Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Viagem a Portugal e Espanha – Passeios Panorâmicos da Torre de Belém e da Igreja do Mosteiro dos Jerônimos


Dia 3 – Lisboa

Manhã

Torre de Belém

Minha primeira foto da Torre de Belém

Depois do bairro de Alfama, subimos no ônibus da SpecialTours (CVC) e fomos conhecer a Torre de Belém. Minha expectativa de conhecer esta Torre era muito grande, queria muito saber como seria por dentro. Acontece que deram meia hora (leia-se: só 30 minutos) para conhecê-la. Fiquei frustrado e revoltado. Como aquela excursão não ia entrar na Torre de Belém, monumento símbolo de Portugal?

Torre de Belém (ou Torre de São Vicente)

Então era isto: 4 meses de expectativa e 30 minutos de experiência. Era só para tirar fotos para postar no Facebook e dizer para todo mundo que foi. Eu nunca mais teria a oportunidade de conhecer aquela torre por dentro.

A Torre de Belém é bonitinha, não?

Ah, eu já ia me esquecendo. Se para conhecer a Torre de Belém deram 30 minutos, para conhecer o monumento Padrão dos Descobrimentos e a Rosa dos Ventos não deram nem 15 segundos. Fingiram que nem existia. E era tão perto que dava para ir a pé se tivesse mais tempo. Está aí outra coisa que eu não entendi na excursão: como eles dividem o tempo. Eles dão 30 minutos para você conhecer os lugares e 2 horas para comer.

Acho que esse povo não sabe que comer eu como a hora que eu quiser na minha casa. Já ver qualquer coisa em um país diferente, isto eu não consigo fazer na hora que eu quero porque sou pobre. “Mas e a gastronomia do país, você não aproveitou?”. E desde quando pobre tem paladar apurado? Eu comia um salgado e ia andar para conhecer o lugar.

De outro ângulo: “Belem Tower”

Os guias tinham dado somente 30 minutos para ver a Torre. Eu e minha mãe cumprimos o combinado... Bem, quase. Faltando uns 100 metros para chegar ao ônibus, encontramos 2 senhoras da nossa cidade fazendo umas comprinhas nas barracas de lembrancinhas. Uma delas era a pessoa responsável pela turma da nossa cidade, tínhamos de fazer o que ela falava porque ela era experiente em viagens internacionais e eu era marinheiro de primeira viagem. Então, decidimos esperar ali na rua de olho no ônibus para ele não sair sem a gente. Minutos depois, os dois guias vieram putaços “gentilmente” de forma “um pouco” nervosa. Recebi um pito.

É incrível o número de broncas que já levei depois de grande. Minha criança interior deve estar se revirando no passado de desgosto com o meu “eu” adulto. Mas penso que a maioria das broncas que levei foi por incompetência, insegurança ou maluquice da própria pessoa que estava passando o sermão.

Tentei me explicar para eles, argumentando que a culpa não era minha porque eu estava acompanhando a guia da minha cidade. Aí, fiquei sabendo que ela ali não apitava nada.

Mais Torre de Belém

Outra coisa é que na região da Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos tem muitos vendedores ambulantes do tipo chato que querem te vender na base do cansaço. Alguns vestem roupas esquisitas e ficam te pentelhando toda hora querendo vender. Isso foi muito chato.

Mais chato ainda foi quando eu falei para minha mãe tomar cuidado para não ser roubada. Um destes vendedores chatos ouviu e quis fazer discurso para cima de mim. Que eles estavam trabalhando e blá, blá, blá. Eu tive que me explicar dizendo que não estava falando deles. Que eu estava falando de qualquer um. Era um lugar cheio de gente e os batedores de carteiras gostam de lugares assim. Podiam ser os vendedores chatos? Podiam, mas também podia ser qualquer um. Eu não estava falando deles, mas convenhamos que um dos métodos mais usados por ladrões é um distrair a vítima enquanto o outro faz o furto.

Vendedora chata infernizando uma turista
e, ao lado, um vendedor fumando enquanto
aguarda a próxima vítima.


Igreja do Mosteiro dos Jerônimos

Fachada

Porta Principal de Entrada

Detalhes que ficam acima da Porta Principal

Subimos no ônibus e atravessamos a rua. Descemos do ônibus e chegamos ao Mosteiro dos Jerônimos. Agora sim, vamos conhecer o Mosteiro dos Jerônimos? Hã... Digamos... Não é bem assim... Há controvérsias! O que iríamos conhecer era só a Igreja do Mosteiro dos Jerônimos. O Mosteiro em si era só ver por fora. E eu só percebi isto porque entrei na fila errada.

A Igreja estava lotada porque a entrada era de graça. Ainda bem, só faltava cobrarem para entrar na casa de Deus.

A Igreja é bonita e tem vitrais lindos. Tem umas estátuas de elefantes carregando uns túmulos de reis (eu acho...). Dentro desta Igreja estão os túmulos de 2 ícones de Portugal: Luís de Camões (morto em 1580) e Vasco da Gama (morto em 1524). Dizem que os corpos dos dois foram transladados para a Igreja do Mosteiro dos Jerônimos em 1880. Ou seja, 300 anos depois acharam suas covas e desenterraram para trocar de lugar. E para não ser considerado muito chato, eu finjo que acredito. 

Teto da Igreja

Túmulo de Luís de Camões

Teto

Altar

Vitral

Brasão de Portugal

Estes 7 castelos me fazem pensar que foi daí 
que o criador de “Game of Thrones” 
teve a ideia dos 7 reinos.

Vitral

Túmulo de Vasco da Gama

Eduardo Franciskolwisk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog