Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

A Boca da Verdade - Os Segredos de Roma




Datada do século I d.C., La Bocca della Verità ou A Boca da Verdade, em português, é uma imagem de um rosto humanóide esculpida em mármore. Ela tem 1,75 m de diâmetro, 19 cm de espessura e tem um peso de, aproximadamente, 1.200 Kg.

É possível que esta escultura tenha feito parte de uma fonte, de forma parecida como podemos ver na imagem abaixo. Pode ser também que fosse a cobertura de um poço cerimonial. Mas o mais provável é que era apenas uma tampa de esgoto decorativa: pelos orifícios dos olhos, da boca e do nariz passava a água que cairia nos esgotos da cidade.



Acredita-se que a imagem retratada na escultura seja de um dos vários deuses romanos. O mais provável é que seja o deus Oceano. O mesmo deus que está esculpido e representado na Fontana de Trevi.


La Bocca della Verità tem este nome devido a uma lenda que envolve esta escultura desde a Idade Média. A lenda diz que a boca tem poderes para saber se uma pessoa está falando a verdade ou se está mentindo. Ou seja, era um detector de mentiras medieval!


Para saber se uma pessoa estava mentindo ou dizendo a verdade, era necessário que a pessoa colocasse a mão dentro da boca e fizesse uma afirmação. Se ela estivesse mentindo, a boca se fecharia devorando sua mão.


Segundo a lenda medieval, teve um marido que desconfiava de sua esposa e então a levou até a Boca da Verdade para testar sua fidelidade. A mulher fingiu um desmaio e caiu nos braços de seu amante, que a segurou no colo. Depois disso, a mulher jurou com a mão dentro da Boca da Verdade que só tinha estado nos braços do marido e do homem que acabava de segurá-la.


A Boca da Verdade ficou muito famosa no mundo todo devido ao filme Férias Romanas (Roman Holiday), com a atriz Audrey Hepburn e com o ator Gregory Peck. No filme há uma cena em que os personagens fazem o teste da verdade.


A Boca da Verdade está localizada no exterior de uma parede da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, que fica na Piazza della Bocca della Verità.


Assista ao vídeo do nosso Canal do YouTube sobre este assunto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog