"... É a lenha, é o dia, é o fim da picada! ..."
Elis e Tom, em Águas de Março.
Tenho um cartão de crédito da Itaucard. Como o nome já diz, vem estampado no cartão o selo do banco Itaú.
Para pagar a fatura impressa quem vem pelo correio antes do vencimento, posso pagar em qualquer banco e casas lotéricas. Porém, sem a fatura impressa, só posso pagar apresentando o cartão no banco Itaú. Está certo, afinal de contas, é o Itaú que tem os dados da minha fatura como: a data de vencimento, o valor total e o valor mínimo.
Mas... Sempre tem um “mas” nesse blog.
Mas eles não têm os dados da minha fatura! A minha fatura costuma chegar antes do dia 12 de cada mês. Até hoje, sexta-feira, dia 15 de maio, a minha fatura não chegou. E o vencimento acontece todo dia 18.
Então, pela primeira vez na vida, fui até uma agência do Itaú para pagar a minha fatura. Na minha vez, eu dei o cartão para a moça e disse:
– Quero pagar a fatura deste cartão.
– Quanto você quer pagar? – ela me perguntou.
– O valor total – respondi.
Então, ela explicou:
– Eu não tenho acesso ao valor da fatura. Você tem que me dizer o valor que quer pagar ou ligar no 0800 para saber o valor.
Eu fiquei surpreso quando ouvi isso! No ano de 2009, o banco Itaú não tem acesso às próprias faturas que emitem. Mas... (outro “mas”). Mas e a internet, a intranet? E o tamanho do Itaú para não ter um ser que acha isso esquisito ou errado? Isso é o fim da picada!
Tenho um controle bem feito dos meus gastos e já tinha ligado no 0800 para comparar os valores. Por isso, sabia o valor da minha fatura. Um valor aproximado, claro, não vou ficar decorando os centavos. E paguei até um pouco mais do que devia.
Achei o fato uma barbaridade! E comecei a pensar o porquê de não ter o acesso aos valores das faturas. E bingo! O motivo é dinheiro!
Assim, dizendo que não sabem o valor da fatura, eles “obrigam” a pessoa, principalmente os bobos, a pagar um valor menor do que ela deve. O valor restante virá com juros na próxima fatura, resultando em mais dinheiro para o banco.
Os juros são acima de 10%. E quando a fatura atrasa ou é extraviada, o problema não é deles, é nosso. Se nós não nos virarmos para pagar a fatura em dia, lá vêm os juros.
Como todo cartão de crédito, eles fazem o trabalho deles que é: dificultar o nosso trabalho.
Eduardo Franciskolwisk
Por isso recorto todos os cartões que chegam aqui em casa!
ResponderExcluirhauhauhau
cheguei aqui pelo orku!