Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Igreja de Santo Inácio de Loyola - Os Segredos de Roma




Em Roma há muitas igrejas, mas a Igreja de Santo Inácio de Loyola vai te surpreender. Ela foi construída em estilo Barroco entre os anos de 1626 e 1650 e tem o mesmo nome do santo a quem foi dedicada.


Inácio de Loyola foi o fundador da Companhia de Jesus. A Companhia de Jesus existe até hoje. Os padres que fazem parte da Companhia de Jesus são conhecidos como jesuítas. São os mesmos jesuítas que tiveram um papel importante na colonização do Brasil.

Imagem de Santo Inácio de Loyola.


Dentro da Igreja de Santo Inácio de Loyola, você verá vários efeitos de ilusão de ótica. Basta olhar para cima.


Os afrescos foram pintados por Andrea Pozzo de modo tridimensional. Isto faz com que o teto pareça mais alto e mais profundo do que realmente é. Veja a imagem da Apoteose de Santo Inácio de Loyola.


Até a Cúpula da Igreja não existe de verdade. É pura arte, pura ilusão de ótica, é uma visão 3D sem óculos.


Além disso, a Igreja tem várias esculturas para serem apreciadas.

Poucos turistas vão a esta Igreja. Ela fica na Piazza Sant´Ignazio, bem próxima do Panteão e não se paga nada para entrar. Ah, e tente não confundi-la com a Igreja de Jesus, que é muito parecida externamente, também fica perto do Panteão e é onde está o túmulo de Santo Inácio. Uma dica que pode ajudar em casos de dúvida é que na Igreja de Santo Inácio de Loyola está escrito "S. IGNATIO" na inscrição da fachada.

Igreja de Jesus, em Roma. Não confunda com a
Igreja de Santo Inácio de Loyola.

Assista ao vídeo do nosso Canal do YouTube sobre este assunto.


Se gostarem se inscrevam no canal e deixem o seu gostei.

Eduardo Franciskolwisk

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O Buraco da Fechadura - Os Segredos de Roma



Se você gosta de espiar pela fechadura de portas, este lugar é ideal para você.


Aqui está um dos segredos de Roma que poucos turistas brasileiros conhecem.


O segredo está atrás de um portão verde diante do qual é possível que muitas pessoas passem sem nem imaginar o que ele guarda. Mas se você for um pouco curioso e bisbilhotar pelo buraco da fechadura, o segredo se revelará.

Paisagem vista ao espiar pelo Buraco da Fechadura, em Roma.
É possível ver 3 estados independentes: o Vaticano,
a Itália e a Ordem de Malta.

O que se vê é uma paisagem belíssima em um enquadramento único. Atrás do portão, há um corredor de árvores e ao fundo está a Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre as árvores e a Cúpula, ainda é possível ver algumas edificações de Roma.


Mas não é só isso. Do lado de dentro da porta está a Sede da Ordem Soberana e Militar de Malta. A Ordem de Malta é uma entidade internacional independente e embora não seja um Estado, recebe tratamento como se fosse. Sua soberania permite que ela imprima os próprios selos, moedas e passaportes. Permite também que tenham embaixadas nos 107 países com os quais mantém relações diplomáticas, incluindo o Brasil.


Moeda emitida pela Ordem de Malta.

Selos da Ordem Soberana e Militar de Malta.

Eles também emitem seus próprios passaportes.

Sendo assim, se pensarmos bem, ao olharmos pelo Buraco da Fechadura estaremos vendo 3 países independentes: a Itália, o Vaticano e a Ordem Soberana de Malta . Diz aí, você alguma vez na vida já viu 3 países ao mesmo tempo. Bem... Aqui você verá!


Então, se você for para Roma é bom achar esta porta e dar uma espiadinha pelo Buraco da Fechadura. Il Buco della Serratura, nome em italiano, fica na Piazza dei Cavalieri di Malta, perto do Circo Máximo, no bairro Aventino.



Assista ao vídeo do nosso Canal do YouTube sobre este assunto.



Eduardo Franciskolwisk

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog