Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O Buraco da Fechadura - Os Segredos de Roma



Se você gosta de espiar pela fechadura de portas, este lugar é ideal para você.


Aqui está um dos segredos de Roma que poucos turistas brasileiros conhecem.


O segredo está atrás de um portão verde diante do qual é possível que muitas pessoas passem sem nem imaginar o que ele guarda. Mas se você for um pouco curioso e bisbilhotar pelo buraco da fechadura, o segredo se revelará.

Paisagem vista ao espiar pelo Buraco da Fechadura, em Roma.
É possível ver 3 estados independentes: o Vaticano,
a Itália e a Ordem de Malta.

O que se vê é uma paisagem belíssima em um enquadramento único. Atrás do portão, há um corredor de árvores e ao fundo está a Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre as árvores e a Cúpula, ainda é possível ver algumas edificações de Roma.


Mas não é só isso. Do lado de dentro da porta está a Sede da Ordem Soberana e Militar de Malta. A Ordem de Malta é uma entidade internacional independente e embora não seja um Estado, recebe tratamento como se fosse. Sua soberania permite que ela imprima os próprios selos, moedas e passaportes. Permite também que tenham embaixadas nos 107 países com os quais mantém relações diplomáticas, incluindo o Brasil.


Moeda emitida pela Ordem de Malta.

Selos da Ordem Soberana e Militar de Malta.

Eles também emitem seus próprios passaportes.

Sendo assim, se pensarmos bem, ao olharmos pelo Buraco da Fechadura estaremos vendo 3 países independentes: a Itália, o Vaticano e a Ordem Soberana de Malta . Diz aí, você alguma vez na vida já viu 3 países ao mesmo tempo. Bem... Aqui você verá!


Então, se você for para Roma é bom achar esta porta e dar uma espiadinha pelo Buraco da Fechadura. Il Buco della Serratura, nome em italiano, fica na Piazza dei Cavalieri di Malta, perto do Circo Máximo, no bairro Aventino.



Assista ao vídeo do nosso Canal do YouTube sobre este assunto.



Eduardo Franciskolwisk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog