o ano inteiro e decidiram não se odiarem neste dia também. Outras não se viram nenhum dia do ano e acharam por bem permanecerem assim. Seja lá qual for o seu motivo, a mensagem que eu tenho a dizer é:

O Natal é uma época de alegria. Mas talvez, neste exato momento, você esteja triste por estar sozinho. É normal, dá mesmo um aperto no coração porque imaginamos como está sendo legal a comemoração de outras pessoas. Comparamos nossas vidas com as dos outros. Então, mesmo sendo difícil, queria que você lembrasse que está com a sua melhor companhia: você mesmo. 

Nesta data especial, comemore sozinho. Do seu jeito. Não há ninguém para te irritar, reclamar ou brigar com você. Faça o que quiser: coma sua comida predileta, compre um presente para você mesmo, veja filmes e ouça músicas de Natal (ou, se preferir, que não tenham nada a ver com o Natal). Faça as pazes com você. Sinta-se bem com sua própria companhia.

Se depois de tudo isso, ainda estiver se sentindo triste: lembre-se das pessoas que estão piores do que você. Compare-se a elas. Se você tem um emprego, lembre-se do que estão desempregados. Se você não tem um amor, lembre-se dos que têm e são cornos. Se você tem saúde, lembre-se dos que estão agonizando no hospital. Se quer um carro melhor para andar por aí, lembre-se daqueles que não têm pernas.

Seja justo: compare sua vida com a vida de quem está melhor que você, mas também a compare com a vida de quem está pior.

O Natal é um dia que tem a importância que nós damos a ele. Se você está lendo isto, é porque provavelmente dá uma importância grande ao Natal. E acho isso fantástico, continue.

Quero que você saiba que quando crescemos as coisas param de acontecer magicamente porque somos nós, agora, os responsáveis por fazer a magia acontecer. E tudo bem se neste ano você não estiver afim de magia nenhuma, como é o meu caso. Só não deixe esta magia morrer completamente.

O seu Natal sozinho vai ser legal se você acreditar que no futuro as pessoas e os acontecimentos serão melhores do que foram até agora. Mesmo que tudo indique o contrário, tenha a esperança de que a vida será melhor. Tente acreditar nisso pelo menos uma vez ao ano: na noite de Natal.

Eduardo Franciskolwisk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog