Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Vila de Óbidos – Viagem a Portugal e Espanha


Dia 4 – Óbidos

Manhã

Óbidos é uma vila medieval. Ela tem um castelo e é cercada por uma muralha, o que ajudava a se proteger dos inimigos. É conhecida por ter, entre suas muralhas, casinhas brancas com faixas coloridas.

Uma curiosidade é que a Vila de Óbidos era dada às rainhas de Portugal pelo rei. Ou seja, a vila fazia parte do dote de casamento.

Me lembro que a primeira coisa que vi quando desci do ônibus foi o aqueduto. Pensei ”Que legal, um aqueduto romano de verdade!”, mas pensei errado. Só agora, pesquisando para este post, é que soube que o aqueduto é relativamente “novo”. Começou a ser construído em 1573 a mando da rainha Catarina de Áustria, esposa do rei D. João III.

Desci do ônibus e vi: Aqueduto de Óbidos

Aqueduto de Óbidos: não é romano.
Começou a ser construído em 1573.

Fomos em direção às muralhas que protegem a vila. Elas são bem altas. A porta de entrada principal da Vila de Óbidos foi concluída em 1380 e ao adentrarmos, caímos em uma pequena área retangular cercada pelas altas muralhas. Havia outra porta à frente e na diagonal e esta sim dava à Vila de Óbidos. No sistema de defesa, eles tinham 2 portas. Se a primeira cedesse, os invasores ainda teriam que derrubar a segunda e estariam encurralados e em desvantagem, levando as flechadas (e outras coisas) que vinham do alto.     

Entrada da Vila de Óbidos e sua muralha

Porta principal de acesso
à Vila de Óbidos, concluída
por volta de 1380.

Após entrar na Vila, vemos à esquerda uma escada em pedras que leva até o topo da muralha. Como tinha chovido, as pedras estavam molhadas, então o guia aconselhou a não andar muito pela muralha pois elas não têm nenhuma proteção lateral. Então, se alguém escorregasse, era hospital na certa. Segui o conselho, mas subi para tirar algumas fotos. Na descida, quase escorreguei nas escadas por causa do meu tênis. Então, era bom mesmo que eu não andasse nas laterais.

Escada para subir na muralha

Escada para subir na muralha

Pessoas andando pela muralha: não há proteção lateral.
Notem a altura da muralha em relação ao chão.

Vila de Óbidos vista de cima da muralha.

Segui em direção ao castelo por uma ruela (rua estreita). Um loja estava oferecendo a ginjinha de Óbidos, que é um licor obtido da ginja – um tipo de cereja azeda – em um copinho de chocolate para quem quisesse experimentar. Não aceitei, mas até hoje imagino que aquele copinho de chocolate devia estar uma delícia. Já o licor, qualquer um, não me agrada em nada. 

Rua estreita

Segui em frente pela ruazinha e encontrei uma igreja, a Matriz de Santa Maria. Não tive a menor vontade de entrar. Igreja já vi inúmeras na minha vida, mas um castelo de verdade eu nunca tinha visto. E eu queria ver o castelo!

Igreja Matriz de Santa Maria

Mas antes de encontrar o castelo, encontrei um gato. Um gato meio fora de forma. Quero dizer, ele tinha uma forma, mas era uma forma, digamos, esférica. E suspeito que era um gato português por causa do bigode.

Gato português

Depois, encontrei outra igreja. E também, outro gato. E me enfiei em um lugar sem saída, sem ninguém e muito bonito.

Outra igreja

Outro gato

Lugar sem saída, sem ninguém e lindo.

Como graças a Deus não encontrei mais nenhuma igreja, não encontrei mais nenhum gato. Por isto, encontrei o castelo.

Quase escorreguei umas 4 vezes enquanto tirava as fotos do castelo por causa do meu tênis. Alguns lugares eram bem íngremes. Foi do mesmo jeito de quando eu estava descendo a escada da muralha. Depois disso, não usei mais aquele tênis durante a viagem e não escorreguei mais.

Castelo de Óbidos

Lateral do Castelo de Óbidos

Porta do Castelo

Castelo de Óbidos com a porta

Devo confessar que fiquei meio decepcionado. Do lado do castelo tinha uma estrutura enorme que parecia um circo ou um palco. Atrapalhou a maioria das fotos e tirou o ar medieval do local.

Estrutura que estragou o cenário.

E no castelo medieval, puseram uma janela dos dias atuais de forma bem grosseira. Estragou o castelo. Dá para ver claramente que um remendo foi feito ali de qualquer jeito. É importante eu dizer que o castelo hoje é uma pousada, ou seja, as pessoas dormem lá. Então, alguém achou que precisava de uma janela e, simplesmente, puseram sem se preocupar com a estética.

O castelo medieval de Óbidos tem uma janela
dos dias atuais?

Outro ângulo sem a janela.

Vila de Óbidos vista do Castelo

Quando estávamos indo embora pela ruazinha, cruzamos com um caminhão e várias pessoas enfeitando a rua com ramos (acho que era alecrim ou oliveira). Era Domingo de Ramos. Ficou um cheiro gostoso no ar de planta recém cortada.

Pessoas felizes espalhando ramos pelo chão

Ramos espalhados pelo chão

Depois disto, entramos no ônibus e fomos até o Santuário de Fátima. E será sobre isto que vou contar na próxima postagem sobre a viagem.

Eduardo Franciskolwisk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog