Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Por que não pode tirar fotos dentro da Biblioteca Joanina?

Prédio da Biblioteca Joanina

Localizada na cidade portuguesa de Coimbra, a Biblioteca Joanina é deslumbrante. É um lugar que você não pode deixar de conhecer.

Para se ter uma ideia do quanto ela é bonita basta dizer que a Biblioteca Joanina foi a inspiração para a biblioteca do castelo da Fera no “live-action” de “A Bela e a Fera” da Disney.






As fotos acima são roubadas emprestadas da internet, já que não se pode tirar fotografias no interior da Biblioteca Joanina.

A biblioteca tem vários livros raros (não consegui achar o nome de nenhum conhecido) dos séculos XVI a XVIII (anos de 1501 a 1800) e parar ajudar na conservação destas obras existem morcegos vivendo lá dentro. Durante o dia os morcegos ficam dormindo escondidos atrás das cortinas e durante a noite eles saem para viver a vida e comer os insetos que ali houver. Isto ajuda na preservação dos livros.

Outra curiosidade é que havia funcionários colocando livros em prateleiras vazias. Foi explicado que os livros, de forma rotativa, são colocados em uma câmara sem oxigênio por 21 dias para limpeza. Esta técnica mata qualquer praga que houver no interior dos livros.

Como eu já disse, era proibido tirar fotos do interior da Biblioteca Joanina. Mas como é um lugar muito bonito, quem vai lá fica decepcionado de não poder tirar nenhuma foto de recordação. Afinal, quem acreditaria que tal lugar belíssimo existe mesmo se não temos a foto para mostrar?

Eu respeitei a ordem de não tirar nenhuma foto do interior. No entanto, outras pessoas se fizeram de desentendidas e fotografaram. É compreensível, ir na Biblioteca Joanina e não poder tirar nenhuma foto é decepcionante, pois é um lugar incrível. As funcionárias de lá mais diziam “Ei, não pode tirar fotos” do que faziam o seu trabalho.

Ora pois, eu fiquei cá a me perguntaire (leu com sotaque português de Portugal?): Por que não se pode tirar fotos do interior da Biblioteca Joanina?

Procurei uma resposta na internet e não achei nenhuma resposta. Então decidi escrever para lá e eles foram muito atenciosos respondendo o meu questionamento. Segue a resposta na íntegra:


Prezado Senhor Eduardo

A Biblioteca Joanina é considerada uma das mais ricas e belas bibliotecas do mundo, o ex-libris da cidade de Coimbra. Tendo como base a fundamentação de especialistas de conservação do património, foi ponderado restringir a captação de imagens no interior da Biblioteca para melhor preservar este tesouro. De acordo com os mesmos, os dispositivos fotográficos poderão afetar o douramento das estantes e a pintura dos painéis com miniaturas ao gosto oriental.


A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra possui um regulamento de utilização da Biblioteca Joanina (https://www.uc.pt/bguc/ProjetoSOSLivroAntigo/RegUtilBibJoanina) onde especifica a necessidade da estabilização das características ambientais no seu interior para que se mantenham em bom estado de conservação as coleções bibliográficas e a decoração interior.


Remetemos também esta fundamentação para o Despacho nº 10946/2014 da Direção-Geral do Património Cultural, Diário da República, 2ª Série, Nº 164, 27 de agosto de 2014, no que diz respeito à captação de imagens nos edifícios e acervos dos Museus, Monumentos e outros imóveis afetos à DGPC.

Esperamos de Vª Exª a melhor compreensão para as medidas estabelecidas na conservação deste património.


Com os nossos melhores cumprimentos,


Biblioteca Joanina” (tirei o nome da pessoa que respondeu)


Eu entendo e respeito a posição dos responsáveis pela biblioteca, mas bem que eles poderiam estudar a liberação de foto sem flash. Por outro lado, entendo também que se liberarem fotos sem flash, muitas fotografias serão tiradas com flash - com ou sem intenção da pessoa - e isso é exatamente o que os especialistas não querem que aconteça porque danificaria a maravilhosa Biblioteca Joanina.   

Eduardo Franciskolwisk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog