Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Eu não tenho amigos



Quando eu era criança, achava que a minha vida seria fácil. Eu tinha muitos amigos. Na vizinhança, tinha muitos meninos da minha idade e alguns um pouco mais velhos ou mais novos. Eles foram meus amigos. O meu erro foi achar que essa amizade viveria para o resto de nossas vidas. Eu nunca me esqueço das promessas que vivíamos fazendo: “Seremos amigos para sempre!”.

O tempo passou e o vento levou as pessoas para outros lugares. E essas pessoas levaram consigo a promessa que um dia fizeram.

Na minha adolescência, não posso dizer que fui completamente infeliz. Aos 14/15 anos, tinha amigos e me sentia realizado. Aquele foi o meu auge. E quando alguma coisa chega ao auge, chega também o começo da decadência. Foi assim comigo.

Algumas pessoas não se lembram o exato momento em que as suas vidas começaram a dar errado. Ao contrário delas, eu me lembro muito bem.

Eu tinha 16 anos quando as coisas começaram a mudar. Uma sucessão de desastres pessoais me deu a personalidade que tenho hoje. Comecei a escrever para passar o tempo, pois ficava muito tempo sozinho e isolado do mundo. Aos 18 anos, no cursinho, já sabia que muita coisa tinha mudado e que era definitivo. Antigos amigos, novos modos de pensar e agir. Eu já não tinha amigos.

Pensei que na faculdade as coisas iriam melhorar. Que eu ia conhecer gente legal e aproveitaria bastante a vida. Mas isso não aconteceu. Bem, eu conheci bastante gente legal, mas ninguém que aproveitasse a vida comigo. Fiz amigos, mas nenhum que durasse de verdade depois de formar.

No trabalho é impossível ser amigo de alguém. Embora existam pessoas nas quais você pode confiar, elas serão apenas colegas. E a maioria deles, vai querer te fuder quando tiver uma chance.

Para que fique muito claro, eis a minha declaração em várias línguas:

Inglês: I don´t have friends.
Espanhol: Yo no tengo amigos.
Italiano: Io non ho amici.
Francês: Je n'ai pas d'amis.

Eu não sei se existe algum motivo que me afasta das pessoas ou que faça eu me afastar delas. Talvez, eu me apegue demais ao passado e às pessoas que fizeram parte da minha vida. E por isso, esteja confuso para seguir adiante em novos caminhos. Já não acredito no valor moral das pessoas, embora ainda tente lutar contra essa minha convicção.

Não estou aqui dizendo isso para que tenham pena de mim. Estou aqui para assumir em bom e claro português: Eu não tenho amigos.

Eduardo Franciskolwisk

180 comentários:

  1. Nuss... eu acho que ninguem tem tantos amigos de verdade! Aquele povo com montes de amigos, bebendo, indo pra baladas, onde é que eles vão estar quando se precisa?
    Amigos de verdade a gente conta só nos dedos de uma mão, e amigos de verdade são aqueles que a gente não precisa ver sempre, e quando quer ver, ele vai querer te ver também!
    Bom, acho que é isso!
    :*

    ResponderExcluir
  2. Parafraseando Chaplin, a solidão, em maior ou menor grau, atinge a todos.
    O curioso que esta tarde memso, folheando uma revista vip antiga, no salão, encontrei justamente um texto que complementaria esse. Falava sobre como um dia deixamos de ter importancia para pessoas que consideravamos amigas. As vezes, mesmo estantando aos nosso lado, já a perdemos.
    No meu caso, desde criança, mesmo sendo uma criança extrovertida e brincalhona, nunca me iludi e me senti parte da vida de ninguem. Somos todos frágeis. Por que a genet se preocupa em ter amigos? Não é mais fácil ser amigo? Eu observei que as pessoas 'entronas' e que não tem tanta noção é são as que fazem mais amizades. Afinal, elas vão entrando na sua vida sem ser convidadas e no começo vc pode estranhar mas depois vc cria um afeto pela pessoa e ela vira sua amiga. Ainda que uma amizade passageira. Mas a vida é assim mesmo, efêmera. Tudo são fases. E se aproveitamos a companhia das pessoas, sem expectativas, sem fazer drama, a gente não sofre tanto.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Vi seu blog numa comunidade do orkut, na verdade estou voltando a blogar depois de um looooooooongo inverno e estou visitando alguns blogs, mas só estou comentando os que gosto. Ou seja, você pode não ter amigos mas eu gostei do seu blog, não que isso seja grande coisa pois eu sou uma das pessoas mais misantropas que conheço. Até me esforço para ser mais "legal" ou "cool" mas não tenho paciência. Tenho poucos, bem poucos amigos e eles estão muito, muito longe...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Neither do I!!
    Moro sozinha em Recife há 3 anos,e não tenho ninguém,niguém mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não, sofro Bullyng, ngm gosta de mim... É triste passar o dia todo sem ngm...

      Excluir
  6. Eu também não tenho muitos amigos. Posso citar apenas duas pessoas. No meu trabalho também é impossível porque um fala mal do outro pelas costas. Não espero mais fazer grandes amizades, acho que posso contar mesmo é com meus filhos. No passado tive grandes amizades mas todos sumiram, cada um seguiu um rumo... Já me acostumei, os meus melhores amigos são os livros...

    ResponderExcluir
  7. Tbem nao tenho amigos. E pensava que fosse so eu que era assim! Ja ate pensei de mim mesma que fosse uma pessoa chata. Mas sei no meu coarcao que nao e isto. ~Um abraco, Renata

    ResponderExcluir
  8. tambem nao tenho amigos, nem minha familia nao me suporta, as unicas pessoas que tenho sao meus pais e meu marido. sofro muito com isso, queria ser nornal como as outras pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nanda, vc é normal, todos nós nos sentimos sós ... cada um tem sua vida, e na maioria das vezes não nos identificamos com algumas pessoas .... isso pq somos intolerante, não temos paciência com os outros, mas as outras pessoas podem tb não ser tolerantes conosco. Todos temos algum defeito, por isso, temos que treinar a paciência e ter consciência das diferenças dos seres humanos. Respeito ao próximo e as opiniões são necessárias, bom humor, e muitas vezes deixar passar como uma núvem algum comentário ou opinião da qual não concordamos, apenas por respeito, não vale a pena sofrer por isso, pois todos nós nos sentimos sós em algum momento da vida. Não seja radical nos seus pensamentos e leve a vida com entusiasmo e alegria.

      Excluir
    2. Não tenho amigos só colegas,queria ter pelo menos uma amiga de verdade,às vezes tenho esperança,sou meio anti-social pois já sofri muito,muitas pessoas simplesmente não gostam de mim,não sei porque.

      Excluir
    3. Estou passando por um momento muito dificil, a varios meses,sinto sozinha, hoje aconteceu algo que me magoou,estou cursando a faculdade e hoje a moça que senta ao meu lado mudou de lugar derrepente, questionei se tinha feito algo que a magoasse e ela disse que nao, disse que ate me esperou para mudarmos juntas de lugar, disse que era por causa de outra pessoa, e só me explicou porque eu fui ate ela e questionei, nao era amigas mas estavmos criando uma amizade,ai pensei se ela fizesse questao de mim, na hora que eu cheguei tinha me chamado para ficarmos juntas.me senti super mal com isso.nao queria que minhas amizades tivessem prazo de validade.sei la se é da minha cabeça.as vezes sinto que nao agrado.Nao gosto de ter essa sensaçao.auto estima -zero

      Excluir
  9. Eu também me sinto assim, meu caro. As minhas amizades parecem ter ''prazo de validade'' e sempre acabam, por fim, se afastando. Tenho minha ideologia e não gosto de ficar perto de pessoas falsas, que não compartilham o sentimento de um companheirismo verdadeiro, sabe? Há muito deixei de acreditar nas pessoas.
    Hoje em dia posso dizer que tenho minha namorada, que é minha fortaleza, minha jóia rara, minha companheira!
    Ela foi viajar e eu estou aqui, num sábado a noite, sozinho.
    Tento todos os dias mudar meu comportamento, tentar ser um cara mais aberto, porque esta 'solidão' por parte é devido aos nossos atos, certo?
    Meu irmão tenta sempre me aconselhar a ser um cara melhor, e eu realmente tento sê-lo.
    Forte abraço, desejo o melhor pra ti meu jovem!

    ResponderExcluir
  10. Ola..
    pois eh...pensei que eu era uma alien num mundo estranho... o mais engraçada eh que qnd a gente é criança parece ser tao facil estar rodeado de amigos...hoje, sofro com a minha solidao...
    otimo post...

    ResponderExcluir
  11. Pensei que era único a ter tal Sentimento me adc,quem sabe não podemos ser amigos.

    ResponderExcluir
  12. eu tb nao tenho.. =P na infancia tive muitos, mas me mudei muito de cidades e perdi contato... sempre fui timida pra piorar a situacao, enfim... I don't hv friends! E nunca vou ter pq continuo me mudando demais.

    ResponderExcluir
  13. Também não tenho amigos. Tenhi tudo que uma jovem adulta talvez queira.. apartamento, faculdade, trabalho, mimos, enfim...
    Engraçado que eu segui o mesmo rumo, escrevia quando me distanciei das amigas. Atualmente namoro a distância, vejo meu namorado em média 1 vez a cada 3 meses, não tenho amigos, pois cada um foi para um lado e na faculdade tenho apenas conhecidos. O chato foi ouvir do namorado que tinha pena de mim.
    É... compartilho exatamente cada palavra do seu texto.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Eduardo!
    Eu também sinto que tenho poucos amigos, infelizmente. Eu deixei-me isolar na solidão e eles foram-se embora. É claro que tenho conhecidos e posso dizer que tenho duas verdadeiras amigas. E a pessoa que mais gosto, o meu namorado vive no outro lado do país. E vemo-nos quando a escola nos permite. Tenho imensas saudades dele . . .
    Mas acho que não me rebaixar e para o ano que vem vou para um sítio diferente. E acredito que vou fazer óptimos amigos.

    UM CONSELHO:

    Temos de ter uma atitude positiva,
    se nós acreditar-mos que vamos ter amigos pode ter a certeza que resulta.

    Leia o livro "O SEGREDO".

    ResponderExcluir
  15. Eduardo, que forma clara e direta, ao mesmo tempo tão bem escrita, de se dizer que não tem amigos. O breve comentário que você escreveu sobre é exatamente o que passei e passo. Aos 15 anos também tive meu auge, um badalado status social, digo assim. A decadência veio aos 16 anos, comecei também a escrever (no meu caso, poemas) e tinha apenas 1 amigo (daquele de se dizer "best friend" mesmo). Ele começou a namorar firme, entramos para a faculdade e perdemos o contato.

    Estou na faculdade e fico pensando no que sempre vejo obrigatoriamente todos os dias: pessoas aparentemente felizes e abraçando, beijando e rindo umas com as outras... Fazendo brincadeiras e marcando o próximo encontro num bar, balada ou churrasco mesmo. Sabe aquela patota enorme de gente que vai para a aula fazer nada ou encher o saco? Pois é... Bem como uma pessoa falou aqui, se fôssemos como estas pessoas, "desligados" e tal, certamente iríamos sofrer menos (o fato de não se apegar).

    Antes eu invejava estas pessoas que vejo sempre... Mas depois, passei a ter pena delas, pois sei quem as são. São pessoas pobres de espírito, pois mostram para as outras pessoas que são e estão felizes, mas na realidade, não são e também se sentem vazios. Só que, a grande diferença é: são falsos, conseguem disfarçar a dor. Pior de tudo: são falsos com eles mesmos.

    Prefiro ficar firme e forte com a minha ideologia do que me unir a um mar de desgraça e falsidade. Pois ao se envolver com este tipo de gente a queda depois é maior. Sempre acontecia comigo...

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, no final o tombo é maior, pois já está acostumado a ficar cercado...

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Ler seu texto e os comentários me trouxeram um pouco de alívio pq apesar de já ser adulta, minha mãe e meu marido falam cmg como uma criança birrenta, dizendo q preciso ter amigos ... mas eu realmente não entendo o q acontece cmg , eu meio q me encho das pessoas, só q em alguns momentos eu realmente sofro por não ter com quem conversar e dividir minhas alegrias e minhas tristezas.
    Mas foi bom saber q não sou tão diferente assim .. meus amigos são meus livros q passo a maior parte do meu tempo disponível com eles e com uma grande vantagem ... eles não te magoam , não dizem " verdades" na sua cara, não te julgam ... as vezes prefiro os livros, mas o problema é que não é sempre...

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu me identifiquei total com seu post. Je n'ai pas d'amis aussi =/

    ResponderExcluir
  20. Saudades

    Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
    Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
    quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
    eu sinto saudades...

    Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
    de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...

    Sinto saudades da minha infância,
    do meu primeiro amor...........

    Sinto saudades do presente,
    que não aproveitei de todo,
    lembrando do passado
    e apostando no futuro...

    Sinto saudades do futuro,
    que se idealizado,
    provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser...

    Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei!
    De quem disse que viria
    e nem apareceu;
    de quem apareceu correndo,
    sem me conhecer direito,
    de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.

    Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito!

    Daqueles que não tiveram
    como me dizer adeus;
    de gente que passou na calçada contrária da minha vida
    e que só enxerguei de vislumbre!

    Sinto saudades de coisas que tive
    e de outras que não tive
    mas quis muito ter!

    Sinto saudades de coisas
    que nem sei se existiram.

    Sinto saudades de coisas sérias,
    de coisas hilariantes,
    de casos, de experiências...

    Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia
    e que me amava fielmente, como só os cães são capazes de fazer!

    Sinto saudades dos livros que li e que me fizeram viajar!

    Sinto saudades dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar,

    Sinto saudades das coisas que vivi
    e das que deixei passar,
    sem curtir na totalidade.

    Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que...
    não sei onde...
    para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...

    Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades
    Em japonês, em russo,
    em italiano, em inglês...
    mas que minha saudade,
    por eu ter nascido no Brasil,
    só fala português, embora, lá no fundo, possa ser poliglota.

    Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria,
    espontaneamente quando
    estamos desesperados...
    para contar dinheiro... fazer amor...
    declarar sentimentos fortes...
    seja lá em que lugar do mundo estejamos.

    Eu acredito que um simples
    "I miss you"
    ou seja lá
    como possamos traduzir saudade em outra língua,
    nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha.

    Talvez não exprima corretamente
    a imensa falta
    que sentimos de coisas
    ou pessoas queridas.

    E é por isso que eu tenho mais saudades...
    Porque encontrei uma palavra
    para usar todas as vezes
    em que sinto este aperto no peito,
    meio nostálgico, meio gostoso,
    mas que funciona melhor
    do que um sinal vital
    quando se quer falar de vida
    e de sentimentos.

    Ela é a prova inequívoca
    de que somos sensíveis!
    De que amamos muito
    o que tivemos
    e lamentamos as coisas boas
    que perdemos ao longo da nossa existência............

    jéssica balbino



    me sinto tão triste quanto vc...........
    pois tbm não tenho amigos

    bjos jessica

    ResponderExcluir
  21. Essa história é mega parecida comigo, isto tbm aconteceu comigo e me tormenta até hj.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Eu tambem cara, estranho isso né, quando era criança tudo realmente era mais facil, simples, puro... chegou a adolescencia tive o auge, comeceia namorar com 19 e terminei agora com 24, não tenho mais nenhum amigo,to desempregado e eis a solidão.... não porque eu não consiga ser sociavel...se eu quiser eu consigo ser bem popular... é que realmente eu não me sinto a vontade vivendo do jeito que o "mundo" vive... se esse for o mesmo problema seu, boa sorte! rss.. mas se vc só tiver dificuldade de se relacionar, tenta entrar num curso de ingles, uma nova faculdade, qualquer coisa assim,... e da a cara a tapa ... fala o que pensa, faça piadas, sorria sempre, tome a iniciativa, cumprimente desconhecidos... em menos de dois dias vc vai ser um cara popular e vai conhecer um monte de gnte e quem sabe talvez faça algum amigo!! boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  23. eh, eu entendo vc, perfeitamente....as vezes parece que nunca vou encontrar amigos,,aqueles que acho que são, logo mostram a verdadeira face e me deixam decepcionada....inclusive nesse momento estou passando por isso...e começo a acreditar que não existe amigos.....apenas colegas,,,,pessoas que estao do seu lado apenas por interesse...aqueles que nem se importam com o que te acontece,,,,,eh,,,isso eh ruim,,,demais,,,

    ResponderExcluir
  24. Olha amigo!!! eu nao tenho amigos tbm aliás de fé só posso contar mesmo com a minha prima e minha amiga de infancia q tá em Sao Paulo!! Pra falar a verdade tenho conhecidos e me fazem de psicologa e qndo estao bem somem isso me dá raiva!! as vezes da vontade de mandar todos a merda!!! eu me sinto muito sozinha e já pensei em mudar de cidade tentar conhecer gente nova em outro lugar!! Meu orkut nem sei pra que tenho pq nunca recebo um recado!!! eh isso ai gente!! axo q as pessoas verdadeiras nao conseguem amizades memso!!! pois esse mundo ta dominado de gente falsa!!!!e pelo q vejo as pessoas q sofrem de solidão sao as mais boas de coração!! é lamentável!!!

    ResponderExcluir
  25. olha, nao se preocupe com isso. Um conselho que posso te dar é que nao devemos colocar nossa felicidade em nada fora de nós, só em Deus! Não é facil aprender isso, mas com o tempo descobrimos que na vida somos sozinhos. O segredo é começar a nao ligar muito pra isso e aprender a ser auto suficiente quando um problema vir a tona. comigo aconteceu igualzinho aconteceu com voce, e pra mim foi muito dificil. mas com o tempo vejo que a vida é assim mesmo.

    ResponderExcluir
  26. Muito legal o blog,é estranho pq tbm me encontro nessa situacao e me identifico com alguns trechos da sua historia,eu tbm tive meu auge de amizades quando estava na escola tinha sempre um grupinho que andavamos juntos frequentavamos a casa uns dos outros tenho muitas saudades dessa epoca,depois cada um seguiu seu rumo e perdemos o contato,mas o engracado é que isso é uma coisa que antes eu nao dava valor tipo de conhecer muita gente de fazer e manter amizades,hoje é o que sinto mais falta sabe de ter muitos amigos pra sair fazer coisas normais como jogar bola,frequentar a casa deles ir a festas sair aos fins de semana ou mesmo ao sair na rua ter com quem falar,quem encontrar,sei la nao conhecer ninguem e muito ruim!! eu vejo as pessoas quando saem na rua encontram muitos conhecidos e vizinhos ou amigo ja eu quase nunca encontro ninguem simplesmente por nao ter ninguem pra encontar...
    Eu tenho namorada amo muito ela mas sinto falta de amizades como toda pessoa da minha idade tem, sinto vergonha pois ela apesar de ser uma pessoa ate calma tem muitos conhecidos e amizades estaveis e a mim falta pessoas em minha vida as vezes quero leva-la pra sair em lugares diferentes pra se divertir mas me sinto desmotivado pois nao tenho ninguem pra chamar pra ir conosco,eu sei que ela é uma pessoa compreensivel mas isso me incomoda muito,gostaria de leva-la a aniversarios,churrascos,festas de amigos coisas normais para qualquer pessoa,mas nunca tenho onde ir.
    Ate tenho uns amigos do trabalho mas é muito dificil convence-los a sair e eles tem os seus amigos de fora que naturalmente sao mais seus amigos do que eu.
    Nao sei o que tem de errado comigo sou um otimo amigo mas nunca consigo ter amizades daquelas que vc leva pra vida toda,parece que a maioria das pessoas nunca simpatizam comigo,talvez eu seja um pouco timido,mas nao entendo como outras pessoas comuns que nao sao tao extrovertidas assim conseguem conhecer tanta gente e eu nao,me sinto triste por isso nao sei mais o que fazer pois com a idade que tenho ja nao sei se vou conquistar mais amizades verdadeiras pra vida como as de infancia por exemplo e temo ter apenas as superfluas que temos no dia a dia que nunca vao pra frente...
    Me sinto muito sozinho...

    ResponderExcluir
  27. j.julio, estou na mesma situação que tu, tudo igual mesmo, e sinto-me mesmo triste, pois não sei que tenho de mal, para não conseguir ter amigos, confesso que sou tímida, mas sou sempre simpática para as pessoas, e gosto muito de ajudar as pessoas e de as ouvir, os seus problemas, gosto mesmo muito de ajudar, e acho que sou uma boa amiga, mas já ha algum tempo que não consigo ter qualquer tipo de amizade, sem ser o meu namorado, eu adoro-o muito, e somos os melhores amigos, mas gostava de ter amigos, de ser uma pessoa normal, não sei, e também tenho vergonha de lhe falar sobre isto, porque ele tem bastantes amigos, e tenho vergonha de lhe dizer que não tenho nem um... Já não sei mais o que fazer, só queria ter um amigo, um bastava para não me sentir tão sozinha... Beijinhos para todos*

    ResponderExcluir
  28. Ei rapaz, é impressinante como me identifiquei com esse teu relato. Tenho quase 30 anos e estou em uma fase de minha vida q sinto falta de amigos de verdade. Apesar de ter uma grande amiga q é minha noiva e meus pais, sinto falta de mais pessoas pra conversar, sair e buscar interatividade. Tenho um grande defeito me apego fácil às pessoas e sofro com as suas mudanças de comportamento, idealizamos alguém e quando percebos era apenas uma máscara. Amigos de verdade , tá muito difícil, chega a ser uma raridade. Mas se vc tiver preserve-o bastante pois é algo muito valioso. Sinto falta dos amigos q perdi e às vezes procuro resposta se o problemas era comigo ou com eles. Mas a vida vai nos colocando em outras fases e vamos fazendo novos ciclos de amizades, nao faça disso uma finitude para a sua vida. Recomece se seja feliz. Veja no q tem a melhorar e faça muita gente feliz também. Fique em paz!

    ResponderExcluir
  29. Até parece a história da minha vida até ao momento.
    Eu em criança tinha alguns amigos, mas sempre fui muito timido. Na fase da adolescencia começou a piorar pois todos os meus colegas começaram a namorar ou a pensar nisso e eu comecei a aperceber-me que não estava bem na mesma onda. Até me sinto mal em assumir isto aqui muito embora esteja ciente que nenhum motivo tenho para me envergonhar. Nessa fase da adolescencia entre os 15 e os 18 anos descobri que era homossexual, logo nunca me senti muito à vontade qdo os meus colegas falavam de raparigas. Eu preferia estar calado, porque também não me sentia bem se estivesse a representar uma personagem que não sou, mas acho que as pessoas se vão apercebendo que a pessoa se está a pôr de parte e embora eu seja um rapaz sem nenhum jeito feminino acho que as pessoas acabam por começar a colocar a hipotese de eu ser homossexual ou então simplesmente anti social e então quer seja por um motivo ou pelo outro é suficiente para se afastarem.
    Eu sei de rapazes homossexuais e bissexuais que têm muitos amigos hetero, sem que eles saibam, mas para isso é preciso fazer-se de conta que se é super hetero... ou então é uma pessoa que teve a sorte de ter assumido e os amigos não se terem afastado.
    Aos 18 anos achei que devia ir por aí, uma vez que representar nunca foi o que quis, sinto-me terrivelmente mal só de pensar que há "isto" que tenho q esconder a toda a gente, familia, amigos etc, logo prefiro não falar de mim, não me envolver... chega aquela fase da amizade em que se confia mais e se poderia contar e desabafar e eu não tenho outra solução senão distanciar-me para evitar ter que contar. Entao decidi contar à minha mãe aos 20 anos na esperança de ela aceitar e a partir daí ficar mais fácil contar a mais pessoas importantes para mim. Correu mal, à minha mãe ficou bem mal, combinamos n falar mais nisso. Eu compreendo que não seja fácil aceitar que um filho é diferente e tem planos diferentes, respeito isso, mas não tolero quem nunca fez um esforço para compreender pessoas como eu. Agora tenho 26 anos e para além de todas as dificulades que já tinha em ter amigos, acho que agora está pior, uma vez que tou a começar a isolar-me porque sinto que se fizer novos amigos nunca vou conseguir 100% verdadeiro se não lhes contar logo de inicio uma coisa que muita gente não consegue compreende/aceitar e não interessam os motivos para isso, porque até há pessoas que querem compreender mas até pela educação que tiveram, contexto social em que viveram ou outros motivos não conseguem e afastam-se.
    Podia fazer amigos homossexuais mas não quero viver num mundo em separado...
    Outra coisa que me podia ter ajudado era gostar de futebol, algo que não acontece. Vejo futebol, jogos importantes da selecção e do meu clube mas nada mais e nunca tive jeito para jogar, acabava isso tb por ser outro motivo para ficar de parte. Para quem diz que os homossexuais não gostam de futebol eu seria a confirmação, mas não acredito que esteja directamente relacionado pq conheci quem gostasse e eu próprio gosto de praticar desporto. Não sei como seria a minha vida se não fosse homossexual, provavelmente muito mais fácil no sentido de fazer/manter amizades, não deixaria de ser timido, mas isso não seria o motivo também. Enfim, segunda feira faço, 26 anos e espero que as coisas mudem mesmo... embora não saiba o que fazer. Lol.

    ResponderExcluir
  30. Desculpem. Só agora percebi que escrevi tanto :)

    ResponderExcluir
  31. Infelizmente a distância e o tempo (ou a falta dele) nos afastou.... mas ainda alimento aquela fase da nossa adolescência em que éramos muito "unidos" e "felizes". Sinto falta de vc e da turma! Acho que ainda tenho amigos... saudades de vc!

    ResponderExcluir
  32. Infelizmente a distância e o tempo (ou a falta dele) nos afastou.... mas ainda alimento aquela fase da nossa adolescência em que éramos muito "unidos" e "felizes". Sinto falta de vc e da turma! Acho que ainda tenho amigos... saudades de vc!

    ResponderExcluir
  33. e eu achava que era uma exclusividade minha, a idéia de não ter amigos e estar só...

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. É atualmente está complicado de conseguir amigos de "verdade" tenho alguns conhecidos mas sinto saudades daqueles amigos do colégio.

    ResponderExcluir
  37. não esta nada boa essa situação pessoal. mais saiba que amigo só os anos podem confirma sinto tristeza sobre esse assunto pois descubrir que não tenho amigo nenhum tenhos muitos colegas legais mais uma pessoa que eu possa desabafa e pedir conselho não.amigo esta do seu lado em todos os momentos e anos de sua vida é impossivel falar que tem um amigo conhecendo ele poucos meses só os anos comprova isso e as vezes não.

    ResponderExcluir
  38. Olá amigo, estou vendo as coisas da mesma forma, eu também tive um auge "social" nessa vida, tinha muitos amigos, mas a partir de 2006 minha vida social veio se "degredindo", a principio achei estranho o que estava acontecendo, mas com o tempo ficou cada vez mais evidente que algo deu errado e eu não sei o que, pois sou o mesmo que era antes. Por fim, os acontecimentos e traumas dos ultimos anos me mudaram para o que eu sou hoje, perdi a vontade de fazer novas amizades, de sair e de fazer qualquer coisa que dependa de outros. Se quizer trocar idea sobre esta situação fica livre pra adicionar, sigo pensando no que pode estar acontecendo, hoje eu entendo que o crimonoso é feito pelo mundo, tenho certeza de que as coisas não são aleatorias e que tem alguém "zuando" comigo por ai. De qualquer forma, abraços.

    ResponderExcluir
  39. noss Cara
    achei ate que estivesse falando da minha vida ali
    nao vou negar q no momento eu tenho 2 amigos
    so q um eu ja estou sentindo que esta se afastando
    outra mora longe
    nossos contatos sao quase que exclusivamente pela internet e quando o marido dela nao esta por perto, pois ele tem muito ciumes de mim, tenho tambem conhecidos, e ate colegas,
    mas amigos mesmo que eu possa desabafar somente esses dois
    sofro muito por isso, ja entrei em inicio de depressao
    e tenho medo de entrar novamente
    se alguem quizer entrar em contato comigo, poderemos manter contato sempre e quem sabe nos tornarmos amigos
    abraçao a todos

    ResponderExcluir
  40. Puta que bosta cara, espero que você encontre bons amigos algum dia, amigos pra vida inteira.
    Tambem não tenho mais amigos, tive muitos na infancia, alguns na adolecencia, poucos na faculdade, menos ainda quando estava namorando serio e nenhum depois de terminar meu namoro... rs... meus velhos amigos mudaram, eu não mudei(acho) e simplesmente não temos mais nada em comum.. eles se afastaram, eu me afastei.. e agora estou an solidão.. rs espero que um dia isso mude, sorte para nós!!! abraços!

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Não te preocupa que não és o único!
    Aliás, a vida de todo mundo está assim, nossa sociedade está mudando constantemente, e isso inclue o que é amizade para as pessoas. A vida cada vez mais rápida, cada vez mais concorrida entre as pessoas. Sou das antigas, acho que as pessoas estão muito desleixadas com a amizade, priorizam o trabalho e os estudos e se esquecem de valorizar o que realmente é importante.

    Não fique triste por não ter amigos verdadeiros, se queres ter um amigo verdadeiro sugiro que ao iniciar uma amizade já mande esse texto pra pessoa, talvez essa pessoa nem tenha pensado ainda dessa forma sobre o que é amizade.

    ResponderExcluir
  43. ORA,

    eu tambem nao tenho amigos, mas sei o porque. eu nao confio em ninguem, a luz humana cada vez mais apaga-se e começa a desaparecer. nao quero pensar que setou sosinha pois tenho 2 pessoas na minha vida que tem uma luz, mas apenas uma nao deixa que a minha se apague. quantos de voçês ainda tem os sonhos a bondade e a felicidade em vós? a minha felicidade vem mas vai depressa, a minha bondade cada dia é afectada, e os sonhos desapareceram. o meu irmao diz, nao se iludam pois no final do dia so podemos contar com nos mesmos. eu nao ueria ser assim. onde esta a luz? como podemos nos seres de luz viver entre os humanos negros que so pensam na ganacia e no poder. e o ajudar o outro sem esperar nada em troca? eu fui muitas vezes humilhada e ate chegaram a bater-me de tão ingenua que era. a minha luz apaga-se todos os dias um pouco, olho para o mundo e choro. hoje sou a tipica mulher fria e com um coração de manteiga, a mulher que prefere passar fome que matar um animal, ue chora quando vê um injustiça. sei que ter amigos nao é facil mante-los então... mas eu espero poder um dia olhar para o mundo e ver que afinal nao estamos tao sosinhos assim.

    ResponderExcluir
  44. O interessante de se ler coisas assim, é que você percebe que não é o único a sentir certas coisas no mundo... Acredito que todos estamos vivendo uma batalha pessoal, uns com mais intensidade, outros menos, mas a verdade é que estamos todos buscando apenas encontrar nosso caminho!! Tem sido difícil, mas também não tenho amigos, e não sei explicar o porque! Caro Eduardo, já havia visto esse post há algum tempo, mas agora resolvi comentar. Não há meios de comunicação com você, mas gostaria de verdade de conversar com vc... acho que o que todos procuram aqui é a mesma coisa, um pouco de atenção e algum amigo. Abraços.

    ResponderExcluir
  45. Solidão é a ausência de relacionamentos significativos.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. JESUS CRISTO... eis o nosso maior, mais importante, legítimo e irretocável, amavelmente sincero e definitivo AMIGO.

    Renda-se à Ele... lhe dê uma chance, busque saber quem Ele é... não busque igrejas, pessoas, doutrinas, barganhas com Deus como se Ele quisesse algo seu... Ele não tem a pedir, somente a dar... e um dos mais valiosos presentes, dentre tantos inumeráveis outros, é a sua AMIZADE ÁGAPE, verdadeira, que PREENCHE o vazio existencial humano, que todos nós, os que assumem ou não, experimentamos.

    A Bíblia, sobretudo o Novo Testamento, tem muito a nos dizer sobre esta amizade...

    Você, como eu, certamente já tentou de tudo na vida.
    Faça mais uma tentativa: busque conhecer este AMIGO.

    Bjos a todos.
    Pri

    ResponderExcluir
  48. Eu olho pra todos os cantos vejo todo mundo feliz ou aparentemente feliz , por que tem amigos mas eu não tenho amigos eu só tenho colegas e nada mais , é tão doloroso vc querer abraçar alguem e chorar no seu ombro , mas a unica solução e a melhor é escrever não gosto de dizer isso mas eu me sinto menos aflita por saber que eu não sou a unica com essa maldição .

    ResponderExcluir
  49. Eu tbm nao tenho amigos, e as vezes eu fico triste por conta disso!
    Eu trabalho, tenho colegas de trabalho, os quais tenho contato, converso, tenho bom relacionamento, mas ai chega o bendito final de semana e sei que vou ficar sozinha, completamente isolada, sabe, não tenho ninguém pra sair, pra dar uma volta, um sorvete, ou uma simples caminhada, se tenho vontade de fazer isso, tenho que fazer sozinha, é muito difícil viver assim, ninguém me liga pra saber se estou bem, sabe, só minha mãe, tadinha, ela sempre me liga.. Não entendo porque sou assim tão sozinha, eu não sou uma pessoa amarga e nem baixo astral, mas me vejo sempre sozinha.. Não sei o que fazer pra mudar essa situação, tipo, se eu quero falar com alguém, é sempre eu que tenho que ir atras, tenho que ligar, ficar chamando, ninguém me chama pra nada!

    ResponderExcluir
  50. Você não é o único, acredite! Infelizmente é assim, apostamos e valorizamos demais isso, mas NÓS somos diferentes. Normalmente as pessoas se contentam com "colegas" que são falsos, com sorrisos de vidro e que quando você precisar vão virar as costas.

    Bom, as amizades verdadeiras são raras e muitas vezes inexistentes. Essa é a triste verdade!

    Bom, vou aproveitar para te convidar para conhecer o Jardim das Hespérides (http://jardim-das-hesperides.blogspot.com) ele também tem página no facebook e no twitter (@_hesperides).

    Até mais!
    Jardim das Hespérides.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs não são diferente de ninguém por aqui, minha querida, todos dizem a mesma coisa: "sem amigos"!!
      Pessoas críticas demais, intolerantes, desinteressadas, ódios infundados, revoltas, essa é a verdade!!!!!

      Excluir
  51. Olá, gosto muito de seus textos.
    Tenho a impressão de estar lendo a minha vida.Bjos Paty

    ResponderExcluir
  52. Caríssimo amigo, você não é um grão de areia perdido na imensidão do espaço. A sua história é parecida com milhares, talvez milhões de outras, no mundo inteiro. Mas é também uma grande realidade. Ao ler o seu escrito, sentí-me como voltando ao tempo de criança, quando vivia cercado de amigos, pois as crianças são honestas, quando dizem ser suas amigas. Hoje sou uma pessoa já idosa, pois tenho 72 anos, e durante toda essa jornada, tive muitos companheiros, muitos colegas de trabalho, mas AMIGOS mesmo, apenas três.
    O engraçado é que sempre fiz tudo para ser amigo, mas a recíproca não era verdadeira, já que a falsidade impera em quase todos os corações.
    De qualquer maneira não fique triste por constatar que a vida é, e sempre será assim mesmo.
    E se nos faltar os amigos que gostaríamos de ter, já temos um que nos segue em todos os passos e não nos esquece jamais. Seu Nome: JESUS CRISTO! Levante a cabeça, meu Amigo.
    Um forte abraço de Vandir S Oliveira

    ResponderExcluir
  53. Eu passei por coisas parecidas mas nao sei se posso dizer se foram iguais ou nao pq toda dor e sofrimento nos guardamos em nos, e nao adianta essas pessoas que falam que a salvacao esta em jesus e todas essas coisas (nada contra cada um na sua) mas pessoas como nos sao puxadas para um mar de solidao e quanto mais nadamos mais rapido sentimos que nos afogamos. Sinto o peito doer e uma tristeza que nunca acaba. Sinto um vazio dentro de mim como se tivesse perdido algo que nao sei o que eh. vc se sente assim tbm? Se vc quiser me mande um e-mail que podemos conversar (nao garanto amizade, pois isso nao podemos ter certeza) mas podemos conversar sobre essa solidao que tanto nos aflige. ericayume@hotmail.co.jp

    ResponderExcluir
  54. Cara para de ser dramatico...
    Se quiser saber o pq fabiolarez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Bom, eu li o que escreveu e certamente muitos se identificam com vc. Vc não é o Único!!! Acontece que a vida é assim mesmo, tb tive amigos na época da escola q eu achava q seriam pra sempre, mas a realidade é que cada um vai pra um canto, segue seu próprio rumo e infelizmente não podemos conviver com essas pessoas p/ sempre. E qnd termina a escola ou faculdade acontece q percebemos que aquelas amizades foram só pq nós convivíamos ali todo dia com elas, até por obrigação, pois estavam sempre lá nas nossas classes, mas qnd termina é como se não interessasse mais. Felizmente tenho um amigo da faculdade q mesmo qnd nos formamos sempre arranjamos um jeito de nos falar, de nos ver, pois ambos sabemos do quanto é impornate a nossa amizade. Colegas nós teremos muitos na vida, mas amigos de verdade, pessoas em qm contar nos momentos bons ou ruin, teremos poucos mas certamente temos q dar valor pois valem por um milhão de colegas.
    bjs!

    ResponderExcluir
  56. Eu também sou assim.
    Moro em Recife e algumas problemas me fizeram ser um cara "fechado".

    O interessante é que vivi sem me importar muito com a solidão. Só agora, aos 22 anos, quando precisei encarar a vida de frente (arranjar emprego/fazer faculdade)é que percebi que isso não é nem um pouco normal.

    Queria encontrar pessoas aqui de Recife que me entendessem.

    Fiz um perfil no orkut e tudo para buscar pessoas solitárias de perto.

    meu msn é solidaorecife@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Nosso verdadeiro amigo é JESUS!!

    ResponderExcluir
  58. Ei gente.. tenho 23 anos, moro em campo grande ms e não quero iniciar falando a mesma coisa, pois passo por situação idêntica as relatadas aqui e já que 99,9 porcento das pessoas estão se queixando da mesma coisa, proponho algo novo! uma solução quem sabe.. que tal trocarmos msn que resultara em contatos que consequentemente poderá resultar em amizades, não custa tentar. Como percursora da ideia passarei meu msn primeiro rsr.. quem quiser add será bem vindo(a)! mcg10101@hotmail.com ;)

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Olá Eduardo, eu também me sinto como vc. Acho que tive uma trajetória bem parecida com a sua. Eu morei em muitas cidades para que podesse estudar pois minha cidade natal é interirzão, então os poucos amigos que fiz foram ficando para trás. Atualmente estou há dois anos na mema cidade, onde trabalho e sou funcionária pública, mas não tenho amigos, alguns poucos colegas de trabalho em que posso confiar. Tenho um noivo, que mora em outra cidade distante uns 400 km, então acabo me sentindo muito só.

    ResponderExcluir
  61. eu também não tenho amigos,faz um bom tempo,eu acho que essa foi uma decisão bem racional,eu até escrevi um texto uma vez sobre isso,mas eu já apaguei pois quase todo mundo que não tem amigos,queria ter,ao contrário de mim,eu estou bem sem amigos,eu já tive amigos quando criança,mas eles não eram como eu esperava,teve que uma vez que uma amigo meu me disse que se eu fizesse 10 coisas para ele,ele faria 10 coisas para mim,eu me esforcei para fazer as coisas para ele,então quando foi a vez de ele fazer as 10 coisas,na terceira coisa que eu pedi ele falou que não ia fazer e ficou por isso mesmo

    na sociedade em que vivemos existe um paradigma que a pessoa tem que ser amigos para ser feliz,coisa que não é verdade

    eu posso não ter tudo o que eu quero,eu acho ninguém tem tudo o quer,mas eu posso falar que de certa forma eu sou feliz

    tem muita gente que tem um certo tipo de preconceito com quem tem não tem amigo

    mas não ter amigos não é sinônimo de ser sozinho,eu conheço muitas pessoas que eu não considero como minhas amigas,eu descobri uma coisa os momentos são únicos e não existe nada eterno,por isso eu não busco mais aquela amizade que dure para sempre,eu sei que cada momento que eu passo são momentos únicos e sei que nunca vão se repetir

    ResponderExcluir
  62. Procurei no google, achei voces.
    Nao tenho amigos, nao sei fazee-los.
    O telefone mudo doi.
    Quero trocar ideias, entender a vida de maneira compartilhada nesta minha ja de avancada idade.
    Nao acho, nao tem. Minha alma geemea deve habitar outro planeta.
    Quem sabe, nasci pra ser monge. So questao de encarar.
    Me sinto sinto melhor agora, lendo sobre vcs tbem, pensando em mim.
    Obrigada! Lulu.

    ResponderExcluir
  63. tô tão down agora que nem consigo comentar nada que preste, então vou simplesmente dizer: EU NÃO TENHO AMIGOS e sinto ódio da vida... =/

    ResponderExcluir
  64. Anônimo 26 de janeiro de 2013 21:15

    amizade não é algo importante na vida de uma pessoa,como a maioria das pessoas falam

    se você estuda tente puxar assunto na sua escola,se você não tem assunto tente ouvir que as outras pessoas estão falando,ai você terá assunto,se você trabalha faça a mesma coisa

    ResponderExcluir
  65. Cara tenho o mesmo problema, não tenho amigos... Mas nao consigo não sentir culpa por isso.. a verdade é que sou uma pessoa muito chata. Perdi a empolgação por praticamente tudo, não consigo manter uma conversa agradável com ninguém... eu vejo as pessoas conversando entre si, e elas se entendem... mas só eu não consigo entreter alguém com meu papo... isso é muito triste, odeio ser assim... bom, já volto, vou cortar os pulsos...

    ResponderExcluir
  66. "Anônimo", se vc estiver ai, ñ corte os pulsos. Eu tenho o mesmo problema que vc. Eu tive uma depressão feia, inclusive tentei partir dessa p uma melhor (nada d q eu me orgulhe). Depois disso sei lá, perdi a alegria pela vida, não consigo me identificar c ninguém, ñ sei mais me divertir e há tantas coisas q preciso resolver na vida, e ñ consigo... Isso me dixa ainda mais angustiada. Vc ñ é o único q se sente assim, eu sei exatamente como é!Ñ se sinta uma pessoa "chata", há muitas pessoas engraçadas, carismáticas por aí, que fazem todos rirem, mas ñ valem nada. Tenho um primo assim "popular", que fez todo mundo rir no aniversário do meu irmão e depois roubou a carteira dele. Acabamos descobrindo que foi ele...
    Entao, nao se sinta culpado, vc nao esta fazendo mal a ninguem e esta tentando ser alguem melhor! Boa sorte p nos e p todos q buscam por bons amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei la nao tenho amigos penso muito negativo mais tudo que eu penso parece real talvez nao ia pensar negativo se nao achasse isso real sei la sou meio doido
      por alguma rachao vou deixar meu email aqui anonimo47@ymail.com

      Excluir
    2. Talvez sua negatividade faz com que as pessoas se afastem de vc, ninguém quer um baixo astral por perto, consulte um psicólogo para vc se entender melhor.

      Excluir
  67. Eu também estou na mesma situação, não tenho amigos pra sair, se divertir, aproveitar um fim de semana. sou sozinho mesmo. so tenho colegas mas não costumam sair comigo.

    ResponderExcluir
  68. Joao

    sai sozinho mesmo,não há nada de errado em sair sozinho,você pode até conhecer alguém de interesante no lugar aonde você vai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que a mensagem não é pra mim, mas vu me meter.

      Não há nada de errado em sair sozinho. Estou descobrindo isto agora. Mas a caminhada é sempre mais legal quando estamos acompanhado!

      Excluir
    2. ai depende,você pode querer comprar algo,para você e não comprar por não ter dinheiro para comprar para o seu amigo também e não querer que ele fique achando que você é egoísta por não ter comprado para ele

      se você tivesse sozinho,isso não teria acontecido

      Excluir
    3. Sair sozinho é ótimo, vc tem chance de se conhecer melhor e conhecer gente nova!

      Excluir
  69. Eu tb não tenho amigos e nunca tive, desde criança, a minha vó era a minha melhor amiga, ela já faleceu, ela que brincava comigo.Sempre fui colocada de lado. Nunca recebi um elogio, uma atenção de amigo. Só tive desilusões. No meu aniversário ninguém me liga. Juro que nunca o telefone da minha casa ou meu cel recebeu chamada de alguém para bater papo comigo, nunca.
    Para se ter uma idéia, eu gosto muito de uma "amiga" mas ela não me considera sua grande amiga, eu vejo que ela prefere as outras meninas. Nunca ninguém me pediu um conselho ou desabafou comigo....o duro é que eu sei que tenho um coração enorme, não tenho inveja, elogio sempre, mas não agrado. Porque as pessoas se afastam de mim? Eu seria um ótima amiga. Eu tenho dó de mim... Choro quando vejo amigos reunidos. Eu devo ser chata...não bebo, gosto de dormir cedo, gosto de musica clássica, sou discreta, e sou sincera. Sofro muito mesmo. Quando eu morrer estou pensano em ser cremada, porque não vai ter ninguém no velório, ninguém sente a minha falta.
    Pelo menos no crematório toca Mozart......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, não sei muito o que dizer. Estou na mesma situação e muitas outras pessoas também estão pelo que tenho visto aqui no blog.

      Eu acho que poderíamos começar a nós comunicar. Todos aqui que se sentem assim. Precisamos fazer alguma coisa em relação a isso.

      A maioria aqui vem no blog e fala que não tem amigos para uma outra pessoa que tb não tem amigos. Pouquíssimas pessoas me procuraram para tentar sermos amigos.

      Para quem quiser, meu skype é: franciskolwisk

      E vc, moça, não sei muito seobre vc, mas pode ser que tenha depressão, fobia social. Sei lá. Eu entendo o que vc disse, mas as vezes, nós nos afastamos da pessoas por vontade propria e não percebemos.

      Excluir
    2. Que coincidência, faço aniversário no dia do seu post, me sinto igual a você em várias situações e também tenho medo que ninguém apareça no meu velório.Tudo de bom!

      Excluir
  70. Eu tenho vontade de dar e receber um abraço, só um abraço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de braços abertos!

      Principalmente se vc for mulher, de olhos claros e linda!

      Excluir
  71. Anônimo 26 de fevereiro de 2013 00:49

    então você teve uma amiga que era a sua vó,né?

    o meu celular só me liga quando é engano,eu uso ele mais como despertador do que como celular

    você não pode obrigar a uma pessoa te considerar como amiga

    eu acho que é a sua personalidade que é diferente das pessoas em volta de você



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu celular tb toca pouco. Quando toca é coisa de trabalho, stess.

      Na verdade eu nem gosto quando ele toca... Aos poucos vamos descobrindo algumas coisas, eu por exemplo tenho panico e fobia social.

      Excluir
  72. Obrigada pelas palavras carinhosas....Eu estava ansiosa aguardando um comentário....uma ajuda.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu não tinha o costume de responder os comentários. Mas vou mudar isso!

      Às vezes, queremos ser amigos de quem não quer ser amigo da gente. E insistimos nisso. Quando não temos o amigo que tanto queríamos, ficamos frustrados e achando que não temos a capacidade de fazer amigos.

      Como disseram acima, às vezes é a sua personalidade dos outros que não bate com a sua. Não adianta querer ser amigo de gente baladeira se vc é caseiro.

      Excluir
  73. Fiquei lisonjeada pelo mentor do blog responder meu comentário. Acho importante vc participar de vez em quando e não apenas "jogar" o assunto. A propósito sou mulher, linda, morena,,hahaha... mas, sou bem casada! Até fiquei descontraída! Estou mais feliz pela atenção que me foi dada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  74. a verdade pelo qual eu não tenho amigos,é que eu nunca encontrei uma pessoa disposta a se sacrificar por mim

    exemplo,eu e a pessoa A conhecemos a pessoa B e a pessoa B,chama a pessoa A para ir a um lugar e não me chama,se a pessoa A for minha amiga,ela não deverá aceitar por que a pessoa B não me convidou


    a ruim é que num encontrei ninguém disposto a fazer isso por mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que loucura a sua! Vc quer um amigo que se entristeça ao seu lado, se um convidou ou outro e não te convidou é pq querem conversar, não adianta monopolizar amizades, vc quer alguém que se "sacrifique por vc", e não quer alguém que divida momentos felizes e outros nem tão felizes ... assim vc se torna somente um peso na vida dos outros. Vc precisa passar alegria, entusiasmo e segurança para os outros, caso contrário as pessoas correm de vc! Primeiro se conheca melhor e se sinta feliz consigo mesmo.

      Excluir
  75. O amigo não tem que se sacrificar por vc. Ele tem que ser leal! Pensando melhor, não é tão ruim não ter amigos. Mesmo porque, se vc observar, os amigos dessas pessoas só querem sair pra badalação, oba-oba e tal. quero ver essas pessoas sem dinheiro, com problemas no casamento, se vão dizer que tem amigos, hahaha. Pelo menos nós não somos enganados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sacrífico é quase a mesma coisa que lealdade

      no exemplo que foi dado a pessoa A me deveria me perguntar se ela estava chateada pela pessoa B não ter me convidado e se eu tivesse,a pessoa A deveria pensar se a pessoa B não vai convidar o meu amigo,eu também não vou

      Excluir
    2. Complicado seu pensamento ... cobranças e mais cobranças, nem pessoas casadas gostam dessas cobranças, pense bem, dê liberdade de escolha, respeite.

      Excluir
  76. Com relação as pessoas A, B, C, D, etc.... Não acho que o seu amigo deveria recusar o convite se vc não fosse convidado! Imagine só, se isso fosse correto, iria virar um trenzinho que não acabaria nunca! O A tem que convidar o B porque conhece o C, que conhece o D, que conhece o E,etc. Dê uma chance,tb. Não descarte logo de início uma amizade. Eu dei uma chance pra uma pessoa que tinha agido errado comigo e hoje somos amigas. Se valer a pena, fale que vc gostaria de ter ido! Pra te convidar da próxima vez, não é humilhação, é sinceridade! Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conhecer é diferente de ser amigo

      se a pessoa logo no começo da amizade já faz uma coisa dessas por que eu deveria ser amigo dessa pessoa

      ai isso varia para cada um,eu acho que se uma pessoa errar uma vez comigo,ela está propensa a cometer outro erro

      a próxima vez não vai ser igual a primeira vez

      Excluir
  77. Eu também não tenho amigos. Sabe, uma vez uma pessoa me disse que eu só vejo o lado ruim e com problemas das pessoas/amigos. Eu tenho que "focar" no lado bom, não nos defeitos. Acho que ser tolerante e "observar" é um começo. Como eu te disse, as vezes devemos ignorar o "tropeço" do amigo, dar uma chance. Se não valer a pena, ignore. Não seja tão duro! Estou tentando fazer isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso varia de pessoa para a pessoa,eu não contrataria para tomar da minha casa,uma pessoa que já peguei me roubando,a mesma coisa acontece com a amizade

      a decepção ocorre porque não existe uma pessoa que seja 100% igaul a outra

      Excluir
  78. Sabe... Gostaria dede te contar uma coisa... Uma vez a minha "inimiga" fez que fez, que conseguiu a amizade da minha melhor amiga. Vc acredita! A ponto de dormir na casa dela. Ela mora com os pais. Eu quase morri de depressão. Com o tempo, eu não sei o que aconteceu, elas perderam a amizade, pra valer, mesmo! E sempre continuei a amizade com a minha amiga. Dizia que a outra estava procurando ela só pra me provocar, não era sincera com ela! O tempo foi justo e mostrou a verdade. Dê tempo ao tempo na amizade. Ningúem consegue manter duas caras ao mesmo tempo! Como eu disse, as vezes o amigo tb erra. Se valer a pena damos uma chance! SoBoa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não consigo ser amigo de mulher,eu já até tentei,eu adorava conversar com ela,eu passava horas conversando com ela,ela era super legal comigo,mas com o tempo,eu comecei a gostar dela e ela não quis nada comigo e eu sofri,isso aconteceu com todas as mulheres que eu tentei ser amigo

      eu até acredito que seja possivel amizade entre homem e mulher,nós seguintes casos,que um os ambos sejam homossexuais,que um ou ambos estejam namorando com outra pessoa,se não for esse casos,eu acho impossível a amizade entre homem e mulher

      Excluir
    2. Eu acho que pode existir amizade entre homem e mulher, mas em alguns casos um deles sempre vai acabar se apaixonando. E eu acho isso ótimo. Quem é melhor para namorar além da sua melhor amiga?

      Excluir
    3. o ruim é se sua amiga não quiser nada com você e o pior ela ficar com outro cara e você sofrer bastante por não conseguir abafar o que sente para ela

      eu não conheço nenhum caso de amizade entre homem e mulher que o homem ou a mulher sejam homossexual ou que um deles estejam namorando com outra pessoa

      Excluir
  79. Estou meio confuso com relação a quem tá falando o quê pois todos estão como anonimo.

    Em relação ao A e: vc está errado, como já disse o outro anonimo. Acho que faz parte da amizade saber que o amigo não é sua propriedade. (Mas dá pra entender o ciúmes).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente responder a pessoa que comentou

      amizade tem que ser útil para algo,um amigo para mim é alguém que recusaria ir em um lugar só para me apoiar na minha decisão

      exemplo,eu e meu amigo fomos chamados para ir na festa da pessoa C,mas a pessoa C fez de ruim comigo,então o meu amigo não deveria ir para a festa da pessoa C,para mostrar aonde um não vai o outro também não vai

      amigo para mim,deveria ser um companheiro

      como naquela música

      "quero chorar o seu choro,quero sorrir seu sorrisso,valeu por existir amigo"

      Excluir
  80. como eu crio tambem um blog

    meu email anonimo47@ymail.com

    ResponderExcluir
  81. eu acabei de descobrir que uma pessoa que eu pensava que era minha amiga vai ser mudar e ai e os laços de amizade para aonde foram todos eles,essa pessoa não tinha o direito de se afastar assim de mim

    ResponderExcluir
  82. Amigo não se torna "mais amigo" porque mora perto!
    A distancia não interfere. Ainda mais hoje em dia com a tecnologia....
    As vezes aquela pessoa mais próximo da gente é o nosso inimigo.... Pense nisso!
    E as pessoas tem planos, carreira, etc. A única pessoa que era obrigada a ficar do seu lado era sua mãe pra te alimentar! As outras que tb te amam tem liberdade, sonhos, etc. Não são sua babá. Ajude sua amiga na mudança de casa. Ela vai gostar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não troco o real pelo artificial

      amigo deveria ser uma pessoa para compartilhar os momentos felizes e morar perto é essencial para isso

      ou pode ser o nosso maior amigo

      se a pessoa for mesma minha amiga,vai ter que adaptar os planos dela e a carreira a mim

      eu vou fazer uma coisa que eu sou contra,é sério isso

      Excluir
  83. olá ,estoiu me sentindo muito sozinha tenho uma familia querida e um marido maravilhoso ,mas depois que casei nao tenho mas nenhuma amiga ,nunca fui de tre muitas mas em cada fase da vida sempre tinha uma ou mais que fosse mais chegada aquelas de vc poder contar tudo ,sair , chorar junto.mas agora todas seguem suas vidas algumas até ficam sozinahs as vezes mas em vez de me procurar procuram outras pessoas ,cansa so vc dar o 1º passo,fica parecendo que a pessoa perdeu mesmo o interesse ,niguem vem na minha casa ,nao sei o que impede as pessoas de virem aqui elas falam que vao vir mas nunca vem ,eu tb nao fico chamando,pq q qaundo quero ver alguem nao espero ser convidada eu ligo e vou até pq somos conhecidos de infancia,pra compeltar meu marido nunca teve amigos ,nunca se esforçou muito tb pra cativar e fazer durar as amizades,entao eu so tenho a ele praticamente e minha familia e ele so tem a mim.as vezes canso queria que a gente saisse com outros casais ,sempre so nos dois ´s chato e tipo quendo a gente tiver filho ,se a gente continuar assim ele terá grande probalilicaade de ser sozinho,eu fui criada com a casa dosmemus pais sempre cheias de vizinho ,crianças e essa lembarnça é muito boa a melhor da minha vida ,mas fico imaginado como seria ruim se fosse o contrario ...nao aguento mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos vc casou! E em teoria tem um amigo que seria o seu marido.

      Acho que as pessoas não vão na sua casa porque não dá tempo mesmo. A vida separa a gente, quando um pode o outro não. E pode ser que elas percebam que seu marido seja mais reservado.

      Acho que seu marido mudou um pouco o seu estilo de vida quando na verdade (na minha opinião) o melhor seria o contrário: vc influenciar ele.

      Mas acho que de uma forma geral, quando crescemos e casamos ficamos mais isolado do resto do mundo. As obrigações chegam, tem stress, trablaho etc...

      Vc parece fazer amigos fácil, deve ser só uma fase.

      Excluir
  84. Não fique assim! Eu te entendo! Posso ré garantirvque quando vc tiver filhos, as coisas serão diferente! Tenho 3 filhos. Eles desde pequeninhis querem trazer os amiguinhos para dormir em casa. E as mães na escolinha adoram se reunir, vc vai ver. Eu nunca participei, porque tenho dificuldade de me relacionar, de fazer amigos (por isso estou neste blog claro!)mas, se vc tem vontade, vai receber muitos convites. SUa casa vai ser muito alegre. Vc precisa ter um filho logo! Um casal sem filho é muito chato! Mais do que não ter amigos! Vc não quer engravidar logo? É uma vida completamente diferente. Eu acho que é isso que esta te faltando, mesmo sem te conhecer. Peço desculpa se estiver errada! Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo como pessoas com dificuldades de ter amigos ou de ser relacionar conseguem se casar, como é o seu caso.

      Me manda a fórmula secreta? hehehe.

      Eu penso que um casal com filhos é que deve ser chato... Criança é muito bom, mas temporariamente. Acho que não quero ter filhos nunca!

      Excluir
    2. legal vc ter comentado sobre ter filhos ja faz mais de um ano que estou sem tomar remédio estou tentando engravidar e eu meu marido estamos muito querendo ter filhos ja temos 3 anos de casados e estamos ansiosos,mas estou fazendo acompanhamento médico pq tenho ovario polocistcico e isso pode acontecer de um dia pro outro ou pode demorar ,essa é a nossa luta agora ,quero ter no minimo 2 filhos e aumentar minha familia,mas Eduardo até um certo tempo é legal mesmo nao ter filhos vc fica mais livre pra fazer o que e quando quiser mas é da nossa natureza ,chega uma certa hora que vc quer mais da vida ,um dia vc vais saber uns descobrem mais cedo outros mais tarde.e quanto meu casamento, eu nunca fui ter muitos (ser a popular) mas como disse sempre tinha alguns ou uma melhor amiga a cada fase da vida mas agora que fiquei mais afastada,e meu marido eu conheci na internet,doidera mas deu muito certo e ele morava perto da minah casa mas se nao fosse na net acho que nunca iriamos nos conhecer,é posso dizer que nao poderia ser outro pq a gente se entende muito bem,mas antes dele tb havia conhecido outra pessoa na net,é um meio tb de conhecer e se relacionar mas tem que ter cuidado pra nao achar nenhum maluco ou maluca por ai,quando penso nos riscos que poderia ter corrido ,mas sei lá tem hora que temos que agir por impulso tb ,se naoa vida fica muito amarrada, e as coisas nao acontecem.bjos

      Excluir
  85. Olá Eduardo como esse seu post já foi escrito há algum tempo e agora eu vi que vc está respondendo os comentários eu gostaria de saber como vc está conseguindo conviver hoje em dia com essa questão.(claro se vc não se sentir incomodado em responder) Eu tb passo por isso e nesse momento da minha vida isso está me incomodando mt, parece que só eu no mundo, uma pessoa com vinte e poucos anos não tenho companhia para fazer as coisas. Sei que vc tb passa por isso. mas parece que vc consegue conviver melhor com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cah.

      Este post é antigo (2009) e é o mais valioso do meu blog. É o mais acessado! Isso me fez ter certeza de que não sou o único nesta situação. Todos nós estamos no mesmo barco.

      De lá pra cá, descobri algumas coisas que me ajudaram, mas não muito. Por exemplo: tenho ansidade, um pouco de panico e fobia social. Fui ao psiquiatra e ao psicólogo e estou tentando melhorar algumas coisas.

      Tento sair mais, mesmo que sozinho. Tento não recusar convites de amigos. Todos temos amigos, achamos que não no sábado a noite porque nos sentimos abandonados. Mas um amigo ou outro a gente sempre tem.

      O problema é que depois que a gente cresce as coisas mudam, temos trabalho, não moramos na mesma cidade, há mais gente na história (namorados, filhos, etc).

      Não vou dizer que agora tenho 100% de certeza que tenho amigos. Muitas vezes acho que não tenho, mas muitas outras vezes acho que tenho.

      Não sou do tipo que gosta de sair pra bar, nem balada todo final de semana, ou seja, não sou lá muito animado. Isso realmente afasta as pessoas, mas as que ficam são mais confiáveis.

      Eu tb ainda não tenho com quem sair da minha idade (saio com meus sobrinhos, minha irmã, etc). Ultimamente nem amigos virtuais eu consigo ter... hehehe. Sempre fui, de uma certa forma, sozinho. Tentei me aceitar assim. Tente fazer algumas coisas sozinha, eu sei que não é tão legal, mas é mais legal do que ficar com pensa de vc mesma.

      Excluir
    2. eu sou um pouco parecido com você

      eu também sou muito ansioso e controlador,eu acho que por isso que eu não tenho amigos,já que eu não tenho como controlar as ações das outras pessoas

      eu atualmente ando estudando e trabalhando então,eu só saiu domingo depois do trabalho para jogar magic(um jogo de cards)

      eu bebo bem as vezes,eu só não gosto de sair para beber sozinho,pois eu não conheço nada do lugar aonde eu moro,isso é uma das desvantagens de não ter amigos,eu digo que eu não tenho amigos não apenas porque eu não quero,mas também porque eu não consigo

      eu vou citar o que eu disse acima como exemplo

      vamos supor que para mim,uma pessoa para ser minha amiga,ela tem que me levar para conhecer a cidade aonde eu moro

      ai vamos supor que uma pessoa aceitou me levar um dia para passear em determinado lugar aonde eu adorei conhecer com ela

      essa pessoa apartir disso,seria minha amiga

      mas ai eu ia querer sair mais com essa pessoa e durante períodos de tempos cada vez mais curtos,essa pessoa tem outras coisas para fazer além de sair comigo,ela também tem outros amigos,ai sempre que essa pessoa recusar sair comigo,eu pensaria por que será que essa pessoa não quis sair comigo será que eu fiz algo de errado

      eu poderia arranjar vários amigos,para poder suprir o tempo que essse meu amigo não pode passar comigo,mas essas várias amizades dariam problema pelo mesmo motivo acima

      ainda tem problemas adicionais,os meus amigos também poderiam me chamar para ir em lugares que eu não quero ir por algum motivo,ai eu tenho 3 opções,primeira não ir,segunda ir pensando que se eu não for esse meu amigo não vai querer sair comigo quando eu quiser que ele saia,terceiro ir depois de meu amigo me disser que se eu não for nesse lugar,ele não vai querer mais sair comigo(esse terceiro é chamado algumas vezes de prova de amizade)

      Excluir
    3. Sim, pensamos muito. Somos complicados...

      Pelo jeito gostamos de procurar pelo em ovo.

      Eu tb já senti o que vc descreveu, tentamos não ter amigos para não magoá-los ou por não conseguir controlá-los.

      Excluir
  86. Você praticamente me descreveu. Não sei por onde começar, por onde mudar, sabe? Hoje sou o resultado de milhares de ações, provenientes de outras pessoas, à mim, que interferiram diretamente na minha vida e me fizeram ser quem sou hoje. Fico pensando em como seria se estes episódios decisivos não tivessem existido, em como seria diferente. Talvez um sujeito feliz, desses que leva a vida como uma festa, que se alegra, que se diverte, que sai, bebe, que faz amigos no final do dia, e quiçá sua dose de romance. Tomei ódio por esse tipo de conduta. Um ódio irracional, eu sei... Não dá pra explicar essa relutância com o estereótipo de ser feliz que a sociedade cria. Me expurguei disso com fervor, tanto que nem consigo compreender mais o que sou e o que era, por isso sei que estou defeituoso de uma maneira absurda.
    Às vezes me pego sorrindo de melancolia, num vazio sem sentido, oco, como se houvesse uma comédia interna, dentro disso tudo, por um dia ter sido como todos. Daí me revolto com a vida, e penso em tirá-la (apenas penso, sei que esses pensamentos acometem muitas pessoas durante alguma fase de suas vidas e não passam disso), mas a coragem para isso é pequena demais, sou covarde neste aspecto. No fundo, sei que há algo chamado "esperança", se é que posso chamar este ínfimo sentimento guardado em algum lugar.
    Já tentei recorrer à divindades, mas sou cético o bastante para isso. Com todo o conhecimento que adquiri sozinho nestes últimos anos, seria um retrocesso voltar a pensar em me prender à antigos dogmas (que de certa forma sempre foram presentes na minha vida). Não me convenço.
    Com os anos eu fui me moldando, e me tornando, por dentro, frio, seco, sem vida, e excessivamente chato, crítico com o mundo. Minha polidez e educação, quando não voltadas com um sorriso simpático escondem um ser triste, digno de pena. Tento aparentar ser uma pessoa normal para os outros (quando estas situações se mostram essenciais), mas tudo isso não passa de um personagem criado para a sociedade. Fora de casa sou bem diferente de quando estou nela, com minha família principalmente (com a qual tenho uma péssima relação). Quando posso me encontrar, sem ter que fingir ser alguém psicologicamente normal, vejo o quão problemático e confuso me tornei. Nada está bom para mim, e por isso, não suporto ninguém... No fundo eu sei que o errado sou eu, que as pessoas ao redor não tem culpa, e que eu um dia posso ser como elas de novo. Talvez. A questão é que não sou feliz, e não sei como ser. Amigos me fariam melhor, eu sei, mas deveria mudar sozinho? Ou achar tais peças raras que me fizessem mudar naturalmente? já tentei gostar da solidão, e confesso que às vezes ela me conforta com seus meios de sedução. Troco amizades por músicas, filmes, arte, escrita... Mas ainda me sinto vazio. Tenho 19 anos e espero que mude nos próximos anos. Tenho planos. Escrever um livro, terminar minha faculdade, me envolver de alguma forma com essa cidade, me apaixonar de verdade quem sabe (não me acho feio, rs). Conseguir uma maior auto-compreensão, por fim. Vou procurar um psiquiatra/psicólogo, coisa que deveria ter feito há 7 anos atrás. Obrigado por me fazer enxergar um pedaço de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vc tem que mudar sozinho, ser mais tolerante, vc quer que as pessoas o entendam mas vc tem ódio do jeito das pessoas como quer que as pessoas o aceitem desse modo tão crítico com vc mesmo e o mundo? O tempo não espera ninguém, a vida está aí para ser vivida, somos todos diferentes, graças a Deus, uns complementando os outros, uns ensinando outros aprendendo, levantando e caindo, chorando e rindo .... dançe a música conforme o rítmo sem dizer que não sabe dançar!

      Excluir
    2. Adorei vc ter escrito aqui no blog.

      Wow... Parece que fui eu que escrevi o seu cometário. Eu tb acho que sou o resultado de várias coisas que aconteceram na minha vida. Mas hoje eu me pergunto "porque eu não me defendi?" ou "porque não aceitei de uma outra forma?"

      Não odeio pessoas felizes, mas acho que felicidade tem limites. Geralmente, penso que se está tudo bem, tudo felz, algo ruim está prestes a acontecer.

      Eu tb já pensei em me matar várias vezes. Já "meio que" tentei 2 vezes, mas sem sucesso e sem ninguém saber. Numa eu desisti quando vi que o negócio era sério e, na segunda vez, a forma não deu certo (provavelmente, não era a minha hora).

      Eu tentava ser muito educado com as pessoa, mesmo quando elas me irritavam. Agora, eu tento ser mal educado se elas me tratam mal. Eu sei que é errado, mas é o que tem pra hoje...

      Acho que a gente se acostuma com a solidão. E não acho que ela seja ruim. Até gosto dela. Mas as vezes enjoa, quero algo diferente.

      Vc é novo, tem 19 anos. Acho que minha vida começou a mudar quando tinha + ou - a sua idade. Acho que fiz algumas escolhas erradas (embora eu provavelmente as fizesse de novo), mas vc já está ciente de que deve mudar. Então, aproveita que vc tá na faculdade e tente sair mais de casa.

      Não escreva livro nenhum agora. Provavelmente, ninguém vai ler.

      Tomara que vc se apaixone e que alguém se apaixone por vc! E aí, quando for o casamento, vc me manda o convite. :P

      Enfim, se vc busca a auto-compreensao ficará mais triste e preso no seu mundo. Quando mais a gente sabe, menos feliz é. A burrice é o começo do caminho da felicidade. Hoje, eu estudaria menos. E já comecei a fazer isso! (não siga este meu conselho estúpido).

      E fico feliz que vc vai procurar ajuda de alguém. Comece pelo psicólogo (ou psicologa, se vc achar melhor). Depois, ja com ele se aconselha vc ir a um psiquiatra.

      Abração!!!

      Excluir
  87. Todos por aqui parecem sentir falta de amigos, mas uns esperam os outros tomarem a iniciativa de se tornarem amigos ... se todos querem amigos por que todos estão só?
    Falta de atitude? Ou preguiça?
    A verdade é que as pessoas estão pouco tolerantes umas com as outras, sem paciência, sem interesse mesmo.
    Tente se unir a algum grupo, na faculade, em algum curso, academia, lugares onde há pessoas ... assim, talvez, vc consiga alguns colegas mas muito dificilmente conseguirá um amigo leal e companheiro, se conseguir 1 amigo se sinta feliz, pq colegas é apenas para o chopp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é medo.

      Mas vc tb está certo. Pelo que estou vendo nos comentários, as pessoas quem que o outro seja perfeito, que seja um amigo exclusivo dele e de mais ninguém.

      Acho que a maioria de nós não gostaria de ser colegas e sim amigos. Ou seja, queremos gostar dos colegas como amigos, mas isso não é reciproco! uahuahua Mas como vc disse, amigos sao bem dificeis de se ter.

      Excluir
    2. Nada a ver...cansei de só ser amigo pros outros....me desdobrei demais...me dediquei demais...e continuo sozinho...tenho direito de querer ter e nao só ser amigo

      Excluir
  88. Percebo que a maioria das pessoas procuram pelo "amigo perfeito" ... como assim se nem nós somos perfeitos?! As pessoas são como são, e se tornam amigos aqueles que tem mais afinidades, qdo não se tem amigos devemos meditar a respeito: como sou verdadeiramente? aceito os defeitos do outro? quais os meus defeitos? sou bom ouvinte? respeito a opinião alheia? respeito o espaço do outro? sou uma pessoa leve ou um peso de chatice? tenho bom humor? sou malevável? sei conversar sobre vários assuntos? É isso aí, caros amigos, as vezes as pessoas são "pesadas", mau humoradas e intolerantes, se acham tão "especiais" que ninguém serve como amigo ... como assim? Estamos todos no mesmo planeta aprendendo, evoluindo .. e vamos caminhando, cada um escolhe como, se sozinho ou acopanhado .. se escolher caminhar sozinho não reclame as consequencias, caminhar acompanhado, por mais diferente que a outra pessoa possa ser, com certeza, terá mais graça!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Estou ficando surpreso com as respostas dos comentários.

      Sua resposta foi fantástica. Temos que parar de pensar na perfeição do outro e na nossa. Não vamos alcançá-la, nem ninguem.

      E eu tb concordo: o caminho parece mais curto quando estamos acompanhado.

      Todos aqui deveriam parar, ler as perguntas acima, e pensar, refletir.

      Excluir
    2. eu estava querendo responder a isso a muito tempo,eu não respondi antes,porque eu não tinha chegado a um conclusão,mas agora eu cheguei a ela

      as pessoas buscam o máximo das coisas e a perfeição é o máximo,você não iria aceitar se você pagasse por 3 paes e a pessoa só te desse dois

      o mesmo exemplo do pão,você escolhe o pão pelo o que ve no seu exterior,se você abrir o pão e notar que ele está mofado,você se decepcionaria,o mesmo acontece com as pessoas,nós escolhemos os nossos amigos pelas qualidades deles e não pelos defeitos

      as vezes tem mais graça caminhar sozinho,mas cada caso é um caso

      Excluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho dificuldade em me expressar. Talvez seja meu histórico de vida. Passei toda a minha infância e adolescência sem nenhum amigo, sem nenhum amigo mesmo. Não havia ninguém no colégio que para brincar comigo, passava a hora do recreio sozinha na biblioteca, no final de semana os desenhos da televisão eram meus únicos companheiros. A dor da solidão foi muito grande, mas não passou. Hoje tenho 42 anos e ainda me sinto sozinha. Separei do meu marido, não tivemos filhos, não tenho contato com meus irmãos e meus pais, meus únicos amigos, já morreram. Quanto aos meus colegas de trabalho, o momento mais íntimo que eu desfruto com eles é a hora do almoço, e mesmo assim é para falar de trabalho.
      Na minha infância, meus amigos eram os desenhos, hoje são os filmes que trago da locadora. Esta sou eu,

      Excluir
    2. Eu não tenho amigos, não tenho nenhum amigo.
      Passei toda a minha infância e adolescência sozinha. Não havia ninguém para conversar ou brincar. Na hora do recreio, eu ficava sozinha na biblioteca. Quando tinha trabalho em grupo, eu fazia sozinha, estudava sozinha, lanchava sozinha e voltava para casa sozinha. Entrei para a faculdade, tive conhecidos, mas não amigos. Perdi minha virgindade aos 22 anos com meu primeiro e único namorado, ficamos juntos até eu completar 28. Hoje eu tenho 42, moro sozinha, não tenho filhos, sou filha única e meus pais, os únicos amigos que fiz na vida, já morreram. No ambiente de trabalho desfruto de momentos íntimos com meus colegas na hora do almoço, falando de coisas superficiais e trabalho. No momento estou de férias, sem ninguém para ligar ou passear. Meus companheiros são os filmes que trago da locadora, não tenho perfil no facebook, porque não tenho quem adicionar. Esta sou eu.

      Excluir
    3. Nao ta perdendo nada...essa sociedade tafalida msm

      Excluir
  90. Oi, gente. Eu tinha um blog que eu postei um texto sobre não ter amigos... Lembro que er aum dos mais acessados. Lembro que na mesma época mais ou menos o Eduardo escreveu este.

    Hoje resolvi procurar no google novamente a aexpressão "eu não tenho amigos".

    Bom, eu aprendi a me aceitar. Hoje eu não fico tanto me comparando e sempre co medo de ter lidar com a reação das pessoas pelo fato de eu ser diferente...

    Poxa, cada um é cada um. vamos tentar nos livrar dessa pressão de ter que ser normal e viver da melhor forma possível com nosa diferença.

    Se aceitar não quer dizer que devemos nos conformar! Refilta, se você não tá bem por ser asim, procure ajuda. Eu não sinto tanto falata de amigos. Sinto mais falta de um namorado, vou ser sincero, rs. mas também não me desespero.

    Nós seres humanos somos muito inconformados. Eu já quebrei a cara muito por causa disso. Nos cabe aceitar a vida como ela é, não como gostaríamos que fosse, prque senão a gente fica vivendo mais no sonho do que na ilusão.

    Um texto muito bacana, espírita, que li uma vez dizia que a gente tem que aceitar sem ilusão o que verdadeiramente somos para assim realizar a mudança.

    Por isso se você não está satisfeito, procure uma luz... Pode ser que existam motivos pra isso. Psicóolo ajuda, alguém da família...

    Eu mesmo descobri que tenho uma característica genética, que a medicina chama de TDAH, que explica muito do que eu sou, das minhas atitudes e jeito de viver a vida, depois de descobri isso passei a me aceitar mais ainda...

    Desejo sorte , paciência, sabedoria e coragem pra todos vocês!

    ResponderExcluir
  91. boa tarde Eduardo ,
    Como anda as coisas com você,espero que tudo bem.
    sou quem fez o comentário de que sou casada e estou tentando ter filhos,....

    ResponderExcluir
  92. Oi Eduardo. Feliz Ano Novo!

    Ler o seu texto, justamente hoje, me confortou.
    Também não tenho amigos. Para mim sempre foi difícil confiar nas pessoas, me abrir e relaxar. Por isso sempre foi mais confortável ficar na minha, embora eu sinta falta da intimidade de uma amizade verdadeira. Tenho colegas, que vem e vão, mas nessa época de festas me sinto triste, porque, sinceramente, não sinto que tenha um laço especial com ninguém além de meus pais.

    Por isso gostei de ler a sua confissão. É duro confessar isso, muita gente acha engraçado, fala mal. Não entende que para algumas pessoas é mais difícil criar amizades. Essas pessoas eu tento ignorar. Vamos cuidar de nós para ser cada vez melhores, e eu acredito que vamos atrair pessoas legais à nossa volta.

    Abraço! Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  93. Meus amigos são meus pais e minha avó. Os demais são colegas. Não por desinteresse ou falta de iniciativa de minha parte, mas porque não há recíproca. Procuro estar aberta a isso, porém a maioria das pessoas só se aproxima de você quando precisam de algo, interesse apenas. Convivi com uma pessoa durante 2 anos e esta pessoa simplesmente me ignorou e deixou de falar comigo de um dia para outro por algo que eu disse ( e não me disse nem o que era ) e ela não gostou. De gente assim, quero distância. Quanto a filhos, penso até em além de naturais, adotar um pelo menos. É uma grande responsabilidade, um grande aprendizado e também sacrifício. Se a pessoa não estiver disposta a se sacrificar e fazer renuncias, acho que é melhor que não tenha filhos mesmo.

    ResponderExcluir
  94. Eu tambem nunca tive amigos, eu falo nunca mesmo, desde criança as outras crianças preferam somente o meu irmao, eu tenho uma deficiencia no olho esquerdo e isso complica mais aimda a minha situaçao, as poucas pessoas q se aproximam de mim sempre é pelo q eu tenho, Passo meus fimais de semana sozinho com o meu celular esperando ele tocar e ele numca toca, quando toma é a minha mae q me ama ou a minha esposa q mora comigo porque tem pena de mim. Tenho inveja das pessoas q tem amigos, sofro muito com isso, ja tive muitas vontades de me matar, eu nao sei porque eu nasci, nunca fui feliz e nunca consigo fazer alguem feliz. A minha vida é triste. Hoje eu diferente das outras pessoas q esperam o final de semana eu prefiro os dias uteis da semana porque eu falo com alguem, converso e me esqueço um pouco dos meus problemas, mais quando chega sexta feira começa o meu calvario, o meu telefone nao toca. Porque eu sou assim? Queria muito ser feliz, queria muito conversar sair, as vezes eu choro, choro sozinho em casa, fico assistindo televisao q é a unica coisa q me distrai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sua situação - apesar da sua deficiência no olho - é melhor do que a minha. Vc tem uma esposa. Uma pessoa que teoricamente te ama e a quem vc tb ama. Então, minha dica é: quando vc se sentir sozinho, corra para os braços da sua mulher. Saia com ela, converse com ela, assista Tv com ela.

      Pelo fato de vc chorar sozinho, se isso for constante pode ser que vc esteja com depressão e por mais que resista e diga que não quer tomar remédios, só assim vc vai melhorar. Vá ao médico.

      Eu tb as vezes prefiro os dias da semana. Teve uma época que era assim e quase está voltando a ser. Vou tentar deixar a peteca não cair.

