Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Viagem a Portugal e Espanha – Passeios Panorâmicos por Lisboa e Bairro de Alfama


Dia 3 – Lisboa

Manhã

Durante a manhã, a CVC e a SpecialTours programaram um passeio panorâmico visitando os principais pontos turísticos da cidade como, por exemplo, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, o bairro de Alfama e a Praça do Rossio.

Como eu já disse antes, considerando a viagem como um todo, o passeio panorâmico é desanimador. No entanto, este foi o menos pior, pois cumpriu o que prometeu e parou em alguns lugares para tirar fotos. Além disso, o guia local era muito bom e explicou muita coisa interessante.

A Praça do Rossio, na verdade, não me lembro nem de ver alguma coisa. O ônibus só deve ter passado do lado e nada mais. Já em relação à Praça do Comércio e ao Arco da Rua Augusta, tive de escolher qual ver porque como um fica na frente do outro, só era possível apreciar um deles. Eu escolhi ver a Praça do Comércio, mas acho que preferiria ver o Arco da Rua Augusta. Infelizmente, olhei para lado errado! O consolo é que pude ver por alguns segundo o local exato (pelo menos é o que dizem) onde foi assassinado o penúltimo rei de Portugal, D. Carlos I, e seu filho, o príncipe herdeiro Luís Filipe. O rei que veio depois, D. Manuel II, também filho do falecido assassinado, não aguentou o tranco e levou uma rasteira da República. Nunca mais houve monarquia em Portugal.


Bairro de Alfama

Andamos a pé pelo bairro de Alfama e o guia foi mostrando e explicando os locais que víamos.

Casa dos Bicos

O primeiro lugar interessante que vi foi a Casa dos Bicos, onde hoje funciona a Sede da Fundação José Saramago. O local tem como objetivo promover a memória e a obra literária deste escritor português. Lá há uma exposição com livros, manuscritos, fotos e objetos pessoais, incluindo a medalha que ele recebeu quando ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Ele foi o primeiro e único escritor de língua portuguesa a conseguir tal feitio. Não entramos na casa.

Oliveira trazida de Azinhaga

Em frente à Fundação, há plantada uma oliveira que veio da cidade natal de José Saramago, Azinhaga. Disseram que as cinzas do escritor foram jogadas aos pés desta árvore.

Detalhe do local onde foram depositadas
as cinzas do escritor José Saramago

Casa mal cuidada com azulejos faltando.
Muito parecido com a cozinha da minha casa.

O bairro é antigo e tem alguns lugares muito mal cuidados, com azulejos faltando. Me lembrou da cozinha da minha casa que está em um estado bem parecido. Azulejo faltando é sinônimo de pobreza.

Roupas secando no varal

Os moradores do bairro colocam suas roupas para secar nas janelas que dão para as ruas e não se preocupam com estética, nem em serem roubados. Eu, pessoalmente, teria vergonha de dependurar minhas cuecas furadas na frente da minha casa.

Protesto encaixado: “Diga não
para o abacaxi na pizza”

Teve um morador de uma casa que deixou seu protesto bem claro para todos os turistas. Em inglês, a placa no formato de caixa de pizza dizia: “Diga não para o abacaxi na pizza”. Deixo aqui o meu apoio ao morador. Abacaxi na pizza é coisa de gente doida varrida.

Viela com um canino português: percebam 
como a cara dele está amassada.

Vocês sabem por que os cachorros portugueses 
sempre têm a cara amassada?
É porque eles sempre correm 
atrás dos carros que estão parados.

Pude perceber que as casas foram construídas bem próximas umas das outras formando as vielas, ou seja, ruas bem estreitas onde não cabe um carro. Tem lógica: antigamente não existiam carros. Se não me engano, já li em algum livro (antigo e chato) sobre pessoas que se apaixonavam umas pelas outras só porque se viam pelas janelas de suas casas.

Eduardo Franciskolwisk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog