A pirâmide de Caio Céstio é o único monumento do século I a.C. que ainda está em excelente estado de conservação.
Ela foi construída entre os anos de 18 a 12 a.C. como túmulo para Caio Céstio, um magistrado e membro de um grande corpo religioso de Roma. Caio Céstio era um homem muito rico e quando morreu, deixou em seu testamento o desejo de ser sepultado em uma pirâmide. Ele ordenou que seus herdeiros construíssem o monumento em até 330 dias após a sua morte, sob a pena de não receberem a herança deixada por ele.
Os herdeiros construíram a pirâmide dentro do tempo determinado e, inclusive, em um dos lados da pirâmide há uma inscrição em latim dizendo: "O trabalho foi completo, de acordo com o testamento, em 330 dias por decisão do herdeiro Ponto Mela, filho de Públio dos Cláudios, e Poto, liberto.".
Mas por que um romano construiria uma pirâmide? É porque no ano 30 a.C. o Egito foi conquistado e se tornou uma província de Roma. A partir daí, os romanos passaram a apreciar a cultura da terra dos faraós e tudo o que remetia ao Egito virou moda. Temos como exemplos, as pirâmides e os obeliscos.
Bem, mas esta história toda não tira a emoção de ver uma pirâmide em estilo egípcio com mais de 2.000 anos de idade no meio da grande cidade de Roma.
A pirâmide tem 36,4 metros de altura e 29,6 metros de comprimento na base quadrada. Ela foi totalmente revestida com mármore branco de Carrara.
Câmara funerária da Pirâmide de Céstio |
Dentro, há uma câmara funerária decorada com afrescos onde o corpo de Caio Céstio foi sepultado. Em 1.660, quando a sepultura foi redescoberta, os afrescos já estavam bem apagados e não havia vestígios de qualquer outro objeto. Provavelmente, foi saqueada na antiguidade por ladrões de tumbas.
A pirâmide foi restaurada entre os anos de 2.012 e 2.014. Devido a isto, ela recuperou o seu brilho original.
Escultura de um dos túmulos do Cemitério Protestante |
Uma outra curiosidade é que o local onde está a pirâmide virou um santuário de gatos. Então, se você gosta de gatos e de pirâmides, este será um bom lugar para visitar.
Assista ao vídeo do nosso Canal do YouTube sobre este assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.
Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!