      Excluir
  95. A era digital nos tornou mais solitários que nunca... sou casado mas vivo sozinho minha mulher e eu vivemos realidades diferentes, ela conectada cheia de amigos virtuais e eu aqui sozinho. Estou desesperado querendo separar mas não sei como fazer. Talvez já esteja separado sem saber. Sinto-me só na minha casa e com alguém do lado... há alguma pessoa assim também? João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pelo menos vc conseguiu casar. Já deve ter saído bastante e namorado um bom tanto. Só nisso vc já dá de 10 a 0 em mim no quesito "relacionamentos".

      Acho também que vc tem a faca e o bolo nas mão. Tipo, eu só me casaria com uma pessoa que fosse minha amiga. Converse com sua esposa e diga que quer ficar mais tempo com ela. A era digital realmente deixou a gente mais solitários porque os amigos virtuais são como queremos na imaginação. Na vida real eles são cheios de imperfeições.

      Excluir
  96. Obrigado. Bom ouvir palavras de estímulo. João

    ResponderExcluir
  97. Eduardo, não sei se isso poderia ajudá-lo a conformar-se com sua situação mas, você talvez não seja a única pessoa a sofrer desta “Solidão crônica”. Meu nome é Carlos, tenho 49 anos e por mais estranho que isso possa parecer, somos almas irmãs nessa jornada da vida em solidão. Apesar de ser uma pessoa comunicativa, estranhamente não tenho amigos e não porque eu não os queira mas, simplesmente não consigo cativar a amizade de ninguém, pra piorar a situação meus pais e avós já são falecidos e vivo sozinho em uma cidade do interior de Minas, próxima a São Paulo, longe de parentes e familiares. Falando em parentes e familiares também tenho problemas com os mesmos, se eu não vou visitá-los ou se eu não ligo para algum deles, ninguém vem a minha casa ou simplesmente me liga pra saber se estou bem, simplesmente não ligam ou não se importam muito comigo, minha única irmã é um exemplo claro disso, já estou morando nesta cidade a 7 anos e minha irmã nunca veio aqui ver onde vivo, como vivo e se estou vivo. Sou sempre eu quem tem que ir a busca. Cansei-me de ficar mendigando a consideração à amizade ou o afeto de quem quer que seja, por mais doída que seja a solidão não vou mais a casa de ninguém e nem mesmo ligo. Já faz nove meses que não vou à casa da minha irmã que fica a 100 km daqui (1 hora de viagem) e também não ligo, e advinha o que aconteceu? Nada, simplesmente nem me liga pra saber se estou vivo ou morto. Por não conseguir fazer amigos, também não consigo viver um relacionamento, namorei apenas uma vez na vida e foi um namoro curto que não durou seis meses, e consequentemente nunca me casei ou tive filhos. Estou vendo o tempo passar, a idade chegar e a solidão machucar. Os poucos que se dizem amigos o são apenas da boca pra fora, simplesmente porque se não os procuro, não me procuram ou sentem a minha falta, mas é só precisarem de um favor que aparecem rapidinho na minha porta, bando de hipócritas é o que são. Brincando com a desventura, quem sabe eu aproveite a situação e resolva virar um monge tibetano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, muito obrigado pelo seu depoimento. Acho que foi até um desabafo e isso faz um bem danado pra gente: desabafar.

      Sabe que cheguei a conclusão de que eu gosto da solidão. Às vezes considero ela mais minha amiga do que inimiga. Por exemplo, se eu não estivesse sozinho, provavelmente não estaria respondendo a sua mensagem. E pior, se eu fosse cercado de amigos, talvez este blog nem existiria.

      Algumas vezes penso que ninguém tem amigos. Ou tem e eles moram na cabeça e no coração. Todo mundo, de amigos a parentes (inclui irmã aí) tem a sua própria vida e nem sempre vão estar lá quando quisermos, como se fosse um passe de mágica. Mas eu te entendo. Tenho parentes que raramente vem aqui na minha casa e eu adoro ir na casa deles. Mesmo assim, gosto deles e acho que eles gostam de mim. Mas nos vemos pouco, porque cada um segue sua vida.

      Eu acho que sigo o mesmo caminho que vc, não sei se vou casar, ter filhos ou algum tipo de relacionamento. Mas sei que eu tenho muita culpa por esta minha situação. Alguma coisa fazemos de errado. Só não consegui enxergar o que é. Se vc descobrir me avisa.

      Bem, acho que já falei demais. Me escreva do Tibete quando virar monge. hehehe.

      Excluir
  98. oi meu nome é erozilde se vc tem face venha ser meu amigo sou uma pessoa muito solitaria tbm end da minha pag do face
    https://www.facebook.com/eron.dasilva.161

    é so add

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho face. Lá é um lugar onde eu me sentia mais solitário do que eu sou. Aquilo lá me iludia e também me frustrava.

      Excluir
  99. Boa tarde amigo como vc esta? Hoje amanheci pensado em pessoas como nos, então pensei de novo e me veio uma enorme vontade de visitar meus irmãos, mais que pena, decepção ninguém encontravas se em seus lares todos tinham compromisso tinham amores a quem visitar. Então pensei... Pq ñ vou prosear com meu amigo assim quem sabe podemos conversar um pouco.

    um forte abraço e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo seus irmãos não estando em casa, é muito bom que vc tenha tido esta ideia de visitá-los. Mas da próxima vez, seria bom dar uma ligada antes para não perder a viagem.

      Aqui não dá pra prosear, no entanto vc pode voltar sempre que quiser e comentar nas postagens em que vc se identifica. Vou adorar recebê-los.

      Excluir
  100. Eu tenho marido mas não tenho casamento, vivemos como colegas mas não como amigos. Eu e a parede é a mesma coisa, já me acostumei com isso, moro em uma cidade longe da família na qual eu fui formada passo dias sozinha, não consigo ser esposa, não consigo ser mãe embora tenha filhos só um mora comigo, meu trabalho me distraí mas também não tenho amigos acabando o horário de trabalho, cada um vai para a sua casa cuidar de seus afazeres e eu volto para a casa sem nada para contar e sem ninguém para me ouvir, sirvo a janta e vamos dormir e amanhã começa tudo novamente.

    ResponderExcluir
  101. Ola, me chamo Matheus, na verdade não, mas vai esse mesmo rs. Eu li todos os post, e tudo bem que a gente tem o hábito de achar que nossos problemas sempre são os piores. Mas acho que o meu caso é pior de todos. Eu sou gay e não sou assumido, minha família não aceitaria, tenho 40 anos já, trabalho em casa, e não tenho um amigo, mas nenhum mesmo. quando era novo e trabalhava num local, eu tinha amigos e fui bem feliz, viajamos, saiamos, vivíamos juntos, eu tinha um grupo de amigos que adora estar entre eles, eram homens e mulheres. Mas um dia fui morar fora do país e fiquei muito tempo fora. Quando retornei me dei conta que não podia ir atrás de mais ninguém, pois todos se mudaram e nem a amizade se salvou, mas por ser gay enrustido sempre achei que era melhor com o tempo se afastar de todos para que não tivesse chance de perguntarem para mim por que não me casei já que não éramos mais adolescentes. Hoje sou completamente sozinho, tenho apenas minha família, mas nem saio de caso, quando preciso vou as compras sozinho, ao mercado, as vezes até invento algo pra comprar só para sair de casa, mas sempre sozinho. Adoro praia, adoro piscina, mas nunca mais fui, Qualquer tipo de programa que acho chato fazer sozinho, eu evito de fazer, como ir ao cinema, ir num clube, ir numa boate e por ai vai. Minha vida se resumiu em ir ao mercado, as compras, e só e meu melhor amigo é o celular que escuto as musicas andando na rua e acaba me fazendo não sentir vergonha de estar sempre sozinho. O mais engraçado que não sou tão timido quando estou conversando com as pessoas, Eu falo bastante, sou comunicativo,chego a ser até engraçado, mas essas pessoas são parentes quando nos encontramos numa festa. Mas me acostumei em ficar apenas no meu quarto e quando tem alguma festa familiar sempre vou reclamando, mas quando estou lá aparentemente estou feliz, fico conversando e nem parece que sou tão solitário, O pior disso tudo é não ter com quem viajar, passear, conversar que seja para falar do verdadeiro EU. Quando estava no exterior eu era sozinho também, mas de vez em quando aparecia alguém pra sair, mas fazem 04 anos que estou no Brasil e é zero de amigos e não tenho nenhuma expectativa de ter um dia, pois meu trabalho é na própria casa e nem preciso sair de casa e quando saio vou apenas ao mercado e também não dirijo, uma que tenho medo e outra que não tenho grana pra comprar a vista e nem quero me endividar. A minha vida é totalmente triste e sem graça, mas apesar de tudo nunca pensei em suicídio rs. Obrigado por lerem um pouco da minha triste vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus, queria ter sua amiga ...me identifiquei com a sua história ...

      Excluir
  102. Gente fiquei impressionada com a quantidade de posta só re solidão. Como ir junto, pra chamar pra vir a minha casa e pra ser convidada tb. Ha oito anos moro longe da minha familia e da família do meu esposo, viajamos uma vez por mês mais ou menos. As amizades da minha antiga cidade só pelo whatzap é difícil combinarmos alguma coisa. Não tenho face tb,e abusei de tanto narcisimos de exibição, no trabalho tenho colegas converso brinco mas fica por lá mesmo, não tem isso de marcar algo pro fim de semana. As vezes acho normal pela correria da vida de casada e filhos, mas quando comparo a vida de outras pessoas me acho estranha pq simplesmente não tenho amigas, só colegas. Tô fazendo terapia pra lidar com a tristeza que as vezes me acomete. Mas parece que desse mesmo mal não sofro sozinha. Um post de 2009, mas continua sendo atual. Acho que é o problema dos dias atuais dos nossos compromissos e obrigações, da busca incessante por questões materiais e mundanas, ai as relações profundas e verdadeiras não encontram espaço, pois se valorizam mais as aparências e se preocupam mais em mostrar os momentos do que com o momento em si, do que com o verdadeiro ato de conviver e compartilhar. Abraços a todos os solitários. Deus está conosco. Ass: vanessa

    ResponderExcluir
  103. Gente meu texto saiu todo desconfigurando. Desculpem o inicio confuso... O resto da pra entender...bjs Vanessa

    ResponderExcluir
  104. Outra coisa gostaria de parabenizar o autor do blog pela coragem de se expor, o ruim de não ter amigos é ter de admitir o fato de não tê-los. Parabéns!

    ResponderExcluir
  105. Vivo exatamente assim, sozinho cheio de gente perto. comentamos esse fim de semana (eu e esposa) como somos sozinhos. Não temos amigos apenas colegas de traballho... convidamos pessoas lá para casa, mas algumas vezes confirmam e não aparecem... e nunca (ou quase nunca) somos convidados... jose

    ResponderExcluir
  106. Triste,muito triste eu acho.Tento ser amável e concordada em tudo, procuro, convido pra sair,ir aos lugares q sei q as pessoas gostam,mas não sei o que acontece comigo.NÃO CONSIGO ARRUMAR AMIGOS .E olha q me esforço.Não sou convidada a nada. Sinto q as pessoas não se lembram de mim pra nada.Isso me deixa lá embaixo.E olha qd arrumo alguma amizade, ou é louka ou é depressiva.Com o vento do Face,consegui resgatar algumas amizads lá do tempo de escola...parecia q surgia uma luz no fim do túnel....Kinada.Sem explicação nenhuma aos poucos foram me deixando de lado e hj já nem curtem mais nenhuma postagem.Parece que é a maneira de me dizerem...fique longe de mim.Eu poderia ser feliz com amigos pra sair, viajar,ir ao cinema, fazer compras.afinal adoro companhia.

    ResponderExcluir
  107. eu sempre fui uma pessoa muito solitária, não tenho amigos há muitos anos e no momento estou fazendo dois cursos em duas universidades diferentes, demorei seis meses para conseguir me enturmar, mas estou no superior também e é o maior pesadelo, sou extremamente tímido e não sou nada bom em ser simpático, eu não consigo, no curso já tem aqueles grupinhos desde o primeiro encontro, aparentemente apenas eu não conheço ninguém e isso é um pesadelo, na primeira aula eu fui o ultima a entrar em um grupo, fiquei com vontade de sair correndo, mas consegui entrar em um... nos intervalos eu sempre fico sozinho na sala fazendo meus resumos e cartões para estudar... afinal não tem outra coisa para fazer lá. enfim... sempre fui muito sozinho... quem quiser teclar, deixo meu whatsapp: 8699757458

    ResponderExcluir
  108. eu nunca pude me relacionar com ninguém, não tenho habilidades nenhuma com pessoas... e pensando bem, não adianta nada fazer amigos agora, eu nem mesmo posso sair, eu nem mesmo posso atender uma ligação, não posso ver, nem conhecer ninguém, então... está tudo como deveria estar, eu acho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola me desculpe a pergunta, mas por que diz que agora não pode nada mesmo? Sou só como vc. Me responda no meu email stay_together_4436@hotmail.com

      Excluir
  109. Sabe, tem um amigo que é o melhor dos amigos, e não decepciona jamais: JESUS! certa feita, Ele disse; " (João 15:14) - Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. (João 15:15) - Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (João 15:16) -

    ResponderExcluir
  110. Eduardo,

    Gostaria de saber como vc esta agora?!
    Sabe, encontrei esse texto a uns dois anos atrás, e as vezes acabo relendo, acho que para me consolar, por tbm não ter amigos...

    Por isso me pergunto, cinco anos depois, será que ele conseguiu fazer algum bom amigo?

    Como sera que faz???

    Espero que esteja bem:)

    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina

      Não consegui fazer nenhum amigo de verdade. E acho bem improvável que isto aconteça. Só mesmo conhecidos com quem não me importo muito e que não se importam muito comigo.

      Por outro lado talvez eu não esteja dando muita abertura pra outras pessoas, já que tenho fobia social.

      Vou levando a vida como dá. Às vezes sinto falta de amigos, mas na maioria das vezes isto já não me afeta tanto. Acho que os amigos se afastam sempre quando a idade vai chegando: aparecem outras prioridades.

      Espero que vc tb esteja bem e que tenha conseguido um amigo de verdade ou que tenha aprendido a suportar a falta de um.

      Obrigado por sua visita. Beijão

      Excluir
  111. Alinepventura@hotmail.com para quem quiser fazer amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te mandaria um e-mail.
      Mas já passei da fase de ter amigos virtuais...

      Excluir
  112. Queria tanto ter um amigo :/ Estou me formando agora e vou tirar fotos para o convite...sao grupos de 7 pessoas, e eu nao tenho nenhum grupo pra entrar..briguei com minha amiga no terceiro ano e desde entao estou sozinha. Essas fotos vieram pra esfregar na minha cara o quanto sou uma pessoa solitaria..estou triste..

    ResponderExcluir
  113. Eu tenho 24 anos e tenho um namorado ..e mesmo assim me sinto solitária rs
    Acho que nunca fui especial na vida de alguem., acho que nunca fiz diferença p ninguém é ninguém sentr minha falta . a vida me deixou muito fria e amarga... sou brincalhona mas minhas " amizades" não passam de poucos momentos ..não tenho com quem conversar ..amigas para sair .. Me sinto depressiva e não vem de hoje .. Não sei o que faço que afasto as pessoas e não tenho nenhum " relacionamento " duradouro .. Me lembro do passado tbm..do meu auge ..quando tinha uns 13 ou 14 anos e antes dos 15 já não tinha ninguém comigo.. Não me encaixo em nenhum lugar... Não estou me vitimozando é a realidade .. Isso na maior parte do tempo não me afeta..aprendi a conviver assim. Mas em dias como hoje .. Me sinto um nada para ninguém .. ( é.. Tbm não sei como namoro e como ele me aguenta assim rs)
    Sei que sou difícil é não sei como mudar. .. O pior é que nem sei se quero mudar.. Será realmente um problema se sentir assim? Queria ter com quem dialogar sobre esses assuntos. Alguém que entenda e de preferência seja parecido comigo .. É um saco kkk
    Hoje é dia de deprê bebê ! Kkk
    Segue meu email quem sabe algum (a ) aluno(a) de psicologia queira me estudar kkk
    r_robertinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos vc tem um namorado, se expressa bem e parece ser extrovertida...Tanto que fica rindo (de kkk no seu desabafo). Nem dá pra te levar a sério. Sua "deprê" deve ser uma tristeza de momento. Não há nada a ser estudado pq vc parece estar carente e em busca de alguém que te atenção.

      Excluir
  114. existe amizade sim.... é raro... mas para se conquistar uma deve-se se esforçar muito no início ... fazer aquilo que vcs gostariam que fizessem por vc.... nao pense muito em futuro ou passado.... façam o melhor pelos amigos que vcs querem ter.... e se esta pessoa reconhecer ela se tornará sua amiga, entretanto teste se essa amizade é realmente boa e real tb pq vc deve se valorizar primeiro antes de valorizar outros, pq se nem vc se valoriza quem irá valorizar? lembre se cada um de nós temos valor!!!
    amizade é uma mão de via dupla, investe e espera o retorno... se o retorno não vier parta para outros amigos esteja sempre aberto a novas pessoas que surgem em sua vida pois inesperadamente amigos surgirão ... alguns ficarão muito tempo em sua vida outros partirão rápido mas viva intensamente cada amizade e entenda a vida segue alguns partem e outros vem.
    qt a relacionamento amoroso é bem complicado.... o problema é encontrara a pessoa..... muitas vezes a solteirice se baseia não no fato de beleza e tals, mas sim em questão de oportunidades....
    Daniel

    ResponderExcluir
  115. Finalmente um texto que me identifiquei, 24anos e sem amigos só colega de trabalho, quando marcamos sempre furam os encontros..
    Vida que segue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, guga. Fico triste por você.

      Mas acho que vc está no caminho certo, continue marcando encontros com posíveis amigos. Quem sabe um dia não dá certo?

      Excluir
  116. isso também aconteceu comigo,e pior,não tenho amigos e muito menos namorei e já tenho 30 anos

    ResponderExcluir
  117. Sinto que na verdade falta esforço vindo de nós, que não temos amigos. Posso dizer por mim que perdi pessoas que poderiam ter se tornado amigas minhas pelas coisas que vinha sofrendo, e como estas coisas me afetavam.Eu estava doente, e como lidar com alguém que pode te adoecer? Como ser amiga de alguém que desconfia, tem medo, se afasta, enfim... de você?Ponhamo-nos no lado destas pessoas...Claro que estou dizendo em relação às pessoas que possivelmente poderiam nos procurar comoa amigos, e eu acredito que essas pessoas existam, e que por sinal nós somos parte delas, se estamos procurando amigos também.Olhando de outro lado, todo mundo já abandonou ou vai abandonar alguém um dia... Não estou justificando os "amigos" da vida, mas estou tentando ser justa. Desabafar é muito bom, mas vejo muitas pessoas que sabem que tem dificuldade em fazer amizades, mas não procuram um meio de conquistá-las...Nada na nossa vida vem por conta própria... Precisamos lutar por algo, se o queremos...A verdade é que amigos te darão apoio, mas eles não podem te mudar, ser seu alicerce.Eu sou cristã, mas sem incluir minha fé nesta conversa, acredito que a causa de ter tantas pessoas sem amigos em um post como esse pode vir (sem generalizar) de nossa própria incompetência.Percebo que são raros os que não possuem amigos e estão sãs psicologicamente, por isso tive essa reflexão...Mas enfim, queria saber como você está? Seu relato é o mais antigo que encontrei. Eu também não tenho amigos, nunca tive aliás.Fui abusada sexualmente pelo meu pai desde antes dos 7 até os 16, e minha família sabia desde os meus 7, mas acobertou o caso.Como uma pessoa dessas, que não pôde confiar nem na própria mãe, nem nos próprios irmãos, nem em ninguém, vai conseguir confiar e dar amor (já que nunca recebeu) a alguém?Não que todos os casos sejam como o meu, claro, ou do mesmo nível de gravidade. Mas eu sei que foi pelos traumas que eu me tornei sem amigos. Não foi por culpa das pessoas de fora.Em contraponto, sei que há pessoas que não conseguiram amigos pelas pessoas que vivem em seu ambiente...Sendo assim, cada caso é um caso...Procurem investigar se vocês não estão afastando as pessoas de vcs, se não estão sendo rígidos, pessimistas, indiferentes demais... Estou falando isso porque faço exatamente tudo isso que falei. E estou procurando melhorar, já que percebi que o que falta no mundo é amor.Se queremos mais amigos e mais amizades, acredito que devemos aprender a amar o próximo... assim não estamos fazendo como eles fazem...

    ResponderExcluir
  118. Oi Ju

    Obrigado por comentar aqui.

    Acho mesmo que nós somos o problema. Eu sou o problema. Em algum ponto da vida, me perdi. As vezes eu acho que me fico melhor sozinho. E conviver com pessoas sempre é um problema...

    Talvez sejamos/estejamos doentes.

    Faz todo sentido o que vc disse: uma postagem sobre não ter amigos, como muitas outras pessoas falando que não têm amigos e ninguém (ou quase) teve o "click" de querer ser amigo do outro quem não tem amigo. O que parecia ser o encontro ideal, na minha opinião, barra num ponto: ninguém quer ser amigo de quem não tem amigo. Tem um motivo ruim para ninguém querer ser amigo dela e nós queremos um amigo perfeito. Que ouça a gente sempre, que empreste dinheiro, que fale só o que queremos ouvir, chame a gente pra passear e pague a conta, etc. Enfim, ainda estamos esperando os amigos perfeitos. Como eles não existem seguimos sem amigos!

    Eu sinto muito pelo seu trauma. Fiquei muito curioso sobre o seu caso e com o que vc pensa ou pensava sobre o assunto, sobre sua família, etc. Mas depois de perder tantos amigos (sim... diziam que eu era curioso demais) devido à minha curiosidade, não vou perguntar nada. Acho que a confiança é umas pontos chave para se ter um amigo. Entender o outro é outro ponto. As pessoas não tentam entender os outros e só criticam. Isto acaba com uma amizade ou a possibilidade de uma.

    Vc perguntou como eu estava. Hoje eu não vou te responder esta pergunta porque não estou bem. Então tudo o que eu disser pode levar outras pessoas mais para o fundo do buraco! Então, pergunta outro dia em que eu estiver mais animado e positivo.

    ResponderExcluir
  119. Eu não tenho amigos. Não sei, não aprendi cultivá-los e isso deve ter sido na infância. Semana passada vi essse video, é sobre um livro me fez refletir muito. Espero que ajude alguém. https://www.youtube.com/watch?v=GFuNTV-hi9M

    ResponderExcluir
  120. Estava de bobeira na net, na verdade deveria estar estudando mas estou meio "não sei se posse dizer chateada ou pensativa" (não é pelo texto do post) enfim, escrevi neste post a bastante tem atras até revi meu comentário, vi procurar se tinha algo recente, eu tinha comentado que depois que casei tinha me sentido mais sozinha e tals, por não termos amigos e que também planeja ter filhos e queria que eles tivessem um infância como a que eu tive. atualizando.... depois que a gente vai ficando mais velha, realmente a gente vai se conhecendo melhor e até mesmo as pessoas a nossa volta, e sem sombra de dúvida na maioria dos casos que nos sentimos sozinhos é porque a gente também não buscou fazer a diferença na vida de ninguém, a vezes a gente tem um certa preguiça ou comodismo, quando gosto de uma pessoa e quero criar um laço de amizade com ela porque parece ser um boa pessoa, e sim sou seletiva, não quero atrair pessoas de coração ruim ao meu lado eu me esforço e faço com que a pessoa se sinta amada, mas decobri que muita das vezes, digo quase sempre, eu gosto de estar no meu canto com meu esposo, e/ou família ou com um amigo que já me conhece há anos, me sinto bem assim, mas hoje isso não é um sofrimento pra mim. Bom, resolvi escrever porque vi no post acima que vc não estava numa fase muito boa, gostaria de saber se estar melhor, e quero lhe falar que eu tenho um amigo que nunca vai te decepcionar e vai te fazer se sentir em paz, e por ele vc vai conseguir amar além do que vc achava que conseguiria, o nome dele é Jesus, sempre o conheci mas com certeza depois nesses últimos anos me apeguei mas a ele, com ele eu chorei, desabafei, conversei, falei das minhas frustrações e das minhas dificuldades, e ele me levantou e me fez de ter forças em situações que no meu entender não suportaria, mas ele cuidava de mim, e me fazia conseguir sorrir e ficar bem. Experimente esse amigo, todos os outros por mais especias ou pessoas maravilhosas que sejam podem uma hora de decepcionar assim como nós aos demais, pois somos humanos é da nossa natureza falhar. Aprendi a fazer o bem sem esperar, ou cobrar ( digo em secreto) nada em troca mas pq ele ensinou isso, e de alguma forma essa amor que vc doa, ele retorna pra você.Não estou aqui pra te "evangelizar" no sentido de religiosidade, somente lhe apresentar este amigo e falar do seu amor, porque na verdade a felicidade se resume a amor(o amor puro sem interesse), quero desejar que fique bem, em paz, senti no coração de falar isso pra você, nunca fiz isso na net ahaha. Mande notícias... Não sei se vc acredita ou não no que estou lhe falando mas é este meu bem mais precioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima que estava de bobeira na net.

      Obrigado por me escrever e se importar comigo. Obrigado mesmo pelas palavras e pelo seu tempo. Às vezes eu demoro um pouco pra responder os comentários (8 meses é pouca coisa. Tô desculpado, né?)

      Hoje eu estou bem sim. Mas a minha cabeça é meio montanha russa: hoje estou para cima e amanhã estou para baixo. Às vezes, até acho que sou um pouco bipolar. Eu não gosto nem de falar que estou bem com medo disso chamar o baixo astral. Mas hoje estou de boa na lagoa e respondendo os comentários acumulados. Espero que vc também esteja bem!

      Obrigado por me apresentar o seu amigo Jesus. Eu já conhecia ele desde que nasci. E fico muito feliz que ele te dê o conforto que vc precisa. Devo confessar que tem dias que eu acredito em deus e tem dias que não. Acho que deus está nas pessoas, ele está em vc por ter vindo aqui e escrito palavras tão legais para mim e outras pessoas que lêem o blog. Então, obrigado por compartilhar o seu bem mais precioso!

      Excluir
  121. Oi, tudo bem, eu li seu post agora em janeiro de 2022, nao sei sua idade mais tenho 36 anos e nao tenho amigos, acho que tive aqui que dei de volta , nada. Talvez nada seja algo me bruto de dizer, mais consigo ver se não me empenhei realmente em nenhuma amizade. Nunca dei valor para isso na verdade. Quando achei que encontrei uma amigo casei, e ate esse amigo já não tenho mais. O que aconteceu com voce ? ainda pode dizer que não tem amigos? algo mudou? HMMS

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog