Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Portugal e Espanha pela CVC – Hotel e táxi em Lisboa


Dia 2

Lisboa

Chegamos ao Hotel Vip Executive Entrecampos por volta do meio-dia. Os quartos ainda não estavam liberados, então o hotel disponibilizou uma sala para que pudéssemos guardar as malas e saíssemos para conhecer a cidade.

A CVC diz que os hotéis são todos próximos ao centro, mas isto não é verdade. O hotel Vip Executive Entrecampos fica bem longe do centro, mas é um ótimo hotel e fica bem perto do supermercado Continente Bom Dia e de uma estação de metrô – o que não significa nada porque o metrô de Lisboa não leva aos principais pontos turísticos; aliás, não leva nem perto. Eu não andei de metrô em Portugal porque além de levar nada a lugar nenhum, estávamos com o ônibus da CVC (que na verdade não é da CVC e sim da Special Tours) e ele levava nos passeios. Além disso, nos disseram que o táxi em Lisboa era barato, porém não é bem assim... Há controvérsias vividas pessoalmente por mim.

Saímos do hotel e fomos comer alguma coisa nas redondezas. Logo vi muitas pastelarias. Porém, ao entrar nelas e ver o que tinha para comer, me surpreendi: vendia doces e não pastel. Então, se você for para Portugal, lembre-se de que a pastelaria é uma doçaria. E parando para pensar faz sentido, já que em espanhol “pastel” significa bolo, torta. Vocês se lembram do episódio do Chaves onde eles falam “bolo”, mas escrevem “pastel” na parede? Só que, para minha felicidade, nas pastelarias de lá tinham 2 ou 3 salgados.

Em Portugal, o presunto é chamado de fiambre. Lá o que é chamado de presunto é a perna do porco, temperada e defumada.


Táxi

Comemos e decidimos pegar um táxi até o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Eu nunca andei de Uber, mas o aplicativo dizia que o trajeto ficaria em 7 euros. Haviam nos dito que o táxi ficaria este mesmo preço ou até mais barato, por isso decidimos ir de táxi.

Paramos o táxi e perguntamos quanto aproximadamente ficaria a corrida, o taxista respondeu “8 euros, mais ou menos”. Entramos naquele carro e for a pior coisa que fiz em Portugal. O taxista fez a gente de otário, ele nos enganou. Eu, no meu primeiro dia em um país diferente – Portugal – no meu primeiro passeio, fui passado para trás. O motorista não andava com o táxi, ele enrolava muito, entrava na faixa atrás dos ônibus sendo que a pista do lado estava livre, não tinha ninguém. Eu cheguei a falar para ele ir pela outra pista e perguntar porque ele estava ficando sempre atrás das faixas que tinham trânsito. Ele respondeu que tinha que ficar naquela faixa, o que era mentira. Aquilo foi me dando agonia porque eu logo entendi o que ele queria fazer e fez. O valor do taxímetro só subia e no final deu 12 euros. Parece pouco, mas 4 ou 5 euros seria a metade de uma outra corrida. Poderíamos gastar na nossa volta ao hotel, por exemplo.

O taxista foi muito desonesto. Ficou muito evidente que ele sacaneou a gente. Então, eu que já não gostava dos táxis do Brasil, passei a odiar os táxis de Portugal pelo mesmo motivo: eles te enganam. Por isso, é melhor ir de ônibus, trem, teletransporte, metrô, bicicleta ou a pé. Quem sabe um Uber?

Pode parecer bobagem, mas isto me marcou muito. Minha primeira impressão do povo português foi péssima e decepcionante. Hoje, depois da viagem, digo que eu amei Portugal, mas odiei os portugueses. Portugal é lindo, interessante e surpreendente, já o povo português é grosso e mal-educado. 

Eduardo Franciskolwisk

2 comentários:

  1. Achou portugueses grossos? Que coisa. os portugueses que conheci sempre foram gente boa. Só que, até hoje, só conheci portugueses no Brasil, não sei como se comportam no próprio país.

    Quando volta pra Europa novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei eles bem grossos. Mas claro que tem os educados também. Essa coisa de ser enganado no primeiro dia me fez ficar com uma imagem totalmente negativa deles.

      Teve muita gente legal também. Foi a maioria. Mas agora toda vez que alguém me fala de português, eu penso do FDP que me enganou. Do outro que não falou uma palavra devagar. Do outro num restaurante em Tomar que falou que não vendia água, mas tinha água na mesa dos clientes. Aliás, em Tomar todo mundo é mal educado, menos uma moça de uma loja. Tomar é a pior cidade para um turista conhecer.

      Excluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog