Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Dislexia

Neste mês, depois de pagar as contas, quase tive um mini infarte.
 
Eu paguei as contas no dia 05/06/24 e ao conferir no comprovante da conta de luz, percebi que o valor pago não batia, estava diferente.
 
Olhei a data do comprovante e era do dia 05/06/24. Continuei procurando o erro e não achei. Olhei mais uma vez e a data estava certa: 06/05/24.
 
Aí a ficha caiu. Era o comprovante do mês passado. Era do dia 06/05/24.
 
O problema é que 05/06/24 e 06/05/24 é praticamente a mesma coisa. Olhando os dois juntos dá para ver melhor a diferença, mas separados são praticamente iguais. Diferença pouca de 1 mês.
 
A culpa não é minha. Agora resta saber de quem é a culpa. Se é da dislexia ou se é dos americanos, que trocam o dia pelo mês na hora de escrever as datas. Nós escrevemos DD/MM/AA e eles escrevem MM/DD/AA.
 
O meu relógio de pulso é digital e a data é no formato americano. Eu fico meio confuso na hora de saber a data nos primeiros 12 dias do mês. Só tenho certeza do dia quando já passou do dia 13. Afinal, não tem mês de número 13 e aí tenho certeza que aquele número é o dia.
 
Então, me embanano bastante quando me perguntam “Que dia é hoje”. Aliás, eu uso relógio digital justamente porque é mais fácil visualizar as horas. No relógio de ponteiros eu passo vergonha. Não que eu não saiba ver as horas no relógio analógico, eu sei, mas acho muito difícil fazer isso. Tenho que pensar muito: ponteiro pequeno em tal lugar e o grande em tal lugar, vezes 5, calcular, etc. E no final a hora não é exata. É aproximada. O relógio digital dá horas, minutos e segundos “exatamente”. Gosto muito mais assim.
 
Meu problema com inglês dá uma passadinha na falta de processamento de palavras com 3 consoantes juntas. Meu cérebro dá uma bugada. Eu nunca sei a ordem certa delas.
 
Agora eu sou velho e já aprendi, mas passei boa parte da vida me perguntando a ordem das letras: o correto é Christmas ou Crhistmas?
 
Eu ainda não consigo ver diferença entre as palavras: thought, though, through, thorough e thought. Minha inteligência entra em colapso e mostra sua real identidade chamada burrice. E só escrevi certo porque copiei e colei do google.
 
Eduardo Franciskolwisk

2 comentários:

  1. É a velhice. E agora é só ladeira abaixo. É a realidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo. Não se penalise. São confusões que qualquer um pode fazer. Boa semana

    ResponderExcluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog