Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

sábado, 11 de maio de 2013

Minha crise dos 30 anos

Estou prestes a completar 30 anos e o sentimento que tenho é o de que sou um fracassado. Nada do que planejei na vida deu certo.

Não tenho amigos. Não virei escritor famoso, nem jornalista. Não tenho namorada. Não tenho filhos. Não tenho um emprego em que eu me sinta valorizado intelectual e financeiramente, muito menos tenho meu próprio negócio. Não conheci o mundo e também não consegui mudá-lo.

Em algumas vezes, quando vejo ou penso na vida dos meus conhecidos, sinto pena de mim mesmo. E aí eu me pergunto: “Onde foi que eu errei? O que eu fiz para dar tão errado assim?”.

Estas perguntas são amenizadas em meus pensamentos porque descobri que tenho fobia social. E junto com isso descobri também que ao longo da minha vida fiz várias “coisinhas” erradas que resultaram na pessoa perdida que sou hoje. E estas “coisinhas” viraram monstros para mim. Elas ficaram grandes demais e a pessoa em que me tornei ficou pequena. O tempo não volta, portanto, é impossível consertá-las.

Quando eu penso no que eu gostaria de ter feito e sido, sinto vontade de chorar. E mesmo com os olhos cheios de lágrimas, não consigo pensar numa solução.

Vejo as pessoas trabalharem normalmente e se sentirem bem com isto (ou seja, sem entrar em pânico). Algumas vezes, sinto inveja delas. Cada respiração diferente que sinto no meu trabalho me dá desespero. Se isso acontecesse às vezes seria normal ou suportável, mas comigo acontece todos os dias. Só o fato de eu pensar em atender alguém me deixa muito ansioso.

Vejo as pessoas saírem com os amigos; namorando, casando e tendo filhos. Aí, vejo-as tendo dinheiro o suficiente para criá-los com dignidade (escola boa, comida boa, cabeça boa, etc...). E quando olho para mim, vejo que fiquei para trás. É como se eu tivesse parado no tempo.

Hoje, eu estou triste.

Se eu pudesse voltar atrás, faria várias coisas diferentes. Embora eu ache que algumas vezes, as decisões erradas que tomei foram porque, na verdade, não tive escolha.

Não consigo manter contato por muito tempo com uma pessoa. Amigos de infância se foram. Amigos de adolescência se foram (embora conversemos). Amigos de faculdade se foram. Amigos de trabalho nunca tive. Ultimamente, até na internet as pessoas não conversam mais comigo. Talvez eu pegue pesado com as pessoas. Talvez eu faça isso porque sempre pegaram pesado comigo (ou fingiam que pegavam e eu acreditava...). Enfim, isso já não me importa...

Eu sei que é ridículo, mas eu cheguei ao ponto de ter pena de mim mesmo. Tenho vergonha de mim mesmo.

Acho que desisti da vida e só estou esperando a morte.

Não fiz nada da vida e é improvável que eu o faça.

Isso seria uma crise ou é só minha ficha caindo?

Eduardo Franciskolwisk

91 comentários:

  1. Gosto da maneira como você é sincero em seus textos. Não tem medo de expressar sua auto-piedade. Isso, claro, te ajuda a viver e superar.

    ResponderExcluir
  2. cara... tenho 30 anos e acho que somos meio parecidos. tomara que você não seja um filho da puta mega bem-sucedido tirando onda com a cara dos outros pela internet... na verdade eu até conheci alguns países e até trabalhei em alguns empregos q me pagaram relativamente bem. o problema é que tudo em q coloco a mão eu destruo. meus relacionamentos amorosos não são relacionamentos amorosos, são obsessões que ao chegar no final me deixam na merda por anos, por isso eu os evito ao máximo. tenho problemas com meus pais que não me criaram, preferiram jogar a bomba pra cima de uma vizinha que acabou se tornando minha madrinha. a faculdade é um tormento que nunca parece estar perto do fim... será que a gente pode se falar? mesmo que não chegue a lugar algum e não nos ajude em porra nenhuma a gente pode sei lá trocar meia dúzia de desgraças e ver quem tá mais fudido ou quem se joga primeiro do oitavo andar (tô zoando, não se joga porque é a maior furada!) enfim... adriano.lausanne@gmail.com vai q vc manda um email, nunca se sabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano, podemos comentar nossas desgraças por aqui mesmo. Outras pessoas se identificam e podem ser ajudadas ou se foderem mais ainda.

      Não sou super-bem sucedido tirando onde de ninguém. Se eu fosse, teria coisas melhores para fazer do que sacanear as pessoas.

      Fica tranquilo... Não vou pular do 8º andar. Não é uma má ideia, mas é que eu não moro em prédio. E tenho imaginado algo que me tire o fôlego, se é que me entende.

      Excluir
    2. Sou assim TB sinto raiva de mim mesmo. E pra ajudar fui contemplado com transtorno de pânico. Tenho quase trinta anos e minha conta bancária é pior de quando estava estudando em minha adolescência. E foda muita frustração

      Excluir
  3. Eduardo
    O passado não conseguimos mudar, mas o presente está ai fresquinho pra você redesenhar, tire os fracassos do passado como experiencia pra acertar agora e na boa...um conselho...procure ajuda medica para tomar algum antidepressivo, ajuda bastante, sempre que preciso recorro aos meus e tem feito a diferença qdo estou em crise...
    Abraços!
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana

      Obrigado pelo comentário.

      Eu tb tenho meus remédio para maluquices. Ajudam bastante de vez em quando, mas neste últimos dias, está sendo difícil.

      Eu me apego muito ao passado e raramente, esqueço de alguma coisa ruim que aconteceu. Vou morrer de câncer de tanta coisa entalada!

      Excluir
  4. Vejo que a vida anda uma m... pra quase todo mundo e nem sei o que comentar aqui. Acho que olhar pra trás é a pior coisa a se fazer nessas horas. Melhor viver um dia de cada vez, sem se cobrar ou se culpar demais. Sempre achamos que a vida alheia é grande coisa, mas tudo não passa de fachada. Todos são humanos, falíveis e frágeis. Todos temos cruzes pra carregar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, Rafael!

      Tá aí um ensinamento que eu aprendi assistindo Blosson: Viva um dia de cada vez.

      Excluir
  5. Cara, que horror! Falta um mês pra eu fazer 30, achei que eu estava em crise, mas lendo isso posso dizer que estou me sentindo um pouco melhor comigo mesma.... isso pode ser ridículo, se sentir bem com os problemas dos outros...mas vi que tem gente que se sente pior do que eu .... Meu.. pense em outro ponto: vc podia estar morando na rua, sem emprego nenhum, as pessoas poderiam te odiar, e não apenas te ignorar... Tenho um emprego mais ou menos, tenho vários grupos de amigos, mas eles são muito ocupados geralmente...não casei, não namoro, não tenho filhos e provavelmente se eu tivesse não teria condições de dar tanto conforto a eles... massss, tenho saúde, me considero uma pessoa inteligente, mas acomodada...só que isso eu posso mudar! Tenho uma família bacana ... acho q os 30 servem pra dar uma acordada na gente, pra ver que é hora de levantar a nossa bunda do sofá e correr atrás do que a gente quer de uma vez, pq a partir daqui errar vai ficando mais complicado...encare isso como uma chance de se revoltar com tudo e mudar sua vida de uma vez por todas, acho que é a melhor maneira de dar um up na sua vida. É o que eu vou fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.

      Fico feliz pela sua família ser bacana. Por aqui, generalizando mesmo sendo errado fazer isso, acho que minha família é sacana.

      Excluir
  6. Me sinto uma merda completa com 30 anos.... me sinto ainda meio adolescente e penso: Oq há de errado comigo?
    Me identifiquei com o texto e com seus medos. Será normal isso nessa fase? Seu texto descreveu exatamente oq sinto.
    Tenho pena de mim.

    ResponderExcluir
  7. Olá galera filosófica da vida!!!
    Sou Milton, tenho 28 anos e moro em Salvador-ba
    Acho que é extremamente normal nessa fase da vida esse tipo de sentimento.
    Quando temos 17, 16 ou 15 anos, cheios de energia e vibração, querendo fazer tudo na vida inconsequentemente, ficamos limitados aos pais e logo desejamos chegar a maior idade. Ao chegarmos lá pelos 18, 19, 20 ou 24, somos adultos, fortes, cheios de vida e nos achamos o máximo. Fazemos o que quiser. Tanto que muitos fazemo muitas besteiras; perdem noites em festas, misturando bebidas alcoólicas, fazem sexo e orgias, usam drogas (nem todos). Muitos canalizam essa energia para coisas saudáveis e produtivas. Mas alguns ainda se lamentam por não ter "curtido a vida" daquela forma.
    Ao chegarmos nos 28, 29, 30 em diante, fazemos um balanço. O que foi feito com toda aquela energia, empolgação e ânimo que tinha? O que adquiri? Quem conhece minha obra? Onde estão aqueles que riram e se divertiram comigo nos melhores momentos? Pra que merda sirvo nesse mundo? Olha como estou. Daí nos damos conta de que não temos mais idade para certas coisas, certos comportamentos.
    Inicia-se uma nova fase na minha, na sua e na nossa vida. Agora somos adultos porém maduros e experientes. Agora podemos buscar e conseguir facilmente o que almejamos, ou parte disso. Você já sabe o que você quer fazer nesse mundo? O que você acha importante mudar nesse mundo? O que tem nesse mundo que te incomoda? Esqueça você, pense no mundo como todo. Escolha uma coisa que você quer mudar e mude.
    Camaradas eu também estou passando por essa crise existencial; me sinto só, me sinto velho e acho que vou viver sozinho a vida toda.Faço tratamento com anti-depressivos, já tive uma overdose deles no trabalho. Eu sou militar da marinha, sou fuzileiro naval e trabalho com armas( fuzil, pistola, metralhadoras, explosivos, armadilhas de guerrilhas) há 8 anos. Já pensei em me matar e atirar em muitos lá dentro. Hoje eu ví que não quero mais essa vida. Escolhi proteger o meio ambiente e é nesse foco que quero trabalhar. É isso que quero mudar no mundo,diminuir a destruição da natureza. Escolha o seu foco e trabalhe nele.Ai voce vai ver que tá novo pra caraaaaalho. Deus o ajudará.
    Se alguém se interessar em conversar mais comigo é só mandar um watzap ddd 71-93998901 ou e-mail miltonmtj@yahoo.com.br e o facebook é Milton Matos Junior. Vamos trocar idéias positivas e trocar misérias também pra ver quem se mata primeiro kkkkk, brincadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário, Milton.

      Acho que para alguma pessoas, com alguma tendência a problemas na cabeça, isto é normal. O que eu não entendo são as pessoas que são totalmente sãs mentalmente. Acho que isso não existe ou se existir é raríssimo.

      Eu já desisti de mudar o mundo. Não consigo nem mudar algumas coisas em mim. Então, me sinto perdido. Não fiz nada dessas coisas de "vida loca" que vc descreveu. Deixei a adolescência e o resto da vida passar. Isto me frustra bastante

      Excluir
  8. Oi eu sou a Raquel
    Completo 30 em Setembro, sei o que eu quero, mas parece que remo constantemente contra a maré, tenho uma filha e me sinto péssima de não proporcionar algo melhor, separada a cinco anos e não consigo me relacionar (parece que as pessoas estão cada vez mais fútil ) me sinto melhor sozinha. No passado tranquei a faculdade pq não batia com horário do trabalho, retornei agora vou me tornar uma professora, mas não sou perfeita e nem inteligente o suficiente, me esforço, mas não desejo ser mais uma professora medíocre. sou realista a vida que esta tão negativa ( cheia de coisas ruins e maus exemplos ) que a expectativa chega ser deprimente, me identifiquei com o texto, e bom saber que não sou a única a ser super exigente com sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel

      Vc tem uma filha. Acho isso muito legal e penso que vc deveria sempre focar nela. Nunca deixar ela em segundo plano pq acho que talvez seja o seu bem mais precioso.

      Agora vc virou professora, mas não se acha inteligente o suficiente e nem consegue alcançar a perfeição. Bem, meu conselho é: pare de tentar alcançar a perfeição, vc nunca vai ser perfeita. Ninguém é perfeito. O segundo conselho é sobre a sua inteligência para ensinar: faça um compromisso com vc mesma de estudar por 1 horas todos os dias as matérias que vc vai dar pros alunos. Ao poucos, vc vai se aperfeiçoando e, não se esqueça, vc nunca vai saber tudo. Estamos sempre aprendendo.

      Eu te entendo porque fiz farmácia e sinto que não sei quase nada sobre o assunto, mas tente fazer o que eu falei.

      Excluir
  9. Nuvem Branca.

    Eu acho que tudo na vida depende de nós mesmo, se acreditarmos que tudo da errado vai dar, então temos que ter primeiro fé em DEUS e correr atrás de nosso objetivo e não ficar se lamentado que tudo deu errado que na verdade vc sente pena de vc mesmo e se torna um coitado para de ter pena de vc e vai a luta que vc consegue alcançar seu objetivo e na vida não precisamos muito do dinheiro para ser feliz, precisamos para viver bem e fazer o que gostamos desde que não passamos por cima de ninguém para conseguir os nosso objetivos, errar todos nós erramos, os mais bem susedidos um dia passou pelo o que vc passou achou que não tinha acertado nada na vida, e depois viu que erra e só fazer a coisa certa e o que vc gosta defazer, um dia vai olhar para trás e ver o qt vc estava errado de falar assim., que na verdade vc e um carra bem susedido.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu apoio moral, Nuvem Branca.

      Volte sempre.

      O problema é que as vezes acho que deus existe e, outras vezes, acho que não.

      Excluir
  10. Esse texto me reflete. E hoje, como você está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula

      Hoje eu estou melhor. Muitas coisas melhoraram, mas ainda tenho altos e baixos. Hoje estou num dia ruim.

      Com amigos não mudou muita coisa: nenhum de verdade.
      Financeiramente melhorei bastante.
      Ainda desisti da vida e não espero mais a morte. Penso em ir até ela.
      Ainda acho que sou um menino perdido. E que não vou fazer nada de grandioso. Só obedecer as ordens sem sentido que me dão.

      Obrigado por escrever.

      Excluir
  11. MINHA VIDA VIROU UMA DESGRA... POIS VIREI FARMACEUTICO, ME ODEIO POR ISSO, SOU DEPREZIVEL E SUBSTITUIVEL.. MINHA VIDA É UM LIXXOOO... E TD ISSO ACONTECEU APOS CURSAR FACULDADE DE FARMACIA..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me identifico completamente com o seu relato. Minha vida se tornou um caos depois que fiz a pior faculdade que um ser humano pode fazer: Letras! Não houve um dia na faculdade e depois dela que eu não tenha me arrependido!

      Espero que hoje, 25/12/2020, você esteja melhor. Felizmente tenho sabido lidar um pouco com essa escolha q fiz, apesar de arrependida.

      Excluir
  12. Independente de quem for sempre passa oportunidades na nossa vida e nós é quem decidimos se queremos ou não as vezes regeitamos algo porque existe obstaculo ou pensamos que não vamos conseguir esse tipo de pessoa são as pessoas mas inteligente que existe alguns não sabem fazer conta mas tem um dom que ninguém tem,o importante roupa sapato comida vocês tem ontem é o amanhã que tanto te preocupou hoje,é Deus quem alimenta os passaros olha pra um espelho você tem a beleza que eles não tem,a liberdade que eles não tem você presta muito atençåo nas coisas quer fazer tudo certinho e problemas passados geram esse reflexo de problemas hoje aquilo que você tem medo tem mais medo de voce,eu conenheci um homem pessoalmente chamado Beto Carreiro ele entrava dentro de uma jaula e abraçava leões de verdade ele dizia pra o leão TIBA TIBA... muita gente está vivendo igual esse leão ainda que o leão não tivesse dente ele mataria o homem se reconhece a força que ele tem os traumas e sofrimentos da vida te faz duvidar até de você mesmo (a)
    Eu divido que ninguém nunca gostou de você isso é o que você criou na tua mente não é caso de demonio muito menos psicologo,se valorize não se venda não se sinta um coitadinho se você reconhecer teu valor as pessoas vai te reconhecer da maneira que você se entitulou,pesquise a historia das pessoas pra ver que tudo teve um inicio o inicio é sempre dificil confia mais em você vai atras dos teus sonhos o importante é competir não ganhou dessa vez não deu certo incista hoje amanhã etc... não escute os que disser que não vai dar certo ai vai ter 2 historias essa e a historia de mudança vai atras do que você sonha,ele vai te dar mulher,casa,moveis,filho(as)e no minimo o basico que voce precisa se valorize vai buscar lá o que é teu só não ultrapasse veja se esse realmente é o tempo se tem certeza do que quer se alguém te perguntar como vai você diz tudo bem ta bem melhor etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.

      Acho que algumas pessoas gostam de mim, sim. Mas, por algum motivo - a vida, paramos de nos falar. Só em ocasiões tipo final de ano, natal, aí todos querem reunir como se tivéssemos contato o ano todo. Acho isso bem hipócrita.

      Excluir
  13. Já tem 3 anos que você fez esta publicação. Espero que esteja melhor. Hoje estou me sentindo exatamente como vc escreveu. O texto se encaixa exatamente no que vivo hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Léo. Hoje estou melhor sim.
      Agora, 4 meses depois do seu comentário, quem espera que vc esteja melhor sou eu!

      Excluir
  14. Você resumiu bem o que sinto no momento: tenho vergonha de mim mesmo, financeiramente sou dependente de outras pessoas, não tenho tantos amigos. Todas as pessoas parecem que evoluem com o tempo, já eu regrido. A única coisa que tenho hoje são algumas pessoas que gostam de mim, eu gostaria de ser uma pessoa melhor, dar orgulho pra eles.

    ResponderExcluir
  15. Estou com 29 anos em 30 de dez. Farei 30 aff e não tenho nada além da minha filha. Deixei meu curso de engenharia de alimentos com 18 anos ou 19 logo conheci o pai dá minha filha, engravidei, casei pra não criar sozinha e me acomodei, dediquei 7 anos pra ela sem trabalhar, 2014 fiz um curso de gestão financeira mas nunca trabalhei nem menos estagiei na área. Trabalhei ano passado em call center no qual me senti útil, eu gostava apesar dos pesares, deixei o emprego pq não aguentava meu marido brigar comigo todo dia, decidi vim pra casa do meu pai, e aqui estou 4 meses sem fazer nada, já deixei currículo pra qualquer coisa até agora nada, será que eu sou tão incapaz assim, me sinto velha pra competir, sem experiências e muitos cursos que não me servem de nada. fico em casa o tempo todo e saio apenas pra deixar currículo e minha filha na escola. É humilhante essa situação, acabei com a merda dá minha vida sem ter sido uma filha rebelde. Apesar das minhas frustrações tento não passar para minha filha, quero que ela tenha uma vida e não seja uma sombra como eu fui e não quero mais ser. Gostaria de trabalhar pra me sentir útil, de me ver ralando, de poder ter a chance de recomeçar, não com os sonhos grandiosos mas apenas para viver um dia de cada vez. Ainda tenho forças por acreditar em Deus. Mas já deu vontade de tanta besteira porém no fim sei que Jesus anda comigo e tudo isso vai passar eu creio e que Deus possa ajudar a todos nós. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vc eu vou deixar uma frase que mudou minha vida. È do filme Vanilla Sky:
      "Cada minuto que passa é uma nova chance de mudar tudo em nossas vidas para sempre."

      Excluir
  16. Bom quando desabafei aqui depois vi o site www.ambientevistoriado.com
    No mínimo te dar uma motivação de querer sair do poço. A quem interessar. Achei que seria interessante compartilhar algo legal.

    ResponderExcluir
  17. caramba vcs são todos loucos parem de reclamar da vida de vcs aí tô na crise dos 30 não fiz nada de minha vida bla bla bla.Levantem essas bundas de ontem estão e vão em hospitais de onde as pessoas estão lutando por mas um dia de vida e vcs só reclamando fala sério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido o que vc disse: parar, olhar ao redor e depois pensar que se olharmos bem, tem pessoas em situação muito pior que a nossa.

      Mas mandar um monte de loucos, reclamando da vida para um hospital com gente quase morrendo não faz sentido nenhum. Ninguém se ajudaria e pioraria a situação de todo mundo.

      Excluir
  18. Cara, tenho 28 anos, faço 29 no final do ano. Abandonei 2 cursos na faculdade e estou terminando o terceiro. Me sinto inferior a todas as pessoas. Lembro todo dia quando acordo de cada escolha errada que fiz, estagio num escritório que não me valoriza e sinceramente... não vejo um futuro pra mim.
    Tenho uma namorada a 4 anos, uma pessoa maravilhosa, linda e que me apoia e me aceita do jeito errado que sou, mas ainda assim eu teimo em sofrer por um relacionamento de anos atrás que na minha cabeça era meu destino final. Tem dias que eu n penso em nada, já em outros eu me vejo imerso em uma crise tão profunda que nem a ideia de suicídio me anima.
    Penso que talvez, quando me formar eu mude de país, vá embora do Brasil, só pra ver se eu consigo deixar pra trás meus demônios, meus medos e minha insegurança.
    Parece meio mórbido e egoísta, mas as vezes eu penso que eu sou um cara afortunado perto de pessoas que morreram tragicamente ou que estão passando por uma situação grave de saúde ou financeira.
    Fico imaginando esse meu amor perdido do passado, imagino ela casando e tendo filhos com um cara muito superior a mim, em aparência, nas finanças e mentalmente mais equilibrado. Esse pensamento acaba comigo.
    Só queria ser pleno uma vez mais, acordar de manhã ir trabalhar e ter como unica preocupação chegar são e salvo em casa, fazer amor com minha mina e dormir pronto pra mais um dia. Obrigado por compartilhar sua história ! Qualquer coisa criamos um grupo no whatsapp e realizamos um churrasco das mágoas !! rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, parece que temos muito em comum. Me identifiquei bastante esse negócio de vc mesmo prender a sua vida por causa de alguém. Mesmo assim, acho que vc foi mais longe do que eu nessa área de relacionamento e conseguiu outra pessoa, apesar da sua cabeça ainda estar na anterior. Entendo essa coisa de pensar que o "destino final" era ela.

      Obrigado por vc ter vindo aqui contar um pouco da sua história! Sabe que não seria uma má ideia fazer um churrasco via whatsapp? :P

      Excluir
  19. Cara boa tarde! Semana que vem faço 28, se olharmos ao nosso redor o seu texto se encaixa na maioria das pessoas em pelo menos um dia de nossa existência. Acho que quando vc diz que não faz diferença no mundo, vc se engana, seu post pode ter feito a diferença na vida de varias pessoas é só olhar alguns comentários. A vida não é um mar de rosa, longe disso, mas ser rico, casado e ter filhos não é sinal de ser bem sucedido tambem né! Relativo.

    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André!

      Obrigado pelo seu comentário. Espero mesmo que este post tenha feito a diferença na vida de alguém ou que pelo menos tenha ajudado a aliviar a pressão num primeiro momento de desespero. Escrever me aliviou bastante e ler os comentários das pessoas que também têm seus seus variados problemas me ajuda muito!

      Mas eu não conheço nenhum pobre bem sucedido... :P Brincadeira, eu entendi o que vc quis dizer. Não necessariamente todos querem a mesma coisa que eu ou você.

      Excluir
  20. A idade é apenas um número crescente de uma variável fictícia chamada tempo... a partir do momento que você se da conta dessa idiotice, o olhar fica mais simples... já o mundo... [28 Anos Ex Eng Mecânico/Atual Concurseiro/Quem sabe futuro Promotor/Eterna Coruja] Força Guerreiros. Wei Wu WUei .'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A idade é uma boa forma de medir o tempo. Não vejo como algo idiota, mas o mundo é.... bem complicado. Espero que vc consiga alcançar seus objetivos.

      Excluir
  21. Tenho 28 anos e sou mulher,logo faço 29 e já estou muito triste pq eu gosto muito de tirar fotos. E de duas semanas pra cá reparei q estou saindo feia nas fotos, com cara de velha, olheiras, boca fina, meu nariz ta grande, mds, me sinto horrível. E eu uso protetor solar todo dia e pq isso ta acontecendo? E eu também sou um fracasso por ter nascido tímida, creio q tenho fobia social também ou algo mais grave. Nunca fiz amizades na escola, nunca namorei,sim, sou virgem, nunca trabalhei d carteira assinada, não fiz curso nenhum e nem faculdade, já parei d estudar por causa da timidez, mas consegui concluir o ensino médio, minha família nunca me incentivou a fazer faculdade e etc. Eu sei q não tenho culpa de ser fracassada pois não escolhi nascer com essa doença q é a timidez, sim, isso é doença pois nos causa muito mal e já até pensei em me matar, já deviam ter descobrido um remédio pra isso. Como o tempo passou rápido, depois dos 25 anos não lembro o q aconteceu na minha vida, do q fiz, parece q de repente fiz 24 anos e depois pulei pros 29. Eu me sinto mais mal pela minha aparência mudar, pq tempo ainda tenho pra estudar se eu conseguir ne, mas com aparência de velha não dá né, ninguém merece! Se jovem e bonita não namorei e nem casei, vou namorar velha? Nem valeu a pena eu ter nascido, nascer pra ver a vida passar e não conseguir nada, só sofrer com timidez. Eu devia ter morrido no útero, tantas pessoas bonitas e extrovertidas q morrem jovem, elas sim deviam viver muito pois pelo menos vão conquistar algo na vida por serem belas e extrovertidas e fazer a diferença. Mas nós tímidos? Quem se lembra d nós? E se formos feios qm nos namora? Não digo q sou feia, já fiquei com muitos caras mas nenhum namora aí penso q é pq não sou mto gata pra ele me namorar. Me considerei bonita só qdo eu tava loira todo homen mexia cmg.mas agora estou desempregada e feia. Q horror, se for pra passar o resto d minha vida vendo meu rosto enfeiurar e não conseguir nada por causa d timidez prefiro morrer agora mesmo. Pessoas tímidas não tem vez na vida não e nem as feias. É o q vejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu não fala isso meu ! Vai dar tudo certo ! Tenha fe em voce mesma ! Nao nos outros !!! Tenha fe em Voce ! Voce é o deus do seu corpo !! Seja voce a deusa !

      Excluir
    2. Olá, Anônima!

      Obrigado por desabafar aqui no blog. É sempre bom desabafar porque alivia um pouco o peso que estamos carregando.

      Acho que 2 semanas é muito pouco tempo pra uma pessoa ficar feia. O que acho que está acontecendo é que vc pode estar com a autoestima um pouco abalada. Talvez vc esteja um pouco em depressão: vc gosta de tirar fotos e está se sentindo triste fazendo isto. Ou seja, era uma coisa que gostava bastante e já não sente prazer em fazer. Pode ser depressão.

      Quanto a sua feiúra é bom ir se acostumando. Não só vc, mas todas as pessoas têm que saber que nós envelhecemos. E o nosso corpo e nosso rosto vão mudar com o passar dos anos. Isso é normal, e bem melhor do que ficar fazendo plástica pra ficar novinha pra sempre e no final ficar parecendo um monstro de tanta intervenção cirúrgica. Enfim, não fique querendo ter a mesma aparência de quando vc tinha 15 anos, quando vc já tem quase 30. Eu sei que é difícil aceitar, mas temos que fazer isso aos pouquinhos.

      Eu, por exemplo, tinha cabelo. Mas apesar de tratá-los muito bem, eles estão fugindo de mim! (ok... admito que só lavo todos os dias e mais nada). Sendo assim, estou ficando cada vez mais careca. No nível de uma amiga que não me via fazia anos gritar pra todo mundo ouvir: "O Dudu tá careca". E além disso, uso óculos. Odeio, mas é melhor usar óculos do que não enxergar... Eu acho que ser careca e usar óculos me enfeiam bastante. E para aliviar a nossa tristeza, devemos fazer o seguinte: vamos olhar para o lado e procurar os defeitos dos outros tb. Aí, a gente vê que não é só a gente que envelheceu ou que está penando para levar a vida adiante. Tem muita gente na nossa situação ou até pior. E quando vemos alguém pior que a gente devemos pensar "Que muita sorte eu tenho de não estar na pele daquela pessoa!"

      Estude! Dá tempo.

      Não se preocupe com casamento: quem quer casar hoje em dia? Casamento é loteria. As pessoas se preocupam tanto em casar, que não importa com quem seja. Aí o casamento vira loteria. Segundo minhas estatísticas, 50 % dos casamentos dão errado. Como eu sou cagado pra certos assuntos, acho que nem vou me atrever a tentar.

      Timidez, é normal, mas quando é excessiva e te impede de se realizar (estudar, namorar, etc) aí sim vira "doença". Então, tente procurar um psicólogo ou psiquiatra. Vai te ajudar bastante.

      Excluir
    3. Da mesma forma sou eu ! um homem que n tem nada na vida , so tem vez na vida que é bom com os estudos , eu odeio estudar , eu quero morrer !

      Marhony

      Excluir
  22. Olá ! Agora é minha vez .

    Me chamo Marhony , tenho 26 anos e logo logo farei 27 , to perto da casa dos 30 , não sou casado e nem tenho filhos , nao sou formado , tenho um emprego meia boca , não ganho nada bem e minha vida é simplesmente um completo fracasso , não tenho minha própria casa tbm não tenho um carro , o único bem que eu tenho é uma moto velha .
    Eu to entrando em desespero e depressão por ta chegando os trinta e não conseguir nada na vida, eu trabalho eu tento , mas parece que as coisas nunca dão certo .
    Eu tenho muito mais coisas pra falar , mas não sou bom em escrever e não sei me expressar muito bem por escrita.
    Sei lá eu so queria nunca ter existido .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marhony

      Acho que um problema muito grande que nós temos é a comparação. Quando nós comparamos nossas vidas com a de outras pessoas, sempre escolhemos a que está melhor que a gente. Quase nunca é com pessoas que estão numa situação pior que a nossa. Às vezes, estamos até feliz com a nossa vida, mas quando olhamos para o lado, por algum motivo, achamos que não fizemos o suficiente, que deveríamos melhorar. Achamos que dinheiro e outros bens são o termômetro para a felicidade. Se o outro tem, ele é feliz e como eu não tenho, sou infeliz. Quando a gente se compara à outra pessoa, na verdade, estamos nos comparando com a nossa imaginação. Ou seja, como imaginamos que seja a vida da outra pessoa: perfeita. Acho que li alguma coisa assim, num texto de Rubem Alves.

      E parando para pensar e ver o outro lado:

      - casamento: contas para pagar dobrado, possível chifres na cabeça, vc sabe tudo de ruim daquela pessoa, ela pode acordar de mau humor e vai descontar em vc, etc.

      Filhos: eles ficam doentes, fazem cocô e vc vai ter que limpar, fazem birra. Quando ficam adolescentes pioram.

      Casa: apesar de investidores falarem que é roubada ter casa própria, eu não concordo. Esta sim, acho que vc tem que ir atrás.

      Carro: é ruim pra estacionar, é muito caro manter um carro quando comparado a uma moto. No meu caso, sempre tive alguém que me emprestava o carro quando eu precisava. Por isso, realmente, se vc é sozinho, não vejo a real necessidade de um. Agora eu tenho um carro, mas quase não uso. Quase não saio de casa, praticamente saio só para trabalhar. Só tenho carro pq meio que fui obrigado a ter um. E não vendo pq o preço que querem dar é muito pouco.

      Espero que vc esteja melhor e que o desespero e a possibilidade de depressão tenham passado.

      Vc disse que não é bom em escrever, mas eu achei que vc escreve muito bem. (Eu por exemplo, peno muito pra escrever uma página, outras pessoas escrevem muitas páginas em uma só hora. Esta facilidade eu não tenho.) Então, sempre que quiser, passe por aqui para escrever e desabafar.

      Excluir
  23. Oi! Eu sou a Maria e não sei se é algo bom , mas confesso que ler um depoimento tão parecido com meu sentir hoje me deixou um pouco mais tranquila. Principalmente quando você disse que as suas escolhas , mesmo erradas, eram as unicas possíveis. As vezes não temos opções, a vida nos prega essas peças que fogem do nosso controle. Venho de uma familia completamente desestruturada , onde eu era a ultima coisa com quem se preocupavam. Não tive carinho nem direcionamentos.Na real , acredito que direcionamento é a melhor forma de carinho que uma familia pode prover. Tenho uma mãe narcisista, depressiva, cega por dinheiro,ignorante. Me tornei fria por fora e muito mas muito sensivel por dentro. Fui muito machucada, abandonada, mal quista. Não fui educada, nao recebi amor, nunca tive isso.. como posso oferecer algo qe nao sei oq é? Por isso não consigo manter relacionamentos duradouros e saudaveis. Nem com amigos. As pessoas no fim das contas não me entendem e não me gostam tanto.Talvez pra farra eu sirva. Mas enfim, a vida foi minha escola. Aprendi na marra..na dor. Tenho previsao de me formar aos 32, não tenho emprego. Tenho vergonha de não ter uma carreira, não faço viagens legais. Não tenho namorado,nem filhos. Nao completei nenhum ciclo. Me sinto adolescente recém saida da escola. Sinto ao meesmo tempo vontade de ganhar o mundo mas vergonha de nao ter feito antes. Perdi minha juventude e sinto muito por isso. Sinto muito por mim. Espero que a vida esteja melhor pra ti agora. obrigada pelo texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando alguns detalhes me sinto da mesma forma que tu. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, é bom porque sei que esse sentimento é comum a outras pessoas, porém é ruim porque tenho, se não o mesmo, mas semelhante sentimento quanto à vida.
      Espero que já esteja melhor e que seja abençoada com um futuro que tu desejas.

      Garcia

      Excluir
  24. Tbm tenho ansiedade (síndrome do panico), e me sinto assim a muitos anos, sem sonhos, sem planos, com a sensação de que o trem partiu e eu perdi, frustrado e infeliz.
    É como se tivesse aceitado o fracasso que minha vida tende a ser, independente do que eu faça.

    ResponderExcluir
  25. Hoje to num dia de merda, me sentindo um bosta. Meus relacionamentos amorosos foram curtos e fracassados, amizades só as que fiz na infância, dinheiro e perspectiva de um futuro melhor parece ser uma piada.
    O maior problema é que reconheço meus problemas, tento corrigir e acabo ficando frustrado, porque parece que nada vai pra frente.
    Em relação a ser mais sociável eu tento melhorar, e em certos aspectos consigo bons resultados, mas essas amizades parece que só querem se beneficiar de alguma forma. Relacionamento não consigo engatar nenhum, sinto falta de receber um beijo e um abraço e saber que sou amado. E quanto a dinheiro, o que consigo juntar e investir parece que vem uma onda de negatividade e acaba com meus planos.
    As vezes fico pensando se sou eu mesmo quem determino a direção da minha vida, outras vezes tenho certeza disso e sei que a culpa é minha. A verdade é que tenho 28 anos de idade e já me senti/sinto como o autor.
    E o pior de tudo é que to me tornando quem eu condenava, até parece uma lição do criador.

    Garcia

    ResponderExcluir
  26. Achei muito ,interessante todas essas experiências. Mas ,em todas as nossas idades ,passamos por esses sentimentos .Quando estamos insatisfeitos, com algumas coisas ,cabe a nos mesmos, reavaliar a situação e procurar um novo ,caminho.Seja em qualquer área de nossas vidas .Um novo emprego,um novo amor,uma nova religião, etc.Uma coisa puxa a outra. Tem o suficiente para todos. " Dê tudo a vida ,que em troca lhe dará o que pretende dela"...Já é um começo ! Tente outra vez... Raul Seixas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre

      Obrigado pela sua mensagem.

      No entanto, acho que para algumas pessoas é mais difícil mudar de vida nos casos de insatisfação. Talvez por causa da mente delas que em determinada época está tão fraca que ela se torna incapaz de pensar com sabedoria. Ou até mesmo só de pensar alguma coisa.

      A música é linda: Tente outra vez. Mas na vida real alguma pessoas se cansam e desistem de tentar.

      Excluir
  27. Infelizmente eu me identifico com vc...:/ Falta apenas um mês para que eu complete 30 anos e nao consegui nada também...o engraçado e triste e que por fora sou muito animada e encorajo as pessoas..mas por dentro, eu sinceramente já desisti da vida...minha meta de vida mesmo é apenas ser uma boa filha pra minha mãe, que é a pessoa que eu mais amo na vida..:) queria dar um grande orgulho a ela, mas não consegui...:( Tenho diploma, sou formada...mas nunca consegui nada mesmo. Nunca trabalhei, nunca namorei...sinto que apenas existo, entende? As vezes já cheguei a pensar que ser boazinha não te leva a canto algum...só conheci pessoas mau caráter na minha vida..a grande maioria..:/
    Agora junto trocados e fico apostando números na loteria...veja só...pq sinceramente de outro meio já entendi que não vou conseguir nada :/
    Não desabafo mais com as pessoas, porque já ouvi coisas demais...os conselhos doem mais que ajudam..então fico na minha :/ torço pra que vc se recupere, não sei se já está melhor ..torço para que sim ��
    No meu caso, não faço a mínima ideia pra onde a vida vai me levar...:((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Anônima

      Neste momento você já completou os 30 anos e espero que esteja melhor em relação à sensação de que não conseguiu nada na vida. Às vezes temos estes pensamento, mas eles podem melhorar com o passar dos dias.

      Se a sua meta de vida é ser um boa filha, seja e tente se sentir bem com isto. Mas se por algum motivo isto não for mais o suficiente, tente fazer pequenas mudanças e se não conseguir fazer estas mudanças sozinha peça ajuda à sua mãe. Provavelmente ela vai te entender e te ajudar.

      Concordo com vc: ser bonzinho demais é sinal de fraqueza, dependendo do local onde vc está. Não deveria ser, ser bom com os outros deveria ser o normal, mas não é. Então, o jeito é tentar ser mau, mas atenção, seja má só com as pessoas que são más. Temos que tb ser um pouco da esperança em nós de que o mundo pode mudar, não podemos ser o motivo de desânimo nas pessoas boas. Mas com os chatos e idiotas, pode cravar o ferro sem dó porque acredite eles vão te ferrar quando puderem.

      Continue jogando na mega sena e se ganhar, me convida para ir pra Zoropa. Fechado?

      Torço tb para que vc se recupere e quando vc ficar sabendo para onde a vida te levou, volte aqui e conte para a gente!

      Excluir
  28. No meu caso tenho tem 25 anos, mas sou um fracasso em todas as áreas de minha vida. Meus pais e eu não nos damos bem, já não sinto amor por eles, e mesmo assim dependo deles, meu desejo era crescer e ficar independente, mas eu n sou bom em nada, meu desanimo anda tão grande que qualquer atividade do dia a dia me e penosa, e tenho que fazer muito esforço para realizar, até mesmo aquelas que eu gastava pouco tempo. Meus pais me desprezam muito, jogam na minha cara que dependo deles. Minha mãe sente um rancor incompreensível de mim. Enfim, n tenho uma família de verdade e as vezes invejo muito quem tem o amor de um pai e de uma mãe.
    Desde de pequeno eu tenho um "dom" que e afastar as pessoas de mim, o n deixar que elas criem vínculos comigo. Não tenho amigos, as pessoas são tão passageiras em minha vida, que as poucas que permanecem por um minimo de tempo que seja, eu desejo fazer de td para que seja eterno, mesmo sabendo ser impossível, e então entro em relacionamentos desastrosos, onde sempre me apego demais e sempre acaba mal pra mim. Não descobrir uma profissão que eu goste, n imagino algo que eu possa fazer, tento as vezes me preparar para concursos, mas meu desanimo com a vida é de tal tamanho que eu n consigo estudar. Na verdade eu n gosto de estudar, mas sei que é preciso por isso estudo, larguei um curso de física e fiz agronomia, concluo este ano, mas sabe, n me sinto feliz, pq só tô fazendo pq eu tinha q fazer um curso superior, afinal tds da família tem e são bem sucedidos e nisso a pressão aumenta.
    Me sinto tão solitário, fracassado e incapaz, tento permanecer firme e criar metas, objetivos mas nunca tenho animo o suficiente para cumpri-los. a vida tá passando diante de mim e me sinto de mãos atadas sem saber o que fazer e como me ajudar a sair desta merda em que me encontro. Desejo desde o inicio da adolescência, encontrar alguém bacana, alguém que eu possa amar sem medo e que seja para a vida toda, e esse desejo é tão grande que eu me angustio por n conseguir realiza-lo e me odeio por me tornar refém de qualquer pessoa que me dê migalhas.
    As vezes penso bastante em suicídio, entretanto sei n ser a saída. Mas eu olho para minha vida e n vejo nenhuma grande conquista, só fracassos, só arrependimentos e lamentações. Tento mudar e passei minha vida tentando me ajustar ao mundo, mas n consigo. tento fazer amizades mas sabem o que acontece? em pouco tempo as pessoas se afastam de mim, comecei a ter medo de puxar um papo, pq em minha cabeça eu já sinto que estarei incomodando, que ninguém me suporta... Clamo a deus tds os dias ajuda para que eu consiga modificar isso, que eu consiga ajeitar minha vida de alguma forma, mas o que sinto e desespero, pq vai chegar o dia em que meus pais n irão me querer mais em casa, chegará o dia em que terei que me manter completamente, e o que eu vou ter conseguido? um emprego de um salário? pois é galera, desabafei um pouquinho deste abismo que sou e que é minha vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo

      Obrigado por ter desabafado aqui. Isto com certeza vai ajudar outra pessoa que pode estar em uma situação parecida com a sua e ela vai perceber que não está sozinha pq nós tb temos este tipo de sensações e pensamentos.

      Eu tenho 35 anos e posso dizer que com apenas 25 anos vc está no começo da sua vida, vc é muito novo para achar que não conquistou nada ainda. Espera mais 5 anos, quando vc tiver chegando nos 30 para pensar se fez algo da vida ou não. Sério, relaxa um pouco quanto a isto.

      Talvez vc esteja com depressão. Esta coisa de perder a vontade de fazer as coisas é um sinal que indica isto. Eu sempre tive depressão. De chorar e ficar parado sem fazer nada pensando só coisas ruins. Mas à medida que fui ficando mais velho, isto de ficar chorando não acontece mais. Agora, neste exato momento da minha vida, eu não tenho ânimo para fazer nada. Nem as coisas que eu gosto. Eu gosto de escrever e estou escrevendo muito pouco. Eu gosto de línguas, de natação, de andar de patins e caminhar no lago, mas eu não tenho vontade de sair de casa para fazer nada disso. Ando muito desanimado. Acho que estou com outro tipo de depressão chamado distimia, mas não quero ir mais no psicólogo nem no psiquiatra. Nem sei se tenho isto mesmo, mas está me afetando em alguma coisas importantes na vida. Não tenho vontade de fazer amigos e nem de namorar. Como vc disse que acontece com vc, tb acontece comigo, no final dá errado e eu acabo mal, então é melhor nem tentar. Até arrumar a casa não vejo sentido, pq vou arrumar se depois vão sujar tudo de novo. Sabe, não faz nenhum sentido, mas eu simplesmente não estou animado com a vida.

      Eu só trabalho o dia todo para não morrer de fome e depois fico em casa vendo videos ou TV até de madrugada. Eu estou com muita dificuldade de me concentrar no trabalho, não consigo pensar direito. Eu não gosto de estudar. Só estudei a vida inteira pq logo cedo eu saquei que se eu não estudasse eu ia morrer de fome. Infelizmente, não nasci rico.

      Eu tb evito as pessoas, de puxar assunto com elas ou de falar pq acho que vou estar incomodando ou que vão ser mal-educados comigo. Alguma coisa aconteceu em nossas vidas para termos este tipo de pensamentos.

      Quanto à sua família, pense um pouco mais sobre o que eles sentem sobre você, mas faça isto com a cabeça fria. Na hora da emoção, da briga, da confusão a gente acaba falando e pensando o que não sente só para entristecer o outro.

      Acho que todas as pessoas se sentem solitárias hoje em dia e o grande amigo é o celular. Basta ver as pessoas umas do lado das outras com os olhos na tela. Só que a maioria delas não tem astucia suficiente para perceber que estão sozinhas apesar de acompanhadas, quando perceberem isto vão ter a mesma sensação que nós.

      Espero que vc já esteja melhor! Volte sempre aqui no blog.

      Excluir
  29. Eu não tive chance de fazer faculdade e agora aos 24 eu tenho mas me sinto burra demais, velha demais, sinto que é tarde demais pra realizar meus sonhos. Me sinto muito mal. Muito triste. Muito fracassada. Não sei mais encontrar um caminho. Me sinto perdida. Sinto que não há mais chances pra mim. Me sinto também muito infantil, uma adulta com cabeça de criança que só vai sofrer se não aceitar seu lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora Kamila

      Agarre esta chance de fazer faculdade agora. Nunca é tarde para estudar e com 24 anos vc não é velha não. Muita gente entra na faculdade com esta idade. Eu entrei com 19, mas tive um amigo que estudou comigo e ele entrou com 24 anos. Lá tinha pessoas de todas as idades, tinha gente de 40 anos. Então, não desanime por causa da idade.

      Quanto à sua burrice, eu a admiro. As pessoas que sabem que são burras estão sempre buscando mais pq sabem que o conhecimento é infinito. Sempre teremos alguma coisa que não sabemos para aprender.

      Tenho medo das pessoas muito inteligentes e muito seguras de si. É este tipo de gente que esquece tesoura dentro da barriga do paciente. Eles acham que já sabem tudo e que são fodões. Mas não são. Eles falam absurdos com muita propriedade. Eles erram com muita propriedade pq têm certeza de que estão certos e nada muda a opinião deles. Estes são os burros de verdade.

      Não é tarde demais para realizar os seus sonhos. Se fazer faculdade for um deles, comece pela faculdade. Se está perdida, precisa de um rumo: a faculdade é o rumo que vc deve tomar neste momento. Acho que vc sabe disto, mas está um pouco insegura ou com medo e precisa que alguém te diga isto. Agarre a oportunidade e faça a faculdade. Este é o caminho. Esta é sua chance.

      Se vc se sente infantil deveríamos montar um clube. Embora eu me ache com a cabeça de um velho, tenho pensamentos e comportamentos de criança tb. Na verdade eu tenho uma teoria. A teoria da quinta série: a cabeça das pessoas só evolui até elas chegarem na quinta série, com 11 ou 12 anos. Depois disso a cabeça das pessoas não crescem mais. Então, se vc se acha infantil, quando chegar na faculdade vai notar que a maioria ali tb é infantil e vc vai se pegar comparando sua turma de faculdade com a sua classe da 5ª série do colégio.

      Resumindo: faça faculdade.

      Excluir
  30. Tenho 31 e li todos os comentários. Agradeço a todos os que explicaram um pouco de suas pedras no sapato. Minha cabeça com 25 era completamente diferente da de 30. Eu nunca me interessei em fazer uma faculdade pq meu pai é engenheiro civil e trabalhou a vida inteira como funcionário público e é uma pessoa super infeliz. Entrei e desisti de várias faculdades públicas e privadas. Nunca me achei e ainda penso que nunca me acharei na vida. Muito depositam todas as fichas como se um curso superior fosse te trazer a solução de todos os problemas pessoais, amorosos e financeiros num estalo de dedos. Quando se compreende que é apenas o jeito menos ruim de preparar a pessoa a estar apta a começar a exercer um trabalho, a maioria acaba vivendo apenas empurrando a barriga e vivendo pra pagar boletos, mergulhadas em vícios e completamente infelizes. Entendo que as vezes a única opção é aceitar um empreguinho de secretaria pra almoçar uma coxinha mas no mundo virtual fica é postando foto fingindo que tem mil amigos e sempre bebe o melhor café fim de tarde. A grama do outro pode na maioria das vezes ser mais verde e ter menos cocô de cachorro mas na real a maioria das pessoas vive numa lata de lixo pq realmente elas são/se tornam uma lata de lixo. Ainda quero conseguir parar de me preocupar com a opinião alheia sobre minha pessoa ou o que faço ou deixo de fazer. Tem uma coisa que penso ser necessária a todos que é a seguinte: se a vida de seus parentes é um caos, problema é deles e não culpa sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo

      Obrigado pelo seu comentário.

      Realmente, curso superior não faz mágica. Não é pq vc fez faculdade que sua vida vai ser linda e maravilhosa. Na verdade, muita gente sai da faculdade despreparado para o mercado. Eu saí assim. Na minha opinião, ainda sou um completo despreparado. Sorte que não trabalho mais na área em que formei.

      Espero que vc consiga parar de se preocupar com o que os outros pensam de vc. Quando conseguir, volte aqui para nos passar a fórmula secreta. No fundo no fundo, todos nós também queremos isto.

      Excluir
  31. Poxa regulo a idade de voces e também me acho um fracasso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Black Linux
      Espero que vc tenha melhorado e que já não pense que é um fracasso. As coisas podem melhorar.

      Excluir
  32. Tenho 24 anos e sou um completo fracassado. Estou num curso que odeio e não tenho coragem de sair por pressão da família.Toda vez que penso que estou nesse curso me da vontade de cortar os pulsos. Só namorei uma vez na vida e foi rápido , e ainda por cima só um completo liso sem um tostão no bolso, dependo dos meus pais até hoje. Eu fico pensando onde eu errei meu Deus, porque logo comigo senhor. Estou tendo pensamentos suicidas constantemente e acho que é solução mais viável pra mim. Assim vai um fracassado a menos no mundo. Não vejo um futuro bom pra mim , eu só vejo trevas no meu futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alex. Obrigado por comentar aqui nesta postagem.

      Talvez vc já tenha ouvido isto de várias pessoa e pareça um clichê: vc é muito novo para ser considerado um fracasso. Com o tempo as coisas podem mudar. Embora tenhamos esta sensação e a impressão de que ela nunca irá embora, a sua vida pode melhorar. Há um futuro pra vc pela frente e é só vc tentar melhorar devagarzinho, um pouquinho por dia.

      Eu fiz uma faculdade que não era o meu sonho, estudei farmácia. Eu queria ter feito jornalismo. Não deu certo por várias situações da minha vida juntas, mas eu tentei fazer o melhor de mim com o que me foi dado. Não sei o seu caso, mas pode ser que sua família pague seus estudos e por isso vc sinta esta pressão familiar. Faz assim, termina o curso e depois vc arruma um trabalho na área que formou ou fora dela para tentar fazer o curso que vc quer.

      Vc namorou só 1 vez na vida. Eu tb. É assim mesmo, cada um vive a vida como dá e como pode/quer. Pode ser que vc tenha valores ou maluquices que te tirem a possibilidade de ter tido 500 namoradas. Será que alguém que já teve 500 namoradas já teve alguém de verdade? E se este seu único namoro valeu por 1 milhão de outros, mesmo durando pouco? Não vejo graça em ficar com 10 pessoas numa noite e depois voltar sozinho para o dia a dia da vida. Eu me sentiria muito vazio. Talvez vc tenha tido uma namorada só porque no fundo não gostou muito de namorar. Arrumar uma namorada não é tão difícil, o difícil é manter um relacionamento legal. Quantos feios vc já viu namorando por aí? Enfim, pare de pensar em quantidade e pense na qualidade. Penso tb que ninguém encontra a felicidade em outra pessoa, ela tem que estar em nós porque se não estiver não estará mais em nenhum outro lugar.

      Quanto a não ter dinheiro: é normal hoje em dia as pessoas só conseguirem uma estabilidade mais tarde. Claro que não é uma regra, mas pode acontecer com qualquer um. Que bom que os seus pais te ajudam. Aproveite bastante esta oportunidade e tente fazer o melhor com ela. Hoje eu tenho 35 anos e a minha vida mudou muito desde quando eu tinha 24. As coisas vão se encaixando normalmente se vc se dedicar e esforçar. Não dá pra acreditar, mas acontece. Eu já tive uma época (2010/2011) em que eu achava que eu não ia conseguir nada na vida, foi a pior época da minha vida, mas as coisas melhoraram. Não está 100%. Nunca vai ser 100%. Para ninguém no mundo. A vida fantástica dos seus amigos no facebook não existe.

      Em relação ao suicídio, claro, é uma solução, mas não é a única. Tem vários outros caminhos que podemos seguir: vc pode procurar uma ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Eles ajudam bastante conversando com a gente e também com medicamentos. "O suicídio é uma solução definitiva para um problema temporário." Não sou contra as pessoas se matarem ao contrário de muitos que jogam pragas em suicidas ("vai pro inferno", "não tem consideração por ninguém", "não tinha motivo para isto"). Eu entendo pessoas que tem vontade de se matar pq todo depressivo entende o quanto a vida pode ser sem graça, triste, vazia e sem sentido. Então, antes de tomar uma decisão tão drástica, temos que tentar ajuda com as pessoas que gostam da gente. Vc pode conversar com os seus pais, fala que vc tá meio perdido e que gostaria de conversar com um psicólogo. Acho que eles irão te ajudar.

      Não fique achando que só tem trevas no seu caminho. Esses dias eu descobri que até o Darth Vader voltou pro lado bom da força. Então, todo mundo tem jeito!

      Espero ter te ajudado. Depois volta aqui para falar como está se sentindo.

      Excluir
  33. Olá. Hoje é um Sábado, agora são 01:58 da madrugada e eu, que nem sonhava em deixar um comentário por aqui (enquanto lia os demais), decidi escrever alguma coisa.
    Tenho 31 anos e passei/passo por grande parte das situações que li nos relatos aqui, inclusive do autor do blog.
    O que posso assimilar disso tudo é que i principal fator a desencadear uma confusão de sentimentos (ruins) dentro de nós é especialmente a comparação.
    Aliás, li nos comentários algo citando isso.
    Nos comparamos com colegas que se casaram muito jovens, nos comparamos com gente que construiu a famosa "família margarina", com tudo redondinho e aparentemente sem fazer muito esforço.
    Nos comparamos com os famosos do instagram, com os idiotas do YouTube, com os parentes "que deram certo, com os conhecidos que escancaram a própria felicidade no Facebook. Nos comparamos com o colega de trabalho que parece ter uma vida social perfeita. Simplesmente nos pressionamos o tempo todo a seguir um parâmetro, a atingir um ideal, um objetivo.
    O problema é que o tal objetivo é pessoal e intransferível, e, a gente não tem a obrigação de seguir os moldes que os outros seguiram.
    A loucura da vida em sociedade é justamente isso: as fôrmas da família, comportamento e vida perfeita não existem!! O ideal que subjetivamente é cobrado, isso tudo é apenas uma abstração.
    Nós somos humanos, e complexos como tal não nos cabe seguir ideais, mas sim buscar satisfazer a nossa própria essência.
    Alguns vão atingir sua satisfação essencial fazendo caridade, outros em boates, outros escrevendo livros, outros construindo uma família e seguindo o padrão convencional e reciclável da vida (nascer, crescer, casar, se reproduzir e morrer).
    No fim das contas, é muito mais uma questão de procurar entender o porquê de estarmos buscando certas coisas, e não se questionar do porquê ainda não as conquistamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo que escreveu na madrugada de sábado às 1:58 horas.

      Muito obrigado pelo seu comentário. Aliás, Foi um comentário fantástico!!!

      Com certeza ele vai ajudar outras pessoas! Eu concordo com tudo o que vc disse.

      Que bom que vc comentou!

      Excluir
  34. Também me sinto assim meio perdida. Passei em um concurso pra professor. Trabalhei dois meses e larguei, acho que foi por impulso, sei lá. As pessoas me detonaram. Acho que não tinha capacidade pra dá aula,agora estou me sentindo um lixo por ter desistido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Talvez vc largou por impulso. Ou talvez vc largou porque viu que aquilo te faria mais mal do que bem. Eu já fiz uma cagada desta. Trabalhei quase 3 anos em uma farmácia e um dia eu larguei. Eu tb sentia que não tinha capacidade para aquilo (manipulação) e achava que seria fácil arrumar outro emprego (drogaria). Não foi. Acho que fiquei uns 2 anos parado. Mas eu precisava muito ter feito aquilo. Me fazia mal e não tinha como crescer.

      Talvez hoje vc se sinta mal com isto, mas talvez daqui uns anos vc olhe para trás e descubra que fez a coisa certa.

      Espero que já tenha melhorado!!

      Excluir
  35. Era professor de língua portuguesa, justamente onde a cobrança é gigantes cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maior cobrança está em nós mesmos. A gente se cobra muito e os outros se cobram pouco. Ainda acho que estamos no caminho certo. Mostra que estamos preocupados em fazer um bom trabalho.

      Não espere muita coisa de pessoas que não se cobram muito. Eu, sinceramente, tenho medo delas.

      Aqui em casa só tem professora de português e, posso dizer, depois vc vai acostumar se tiver alguma cobrança no trabalho. Erros e dúvidas todos nós temos em qualquer profissão. E que deus nos livre dos profissionais que têm muita certeza na vida.

      Excluir
  36. Respostas
    1. Espero que já tenha melhorado. Às vezes vc se precipitou um pouco, mas serve como experiência de vida. Ainda acho que no futuro vc vai se sentir bem com isto e que vai aparecer um trabalho melhor, mesmo que seja na mesma área de professor.

      Excluir
  37. Respostas
    1. Olá, Ana!

      No emprego que eu tinha, eu precisava lidar com o público o dia todo ou na hora do almoço. Isto me deixava muito ansioso.

      Agora neste emprego que eu estou não atendo o público e é bem mais fácil para mim. Há coisas piores que atender o público, mas eu consigo ficar menos ansioso em períodos mais longos.

      Excluir
  38. Cara tudo que você escreveu parecia que eu estava escrevendo sobre mim mesmo!. E eu achando que era o único que se sentia assim!. Mais você escreveu esse texto em 2013 e estamos em 2020, será que as coisas para você melhoraram ou continua a mesma coisa?. Será que tem que atualizar?!. Eu me identifiquei c tudo que você disse e você me descreveu perfeitamente!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberto! Obrigado pelo seu comentário.

      Nós não somos os únicos que nos sentimos assim. Não somos os primeiros e nem seremos os últimos.

      Respondendo a sua pergunta: Sim, as coisas melhoraram um pouco em relação à trabalho. Em relacionamentos piorou muito, agora eu quero só ficar na minha casa.

      Mas olhando em um todo, as coisas melhoraram. Aquela época foi bem ruim. Espero que vc melhore também!

      Excluir
  39. Caramba!O texto foi escrito em 2013.E hoje,em 2020 me identifico muito com seu relato.A vida é muito interessante e imprevisível .Pois o ano de 2013 foi bem tranquilo e as coisas corriam bem na minha vida quase como um todo e no ano presente me encontro com um turbilhão de sentimentos e angústias.Tenho 34 anos e me formei na minha segunda graduação que é odontologia no final de 2018.Mas não me sinto segura e preparada para atender.Nos empregos que eu tive,fiquei pouco tempo,pois não consegui me manter.A cada procedimento que tenho que fazer é uma tortura para mim,pois já imagino que vai dar tudo errado.Se eu consigo uma oportunidade de emprego,cada vez que levanto para trabalhar é como se eu tivesse indo para a cadeia.Sou extremamente ansiosa e parece que nos meus trabalhos tem um alvo nas minhas costas dizendo que não sou boa o suficiente e que vou fazer cagada.Minha mente ja vai la pro futuro e me imagino respondendo processo judicial e ficando queimada no meu círculo de trabalho.E se eu não consigo exercer a profissão em que me formei (e tive grandes despesas na graduação)..como vou me manter?O sentimento de culpa é enorme.Me cobro muito em dar um retorno financeiro pra minha família,que investiu duas vezes em mim.São pensamentos recorrentes que tenho.Nao consigo enxergar uma solução e nem um futuro bacana.E pra completar a vida social tá ruim e a amorosa já desisti kkkk.Tambem me pego observando a vida das outras pessoas e vejo que elas trabalham normalmente e se sentem bem com isso.E elas vão casando,tendo filhos,adquirindo patrimônios e minha vida estagnada em todos os aspectos.Sinto que todo mundo vai pra frente menos eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima.

      Dê uma lida na internet sobre "fobia social". EU tenho isto e talvez vc tenha um pouquinho também!

      Já me encontrei na sua situação, quando eu atendia público. Hoje não atendo as pessoas do mesmo tanto que atendia antes, só tenho contato com pessoas que costumo ver todos os dias, com raras exceções... Este desespero diário que acontecia comigo antes não acontece mais. Agora só acontece de vez em quando.

      Dê uma procurada sobre fobia social e se precisar procure um psicólogo.

      Excluir
    2. Olaa.pesquisei sobre fobia social e me supreendi.Pra mim,fobia social era medo de interagir com outras pessoas,socializar.Nao é o meu caso.Gosto de conversar,sair,conhecer pessoas novas,acho que sou uma boa companhia.Porém descobri que fobia social pode ser também medo de errar e ser julgado no ambiente profissional.E embora esse transtorno pra mim fique restrito somente no âmbito do trabalho,me traz uma grande aflição.É muito ruim.Estou fazendo terapia e descobri que uma das causas dessa fobia vem lá da infância.Enfim,está sendo muito bom fazer terapia.Abracos

      Excluir
    3. Olá, Anônima

      Que bom que pude ajudar de alguma forma. O nome fobia social faz a gente pensar nisto mesmo de socializar, mas é bem mais ampla.

      No meu caso, o nome encaixa mais pq sou diferente de vc pois não saio muito pq acho que vou ser julgado nestas socializações (na verdade tenho certeza disto). Mas tb me afeta um pouco no trabalho, mas não tanto como era antes.

      Obrigado por me contar um pouco mais da sua vida! Espero que a terapia te ajude muito!

      Comente mais vezes se quiser!

      Excluir
  40. Como pode ter tantas pessoas parecidas nesse mundo. A vida é um copo cheio de água, mas o meu copo esteve sempre vazio. Foi bom ler todos os relatos, pois há um pedacinho de mim em cada um. Estou na busca incansável de sair dessa zona do fracasso, é difícil, mas pela fé dará certo. Boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andreza!

      Acredite que este é um ciclo pelo qual vc está passando e que logo terminará. Faça sua parte, se esforce e dê tempo ao tempo e as coisas melhorarão!

      Obrigado por deixar aqui um pedacinho de vc também.

      Excluir
  41. Me identifiquei com vários relatos aqui, e espero que a vida de todos nós vá para frente. Nada do que fiz na vida deu certo, nada. Não tenho emprego de carteira assinada, o pouco dinheiro que ganho com aulas particulares vai todo embora com passagens de ônibus ou com Uber ou com coisas que nem sei. Sempre foi assim, mesmo me planejando, meu dinheiro sumia. Ganho e gasto. Amor... Já não namoro há muito tempo. Às vezes, acho que a vida não vai mudar, e me dá muita vergonha por ser uma mulher na faixa dos 30 anos completamente fracassada: solteira, sem filhos, sem dinheiro, sem sucesso, sem felicidade comigo mesma... Pensei em suicídio várias vezes ao longo da minha vida, mas ao mesmo tempo acho que não é a solução, porque isso daria muita alegria a todos os que não gostam de mim. Tomara que Deus nos ouça e nos permita progredir na vida e nos dê o privilégio de desfrutar da alegria e da felicidade aqui nesta vida ainda. Sim, apesar de tudo, ainda tenho alguma esperança de melhora.
    Muito obrigada ao autor do post e a todos que comentaram, é bom saber que não estamos sozinhos. Com nossos relatos, vamos ajudando uns aos outros, incentivando a melhorar.
    Feliz restante de Natal a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victoria

      Feliz Natal atrasado (muito atrasado) e Feliz Páscoa atrasado (um pouco atrasado)

      Em relação ao dinheiro: anote tudo o que vc ganha e gasta em um caderno. Tudo mesmo, inclusive uma bala. Aí vc vai saber para onde está indo o dinheiro. Se possível, compre uma bicicleta ou vá a pé em alguns lugares para economizar o dinheiro do ônibus e do uber. Aí, sobra mais pra vc fazer outras coisas.

      No amor, não posso dar opinião pq estou na mesma situação que vc. Mas vamos marcar um encontro e resolver nossos 2 problemas. :P

      Quanto ao suicídio, eu acho normal pensar nisso pelo menos uma vez na vida. Os que dizem que nunca pensaram eu acho que são mentirosos ou não vivem no planeta terra. Tenho postagens sobre isso. Se quiser, dê uma lida.

      Fico feliz que vc ainda tenha esperança. Isto é essencial!
      Obrigado por dividir seus pensamentos e colocar pra fora o que sentia no meu blog. Isto ajuda a mim e aos outros, como vc mesma disse, pois estamos (ou estivemos) na mesma situação.
      Volte mais vezes!

      Excluir
  42. Olá, tenho quase 20 anos e sinto que estou totalmente perdida e condenando meu futuro, estou na faculdade, mas não gosto do curso, queria ser professora e nem disso tenho certeza kk, mas sou muito tímida e não gostaria de decepcionar meus pais depois de tanto investimento, enfim tenho medo de nunca me encontrar, não tenho experiência para nada e me sinto muito deprimida, parece que todos ao meu redor estão fazendo alguma coisa e eu na atormentadora inércia, ler os comentários fez eu me sentir menos sozinha... a sensação de fracasso é constante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!

      Vc ainda é muito nova para sentir que está condenando o seu futuro. Se for por causa do curso que está fazendo, tente conversar com seus pais e veja se é possível fazer o curso que vc deseja. Fala pra eles que se vc continuar no curso que está, corre o risco de se formar só para eles ficarem felizes, mas que talvez vc não trabalhe com isto.

      Procure um médico ou um psicólogo para te ajudar no sentimento de depressão e de nunca vai se encontrar. Na verdade, acho que nenhum ser humano se encontra de verdade. Está todo mundo perdido. O que se dizem "normais" é pq ainda não entenderam o que é a vida.

      Evite se comparar com os outros. Se for preciso apague suas redes sociais pq diminui a sensação de fracasso. Nas redes sociais só publicam coisas boas e vc compara as coisas ruins da sua vida com as coisas boas da vida dos outros.

      Volte sempre pra ler comentários de outras pessoas com o mesmo sentimento, isto ajuda mesmo a ficarmos menos tristes.

      Excluir
  43. Eu tenho 34 e me sinto totalmente perdida. Não tenho nenhum diploma ( estudou na faculdade na metade do meu curso de Biomedicina). Mas estou desempregada, moro de aluguel e tenho um filho de 10 anos. Sou mãe solteira, divorciada e nunca tive sorte em relacionamentos. Mas o que me incomoda mais é que eu percebo que sou bastante inteligente e mente aberta, mas não consigo usar essa inteligência pra crescer e ser bem sucedida... Estou desempregada e passando aperto financeiro. Com aluguel atrasado e geladeira vazia. Vejo pessoas da minha idade viajando e conhecendo o mundo e eu cheia de transtorno psicológicos e geladeira vazia... Eu choro todos os dias, não tenho forças pra mudar essa situação. Me sinto perdida e fracassada... Me sinto sozinha. Sem amigos. Parece que eu sou pequena demais e o mundo grande demais. Me sinto uma adolescente perdida e sem saber o que quer pra vida. Tenho 34 anos e não sei nem o que eu quero pra vida...

    ResponderExcluir
  44. Eu tenho um sonho absurdo de conhecer outros países. Trabalhar fora.. conhecer o Japão e a Coreia... Mas eu nunca vou realizar isso se continuar sendo o fracasso que eu sou. Mas não sei o que fazer pra melhorar...

    ResponderExcluir
  45. Engraçado, nunca tinha lido essa postagem aqui. Tão antiga, de 2013. Sua aflição ao escrever isso me pareceu angustiante mas, ao mesmo tempo, consolador.

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog