Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

sábado, 24 de novembro de 2018

Pirâmide de Céstio - Os Segredos de Roma



A pirâmide de Caio Céstio é o único monumento do século I a.C. que ainda está em excelente estado de conservação.


Ela foi construída entre os anos de 18 a 12 a.C. como túmulo para Caio Céstio, um magistrado e membro de um grande corpo religioso de Roma. Caio Céstio era um homem muito rico e quando morreu, deixou em seu testamento o desejo de ser sepultado em uma pirâmide. Ele ordenou que seus herdeiros construíssem o monumento em até 330 dias após a sua morte, sob a pena de não receberem a herança deixada por ele.


Os herdeiros construíram a pirâmide dentro do tempo determinado e, inclusive, em um dos lados da pirâmide há uma inscrição em latim dizendo: "O trabalho foi completo, de acordo com o testamento, em 330 dias por decisão do herdeiro Ponto Mela, filho de Públio dos Cláudios, e Poto, liberto.".


Mas por que um romano construiria uma pirâmide? É porque no ano 30 a.C. o Egito foi conquistado e se tornou uma província de Roma. A partir daí, os romanos passaram a apreciar a cultura da terra dos faraós e tudo o que remetia ao Egito virou moda. Temos como exemplos, as pirâmides e os obeliscos.

Obelisco da Praça São Pedro, Roma

Bem, mas esta história toda não tira a emoção de ver uma pirâmide em estilo egípcio com mais de 2.000 anos de idade no meio da grande cidade de Roma.


A pirâmide tem 36,4 metros de altura e 29,6 metros de comprimento na base quadrada. Ela foi totalmente revestida com mármore branco de Carrara.

Câmara funerária da Pirâmide de Céstio

Dentro, há uma câmara funerária decorada com afrescos onde o corpo de Caio Céstio foi sepultado. Em 1.660, quando a sepultura foi redescoberta, os afrescos já estavam bem apagados e não havia vestígios de qualquer outro objeto. Provavelmente, foi saqueada na antiguidade por ladrões de tumbas.





A pirâmide foi restaurada entre os anos de 2.012 e 2.014. Devido a isto, ela recuperou o seu brilho original.




A pirâmide Céstia fica em Roma, ao lado da Porta São Paulo e do Cemitério Protestante.

À Direita da Pirâmide, é a Porta São Paulo

Escultura de um dos túmulos do Cemitério Protestante

Uma outra curiosidade é que o local onde está a pirâmide virou um santuário de gatos. Então, se você gosta de gatos e de pirâmides, este será um bom lugar para visitar.


Assista ao vídeo do nosso Canal do YouTube sobre este assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog