Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Eu odeio segunda-feira

A vida inteira eu sempre tive um dia da semana que eu odiava. Por uma época, este dia foi a quarta-feira. Foi quando eu trabalhava na previdência. Não sei porquê, eu cismei que os problemas aconteciam mais provavelmente na quarta e passei a ter crises de ansiedade neste dia. Mas contando a vida inteira, o dia que eu mais odeio é a segunda-feira.
 
A tristeza já começa no domingo. Quando criança, domingo à noite me dava uma angústia que começava com as músicas de programas dominicais. E o Jesus do SBT me fazia chorar de verdade. De emoção, de medo e principalmente por causa da ameaça que ele fazia.
 
“Paz, amor, fé, esperança, luz e união não são apenas palavras. Você tem certeza que já fez tudo que podia pelo seu semelhante? Pense bem, pois um dia vamos nos encontrar. E eu gostaria muito de chamá-lo de MEU FILHO!”
Frase ameaçadora de Jesus do SBT
 
Aí, a gente já ia dormir com o astral para baixo. O pior de tudo é que, além de Deus estar de olho em mim, no outro dia tinha escola.
 
Depois de crescer, a vida só piora e temos que trabalhar para não morrer de fome. E a segunda-feira continua a ser o pior dia. Talvez por ser o começo da semana. No fundo sabemos que é o dia que começa a tortura e não podemos reclamar muito.
 
Hoje eu acordei 1 hora antes do despertador e fiquei esta 1 hora pensando em problemas que poderiam ou não acontecer. E isso já me gerou ansiedade. Nas últimas semanas eu não senti tanto isso. Talvez por ter dormido mais tarde. Acho que é por isso que eu acostumei a dormir tarde: para não dar tempo de acordar antes e pensar na vida.
 
Segunda é o pior dia. Às vezes paro de trabalhar meia-noite. Só de ser segunda-feira me sinto mal. E fico incomodado porque os outros em volta não sentem o mesmo e agem como se não se importassem. Aí eu penso "Sou só eu ou mundo está ficando mais louco?". Provavelmente, sou só eu.
 
Neste momento enquanto escrevo (sentado na privada) me deu vontade de chorar. Sinto muitas coisas que, às vezes, não consigo suportar e por isso, às vezes, acho que sou autista.
 
Sinto muita pressão. Sinto que meu corpo é como uma panela de pressão por dentro e que a qualquer momento vou explodir. Acho que um dia meu coração vai explodir de tanta preocupação, literalmente.
 
Tento me acalmar. Por fora sou um mar calmo, mas por dentro sou uma tormenta, um mar agitado constantemente.
 
Não sei se piorou ou se melhorou ao longo dos anos. Acho que piorou nos últimos 10 anos. E a segunda-feira deixa isto explícito: “Vá para a sua rotina de sofrimento e problemas. E se não tomar cuidado, você será devorado ou fodido por alguém.”
 
Segundas-feiras me lembram o quanto eu sou trouxa. Tanta gente por aí aproveitando a vida e você, trabalhando.
 
A segunda-feira é um dia triste, me dá ansiedade, eu fico muito apreensivo, tenho muito trabalho, fico muito instável e irritadiço. Como gostar de um dia assim?
 
Eduardo Franciskolwisk

3 comentários:

  1. Você é concursado, não é? Há quanto tempo você é servidor público? Você acha que conseguiria trabalhar em uma empresa privada? Trabalhar na iniciativa privada é uma das piores coisas do mundo, então acho que ter um trabalho "seguro" diminuiria minha ansiedade. O foda é estudar para passar em um bom concurso. Segunda-feira, pra mim, sempre é o dia em que eu posso ser demitido.

    Enfim, pior que a segunda-feira só o domingo mesmo. Essa sensação de que estamos prestes a voltar ao inferno é horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou sim. Acho que eu conseguiria trabalhar em empresa privada pq eu não teria opção. Ou eu trabalho ou viro mendigo.

      Com certeza a ansiedade diminui, mas ela não some. Eu achei que sumiria.

      Apesar de parecer, o texto não é somente sobre o trabalho. É sobre a vida de uma forma geral. A segunda-feira é o início de tudo.

      Excluir
  2. Apesar de parecer que o texto é focado no trabalho, não é. É sobre a vida no geral. Sobre obrigações e ser refém de uma vida/rotina que eu não teria se fosse rico.

    Acho que problema não é o trabalho, o problema sou eu. Eu sentiria isto em qualquer lugar que trabalhasse e como disse, sentia isto até quando estudava e ainda era criança.

    Sorte sua que adora o seu trabalho. Já eu acredito mais no filósofo Seu Madruga: "Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar.".

    Na boa, eu acho que só gosta do trabalho quem trabalharia de graça. Tem algumas coisas que eu faço de graça, mas não dão dinheiro. Provavelmente, se virasse obrigação, eu passaria a odiar.

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog